Metodologias Híbridas: Vantagens para gestão de projetos

Metodologia Híbrida é a combinação de métodos e ferramentas que reúne os aspectos positivos da gestão tradicional e ágil, a...

metodologias híbridas

Metodologia Híbrida é a combinação de métodos e ferramentas que reúne os aspectos positivos da gestão tradicional e ágil, a fim de obter os melhores resultados durante o planejamento, execução ou monitoramento dos projetos.

Acompanhar as tendências é fundamental para quem quer se diferenciar no mercado. A cada dia surgem novidades que geram impacto na maneira como as empresas trabalham. Some-se a esse cenário as inovações tecnológicas, mudanças no comportamento do consumidor, velocidade da informação, avanço da concorrência, impacto da transformação digital e um mundo com menos fronteiras comerciais.

Ouça este artigo no player abaixo:

Parece que tudo fica mais confuso, não é mesmo? Por isso, é preciso buscar informações, aprender, aprofundar-se. Mas também é importante tomar decisões rápidas.

É preciso planejar, mas também entregar resultados em prazos cada vez menores. É preciso sofisticar processos, mas também testar modelos mais simples. É preciso administrar de acordo com o que está dando certo, mas experimentar as novas práticas.

As coisas parecem estar acontecendo todas ao mesmo tempo. E estão. Por isso, nesse cenário em que tudo muda em ciclos mais curtos, a forma de gerenciamento de projetos também precisa mudar. SCRUM, FDD (Feature-Driven Development), XP (eXtreme Programming) são nomes de alguns métodos que privilegiam a adaptabilidade, entregas mais simples e estruturas menos hierárquicas. Elas começaram a ganhar espaço nas empresas de TI e rapidamente foram adotadas por gestores de projetos, em várias organizações.

Na medida em que os métodos ágeis se tornaram mais presentes, gestores de projetos tiveram que aprender a utilizá-los e perceberam estar diante do desafio de integrar o tradicional modelo de gestão de projetos com as metodologias mais inovadoras e rápidas.

Se, por um lado, é possível ganhar em termos de tempo, em outro se perde sem um planejamento e documentação completamente estruturados. Não se pode falar que uma forma de trabalhar seja melhor que a outra. Elas são diferentes e se adequam de acordo com o cenário e as características dos projetos e das equipes envolvidas.

Diante das necessidades que variam em cada projeto, o mercado passou a falar em metodologias híbridas, que possibilitam o cumprimento de importantes etapas de planejamento e documentação, mas também se aproveitam do ciclo de soluções rápidas proporcionado pelos métodos ágeis, em que as entregas de valor são feitas de forma contínua, através de processos interativos.

O tema ainda é novo no mercado. Por isso, escrevi este artigo para dar algumas dicas sobre essas tendências.

1. Entenda o contexto dos seus projetos

Antes de adotar metodologias híbridas é importante entender o contexto de negócios de cada empresa, sua especificidade e o que tem maior valor no projeto;

2. Avalie a urgência das entregas

Em que prazo o projeto precisa estar pronto para ser testado/utilizado? Metodologias híbridas permitem combinar a velocidade das metodologias ágeis à necessidade de documentação e controle dos formatos tradicionais. Vale avaliar o que tem maior relevância em cada situação.

3. Respeite a cultura organizacional

Avalie quais são os traços predominantes de comportamento em cada organização. Empresas mais tradicionais tendem a demandar um projeto completo, com documentação adequada e implementação ao final de todas as etapas.

Em culturas mais inovadoras, que permitem a experimentação e o erro, as metodologias híbridas podem fluir melhor. Mais uma vez, não existe certo ou errado, mas o que combina mais com a organização e sua forma de funcionar.

4. Que valor a equipe de projetos quer entregar?

As metodologias ágeis têm o objetivo de entregar valor para o cliente mais rapidamente. Ou seja, é possível acompanhar o desenvolvimento de protótipos, fazer testes, ver o funcionamento do novo produto ou serviço na medida em que ele é desenhado.

A documentação vai sendo construída ao longo do tempo, fundamentando o que está sendo implementado.

5. Rapidez de implementação e boa documentação

Metodologias híbridas servem para combinar a necessidade de rapidez de implementação (conquistada com os métodos ágeis) e a boa documentação referente ao projeto (caraterística dos projetos desenvolvidos de acordo com métodos tradicionais).

 

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Região Sudeste
Sul
Região Nordeste
Região Centro-oeste
Região Norte

Central de Vendas  0800 940 0750
plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.