Como você toma as decisões em sua empresa? Com base na intuição ou em informações concretas e análise de dados em tempo real, gerados por um sistema inteligente? 

Essa escolha consciente faz toda a diferença e interfere no futuro de qualquer organização. Diariamente, quem ocupa um cargo de gestão toma dezenas, talvez centenas de decisões. 

Do aumento da capacidade produtiva ao corte de despesas, da abertura de novas unidades à promoção de pessoas. Quanto mais baseadas em dados foram as decisões, menores as chances de erros.

Para tomar decisões, buscar informações claras e assertivas é fundamental nesse sentido, a transformação digital passou a representar uma importante ferramenta para fundamentar escolhas de negócios.

 “A empresa que não se transformar digitalmente, investir em processos otimizados, automatização e gestão eficiente, não estará no mercado muito em breve. A análise de dados em tempo real precisa fazer parte da maneira como as empresas gerenciam seu dia a dia”, é o que alerta Marco Salvo, o conhecido “Mestre do ERP”, com mais de 25 anos de experiência em soluções de gestão empresarial e tecnologia.

 

A contribuição do ERP para a tomada de decisão 

Na prática, imagine uma empresa em que o gestor dependa do trabalho de inúmeros colaboradores das mais diferentes áreas para reunir separadamente informações e dados, e assim realizar uma única tomada de decisão. 

Além do tempo gasto, esse processo significa maior risco de erros, informações fragmentadas e muitas vezes imprecisas, o que torna as decisões mais demoradas e menos seguras.

Agora, imagine uma empresa na qual, um único sistema ERP, composto por um conjunto de módulos totalmente integrados, seja capaz de automatizar toda a gestão empresarial, controlar processos e reunir todas as informações, tudo de forma compartilhada, permitindo análises gerenciais em tempo real para a tomada de decisões mais seguras, ágeis e precisas. 

Essa é a diferença que o ERP traz para a evolução das empresas, uma gestão de alta performance.
Essa é a diferença que o ERP traz para a evolução das empresas, uma gestão de alta performance.

Para trazer um exemplo prático, pense em uma loja matriz que tem unidades em dez cidades diferentes. Para obter o fechamento de vendas de cada uma delas, manualmente, seria necessário falar com dez pessoas, receber dez informações diferentes e consolidar tudo em planilhas. 

Com o ERP, é possível uma visão abrangente das vendas em todas elas, quais produtos têm maior saída, quais precisam de reposição de estoques e quais poderiam receber maior ou menor investimento, com base na performance de vendas. 

Além disso, é possível obter também relatórios gerados de maneira automatizada, sem margem de erro, em poucos segundos. Um excelente subsídio para a tomada de decisões. 

 

Vantagens do ERP ao falar de tomadas de decisão

O ERP se tornou essencial e um dos investimentos cruciais para integrar, agilizar e automatizar processos, informações e fluxos de trabalho dentro de uma empresa. Ele permite a automatização da gestão empresarial, desde as operações mais básicas como cadastro de clientes, compras e vendas até questões mais estratégicas como análise de mercado. 

E o mais importante, garante que todas as informações essenciais para os gestores estejam disponíveis em tempo real em um único sistema, proporcionando cruzamentos e análises precisas para a tomada de decisões cada vez mais assertivas e, assim, melhores resultados. 

Entre os sistemas mais modernos, há aqueles que orientam a tomada de decisões a partir dos dados passados e também de análise de dados de mercado, sendo um auxílio para prever possíveis movimentos dos competidores ou do mercado consumidor. 

Com a ferramenta, um gestor poderá comparar suas vendas de determinado produto às tendências de mercado para aquele item. No agronegócio, por exemplo, o uso do ERP pode ajudar a definir que tipo de cultura é mais vantajosa de acordo com o mercado.

As possibilidades de informações a serem geradas por um ERP são muitas. É possível criar dashboards personalizados, com indicadores específicos. Os sistemas mais modernos podem ser acessados pelo computador, tablet ou celular e muitos já contam com recursos de Inteligência Artificial, para fazer predições de acordo com o comportamento da empresa e do mercado.

 

ERP e Business Intelligence para tomada de decisão

A evolução dos negócios digitais e o ambiente cada vez mais competitivo tornam as ferramentas digitais de inteligência instrumentos fundamentais para a tomada de decisão em qualquer empresa. 

Estamos falando de Business Intelligence (BI), a capacidade que os sistemas têm de buscar uma grande quantidade de informações, analisar a partir de diretrizes estabelecidas de acordo com os interesses da organização e gerar cruzamentos analíticos importantes para que gestores tomem suas decisões. 

As melhores práticas de gestão já mostraram que ERP e Business Intelligence (BI) caminham juntos. Quando essas soluções são utilizadas de forma totalmente integrada, compartilham o mesmo ambiente digital e ganham ainda mais inteligência. 

É o que chamamos de BI Nativo, no qual as ferramentas de inteligência compõem um dos módulos do próprio sistema de ERP. Assim, fica mais fácil buscar nos dados armazenados no ERP correlações mais complexas e cruzamentos analíticos a partir de requisições e algoritmos específicos. 

ERP e BI Nativo permitem que você faça análises mais profundas dos processos realizados por sua empresa e garanta mais eficiência, otimização e evolução do seu negócio. Ou seja, uma visão integrada de todos os indicadores para a tomada de decisões com mais assertividade. 

ERP + B.I. Nativo = Tomada de decisão mais assertiva
ERP + B.I. Nativo = Tomada de decisão mais assertiva

 

A Sankhya possui as mais avançadas soluções em ERP, que permitem a completa integração de todas as áreas do seu negócio. É como se fosse possível analisar toda a operação da empresa na palma da mão, com acompanhamento em tempo real de todos os processos corporativos.

Caso você tenha necessidade de baixar uma RFP para ERP, disponibilizamos um template 100% gratuito para sua empresa.