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Minha empresa precisa de um sistema CRM?

Com o avanço da internet e da tecnologia, o que não faltam são soluções modernas e variadas que prometem ajudar...

sistema crm

Com o avanço da internet e da tecnologia, o que não faltam são soluções modernas e variadas que prometem ajudar a aumentar as vendas e a diferenciar as marcas

Porém, com tantas opções, não é incomum que o gestor se sinta perdido na hora de escolher a melhor tecnologia para a sua necessidade.

O sistema CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta muito procurada atualmente, capaz de melhorar o relacionamento e a compreensão da sua base de clientes.

Mas será que essa solução é ideal para a sua empresa? Continue a leitura deste artigo e descubra, ou se preferir, basta ouvir a narração no áudio abaixo: 

O que é o sistema CRM e como ele funciona?

O sistema CRM é um software capaz de gerenciar o relacionamento com os clientes

Para isso, ele funciona armazenando uma série de dados e informações sobre sua base de consumidores, processando-os com rapidez e oferecendo ideias e insights importantes para um relacionamento mais personalizado.

Existe uma série de CRMs no mercado, cada qual funcionando de uma maneira diferenciada.

De uma forma geral, contudo, esse tipo de sistema é indicado para empresas de todos os portes e segmentos, afinal, todo negócio, para crescer e prosperar, precisa entender melhor seus consumidores e se relacionar de maneira eficiente com eles.

Um sistema CRM funciona armazenando informações de clientes e potenciais clientes da sua empresa. Tanto dados pessoais (nome, endereço, telefone etc.), como dados comportamentais (atividades e pontos de contato com a empresa, interesses, ligações realizadas para o seu negócio ou e-mails trocados etc.).

Assim, quando usado de maneira estratégica, o CRM permite que as empresas gerenciem adequadamente seus clientes, leads, oportunidades de vendas e outros públicos de interesse – tudo isso em apenas um local.

Funções

Algumas funcionalidades dos sistemas CRM são:

  • rastreamento ativo e gerenciamento das informações dos clientes;
  • simplificação de tarefas repetitivas;
  • acompanhamento preciso dos leads;
  • recomendações e insights sobre seus públicos de interesse;
  • captura inteligente dos e-mails e dados de contato dos clientes;
  • integração às mídias sociais (Instagram, Facebook, Twitter etc.) para monitorar e se comunicar com os clientes;
  • entre outros.

Quais as vantagens que um sistema CRM oferece aos negócios?

Depois de ler o tópico anterior, já ficou um pouco mais nítido o quanto um bom sistema CRM é capaz de ajudar o seu negócio, não é mesmo?

Afinal, o relacionamento com os clientes é algo de muita importância – e que pode influenciar totalmente a decisão de compra e o nível de fidelização dos seus consumidores.

Se um consumidor é mal atendido ou não tem suas expectativas alcançadas, ele poderá criar um círculo vicioso, falando mal da sua marca para amigos e conhecidos e criando uma bola de neve de propaganda negativa. 

Além disso, se torna muito mais complicado realizar a fidelização caso você não conheça ou não se relacione bem com seus consumidores.

Mulher passando o cartão pois realizou uma compra
Existem inúmeras vantagens de usar um sistema CRM na sua empresa.

Comunicação diferenciada e personalizada

Conhecer quem forma o seu público é indispensável para ações de marketing mais precisas. Porém, com tantas maneiras de as pessoas conhecerem o seu negócio e se relacionarem com ele, nem sempre é simples ter em mãos informações precisas sobre esse público.

Um bom sistema CRM ajudará a centralizar os dados essenciais tanto de quem já compra de você, como daqueles que ainda estão conhecendo o seu negócio (e podem ser transformados em clientes).

Além dos dados básicos de informações de contato, é possível ter insights valiosos sobre o comportamento desses clientes, como pontos de contato mais usados com a sua marca, linhas ou produtos de interesse, horários mais propícios a interações, entre outros.

Todos esses dados ajudam a afunilar ainda mais a sua comunicação, criando uma estratégia de marketing que seja mais rentável que fale “a língua” dos seus consumidores.

A partir dessas informações, você poderá planejar conteúdos nas redes sociais que tratem sobre temas de interesses ou que resolvam dúvidas dos seus clientes, desenvolver cartas de vendas mais adequadas e até mesmo pensar em formas de manter e nutrir o relacionamento com seus clientes atuais, com programas de fidelidade e outros que sejam mais assertivos.

