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Logística de distribuição: como otimizar esse processo?

Venha entender melhor o que é logística de distribuição e como você pode melhorar esse processo na sua organização. ...

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A otimização de processos de logística de distribuição em uma empresa é praticamente um sinônimo para a redução de despesas e, consequentemente, para o aumento da lucratividade. Mas, nos negócios atacadistas e de distribuição, o aperfeiçoamento dos fluxos não é somente uma oportunidade para aprimorar o desempenho, mas também uma iniciativa vital para que a empresa se mantenha competitiva no mercado.

Neste artigo, vamos explicar o que é logística de distribuição, qual a importância de implementar e otimizar esse processo em sua empresa e como você pode fazer isso em X passos. Boa leitura! 

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O que é logística de distribuição? 

Logística de distribuição é uma área do setor logístico focada na estocagem e no escoamento de produtos/mercadorias, englobando questões operacionais e estratégicas. Seu objetivo principal é que o produto chegue até o cliente na data esperada e com valores de frete competitivos. 

Quais são as etapas da logística de distribuição? 

Gestão de frotas e controle de frete

O primeiro passo para uma logística de distribuição é decidir qual é o melhor meio para fazer a distribuição. É melhor usar frotas próprias ou terceirizadas? Que tipo de veículo é mais vantajoso? Que tipo de cobranças serão feitas ao cliente pelo serviço? 

Nessa etapa da tomada de decisão, é imperativo manter em mente que as respostas para essas perguntas impactam diretamente no resultado financeiro das transações da empresa e, portanto, elas devem levar em consideração possíveis gargalos operacionais e todo o planejamento estratégico da organização.   

Checagem de cargas e estoque 

Um próximo aspecto importante da logística de distribuição é definir como será feito o manuseio de embalagens a fim de evitar acidentes e reduzir prejuízos. Por exemplo, se o seu produto é frágil, ele vai precisar de mais proteções para chegar até o cliente de forma satisfatória. 

Essa etapa se relaciona também com gestão de quantidades, tipos e destinos dos produtos, garantindo que as entregas acontecerão no momento certo. 

Roteirização 

Essa etapa da distribuição busca criar um planejamento de rota que evite atrasos, faça sentido na prática e ainda evite desperdício de recursos como combustível e desgaste dos veículos e motoristas. 

Acompanhamento de indicadores de desempenho 

Finalmente, processo nenhum dentro de uma empresa pode estar livre de análises e busca por melhorias, e com a logística de distribuição não é diferente. É muito importante que o gestor tenha métricas delimitadas e relatórios periódicos que permitam fazer essa avaliação, identificando problemas que podem comprometer a eficiência da estratégia. 

Adiante, damos 5 dicas para avaliar sua logística de distribuição e encontrar possíveis melhorias e otimizações. 

Como otimizar e melhorar a logística de distribuição de sua empresa? 

Donos e gestores de atacados distribuidores devem estar sempre em busca de novas formas de aprimorar suas operações. Confira cinco formas de otimizar processos nesse tipo de negócio.  

1. Planeje com cuidado

O primeiro passo para tornar os processos de qualquer área da sua empresa mais práticos e eficientes será sempre realizar um planejamento impecável. Tratando-se de logística de distribuição e transporte, as etapas a serem planejadas vão desde o recebimento dos produtos até a sua entrega aos clientes.

Com o desenho desse fluxo, seu atacado distribuidor poderá identificar os gargalos que criam obstáculos à efetivação das atividades e implementar melhorias que aumentem a produtividade do negócio.

2. Crie um mapa

Outra dica importante para aprimorar a logística e a distribuição é criar um mapa para todos os pedidos que sua empresa recebe em um determinado mês. Ao lado de cada pedido, insira informações como o nome do cliente, o valor da compra, o prazo de entrega e as distâncias percorridas.

Close de um mapa do estado de Minas Gerais representando uma etapa importante da distribuição logística.

Ao visualizar os pedidos nesse formato, você poderá montar esquemas de distribuição especiais para os clientes ou produtos mais rentáveis, assim como encontrar consumidores cujos valores dos pedidos não compensam as despesas com a entrega. 

Além disso, o mapa ajuda a planejar rotas com os melhores meios de transporte. No Brasil, é comum que o transporte rodoviário seja o mais utilizado, mas vale a pena levantar preços e condições de outros modais, como trens, aviões e até mesmo embarcações.

3. Fortaleça parcerias

Muitas empresas de atacado e distribuição comprometem sua marca e reputação somente por não terem uma boa comunicação com seus fornecedores, sem se dar conta que qualquer falha nos processos de seus parceiros muito provavelmente significará uma falha nos seus próprios processos.

É importante caprichar no alinhamento e na integração das informações com os fornecedores, pois isso garantirá que qualquer problema nas entregas seja imediatamente identificado, permitindo que as equipes contornem a situação pró-ativamente.

Sempre que possível, interligue os sistemas informatizados usados na sua empresa aos utilizados nos fornecedores e clientes, assim poderá automatizar fluxos e reduzir as chances de erros.

4. Use o melhor da tecnologia

Os processos de logística de distribuição também podem ficar muito mais fluídos e dinâmicos quando sua empresa adota um sistema de gestão empresarial — o ERP.

Com um sistema de gestão para atacado, você pode aproveitar funcionalidades específicas, como as oferecidas por um WMS (Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém) para aprimorar os fluxos de distribuição e logística. Além de integrar áreas e processos como compras, vendas, expedição, estoque, faturamento e comissões. 

Esses softwares permitem, ainda, que você gerencie melhor as informações sobre seus clientes, integrando-se até mesmo com lojas virtuais, o que facilita a comunicação da logística com os processos de marketing e vendas, um fator indispensável para a prestação de serviços de qualidade.

5. Tenha um painel de controle

Controlar todas as informações referentes aos processos de distribuição e logística em um só lugar e em tempo real também pode fazer toda a diferença.

Ao contar com um dashboard que dá visibilidade a todo o fluxo — uma funcionalidade geralmente presente nos ERPs mais modernos — os gestores podem disparar medidas corretivas em poucos minutos, impedindo problemas na distribuição que afetariam o relacionamento com os consumidores e a rentabilidade do negócio.

Notebook aberto com um painel de controle de logística de distribuição.

Não se esqueça que, independente do cenário econômico vivido pelo país e o segmento de atuação da sua empresa, a capacidade de reduzir custos otimizando os processos de logística de distribuição e transporte está em suas mãos. Portanto, cabe somente a você decidir a melhor forma de fazer isso e escolher as melhores ferramentas para te apoiar neste desafio.

Se quiser saber mais sobre como aprimorar os fluxos da logística do seu negócio, veja o nosso conteúdo sobre os 6 benefícios do sistema WMS para a logística da sua empresa.

Ficou com alguma dúvida sobre como otimizar o processo de logística de distribuição na sua empresa? Ou tem alguma dica para compartilhar também? Escreva para nós nos comentários!

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Redator Sankhya

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