Compreensão aprofundada da sua clientela

Com todas essas informações reunidas pelo CRM é possível fazer muito mais do que apenas se comunicar adequadamente com essas pessoas.

Na verdade, você, como gestor, poderá pensar em soluções capazes de facilitar ainda mais a vida dessas pessoas, resolvendo gargalos no atendimento ou nas vendas da sua empresa e até inovando no setor de produtos e serviços.

Ao analisar os dados da sua clientela e leads, por exemplo, você poderá notar que muitos têm interesse em questões ou produtos e serviços que a sua empresa ainda não fornece – o que pode ser transformado em uma linha nova ou lançamento de produtos.

Além disso, você poderá oferecer treinamentos mais direcionados aos seus vendedores, baseando-se nos dados comportamentais dos seus clientes e também nas formas como eles mais interagem com o seu negócio.

O CRM também permite visualizar as oportunidades de negócio. Ou seja, aquelas pessoas que se relacionaram de alguma forma com a sua empresa mas não fecharam a compra, ou compraram apenas uma vez. A partir desses dados, seus vendedores poderão criar estratégias para retomar o contato e fidelizar esse consumidor.

Aumento das vendas

É lógico que, com tantos dados à mão, as chances de aumentar as vendas é muito grande

Afinal, você estará conversando de maneira mais direta com seus clientes, entendendo suas necessidades e focando seus esforços para converter seus leads.

Para os vendedores, o sistema CRM é de grande valia. Isso porque, eles conseguem entender melhor as necessidades e medos que acabam “travando” a negociação e criando formas de superar essas barreiras.

Outro ponto que favorece às vendas é usando o up-selling ou cross-selling. Ou seja, selecionando produtos complementares ou semelhantes que possam interessar seus consumidores – algo que as informações que o sistema CRM ajuda a agrupar.

Ainda é possível pensar em promoções mais adequadas a um grupo de clientes, disparos de e-mail marketing mais direcionados, reconquista de clientes, entre outros pontos.

Altas taxas de fidelização

Depois de vender, você acha que os esforços da sua empresa finalizaram? 

No mundo moderno, com tanta concorrência, se faz cada vez mais necessário buscar a fidelização dos clientes. Isso porque, um cliente fiel costuma ter um ticket médio maior, atrair novos consumidores e ainda exige um investimento bem menor em termos de marketing.

Por isso, o pós-venda é crucial. Com um sistema CRM, você poderá compreender melhor seus consumidores e analisar maneiras de manter esse contato, favorecendo a fidelização.

Quanto mais informações sobre essas pessoas você tiver, mais fácil será se comunicar adequadamente com elas, mantendo a sua marca sempre viva na lembrança.

Além disso, você conseguirá oferecer um atendimento mais pró-ativo, pensar em bons programas de fidelização, criar campanhas segmentadas de acordo com seus grupos de clientes e oferecer vantagens exclusivas para seus clientes mais fiéis.

ERP Sankhya e sistema CRM: como essas duas soluções se integram?

Já está convencido de que um sistema CRM é capaz de ajudar empresas de todos os portes e setores? 

Como você viu, relacionar-se bem com seus leads e clientes é crucial para qualquer empresa – e essa é uma tecnologia essencial na hora de captar, catalogar e analisar as informações da sua clientela.

ERP Sankhya é um sistema de gestão completo que, entre as suas inúmeras funções, também possui a funcionalidade de gestão de CRM. Com esse módulo, você conseguirá:

  • gerenciar relacionamentos;
  • tomar melhores decisões;
  • desenvolver objetivos estratégicos;
  • ter mais efetividade no marketing de relacionamento;
  • avaliar benefícios;
  • atribuir objetivos de vendas;
  • cuidar da imagem da sua empresa;
  • criar uma distribuição rápida e eficaz.

Além do módulo de CRM, o ERP Sankhya ainda ajuda no controle de vendas, gestão de projetos, gestão financeira, gestão de pessoas e muitos outros pontos essenciais para o sucesso da sua empresa.

Gostou de saber mais sobre o sistema CRM? Entre em contato com um dos nossos consultores e descubra como o ERP Sankhya é capaz de ajudar o seu negócio a crescer ainda mais!

Sobre o autor
Redator Sankhya

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