Pular para conteúdo

O futuro é agora: como se preparar para o que vem por aí?

  Alguns anos atrás, quando o assunto era futuro, era comum que as pessoas projetassem pensamentos de como seriam nossos dias...

 

Alguns anos atrás, quando o assunto era futuro, era comum que as pessoas projetassem pensamentos de como seriam nossos dias há alguns anos à frente da realidade.

Mas, com a alta rotatividade de tecnologias, grande dedicação na elaboração de inovações e o foco todo voltado em sempre apresentar soluções cada vez melhores, nós já não temos mais espaço para esperar o futuro bater em nossa porta.

 

 

Com o surgimento de sprints e metodologias ágeis, os projetos que demorariam meses para ser feitos são realizados em poucas semanas – com toda a excelência e qualidade.

Não é somente isso, no entanto. A mudança constante da realidade não se aplica somente às áreas da tecnologia, ela está presente em todas as frentes com as quais lidamos todos os dias.

A atualidade é um exemplo do quanto nossa realidade muda rápido: no final de 2019 um novo vírus foi descoberto, menos de 3 meses depois essa doença já causava efeitos catastróficos em diversos países, em março de 2020 o Brasil se tornou outro alvo do vírus e, de repente, tudo mudou.

O futuro bateu em nossas portas, muitas pessoas e empresas precisaram se adaptar rapidamente para sobreviver e, mesmo hoje – mais de um ano após o início da pandemia – as mudanças e surpresas seguem aparecendo, exigindo cada vez mais da sociedade.

 

 

Com a constante evolução de tecnologias, mudança nos comportamentos de consumo e das formas com que as pessoas trabalham, é imprescindível se manter por dentro das tendências mais relevantes e se preparar para esse futuro – que é tão próximo.

 

Como ficar por dentro do que está por vir?

 

Por mais que acompanhar tantas mudanças seja uma tarefa que parece complicada, atualmente existem diversas formas de se informar, qualificar e passar adiante os aprendizados.

Aqui neste artigo iremos abordar algumas das maneiras mais relevantes de se manter alinhado ao futuro, sempre preparado para as adversidades que possam surgir.

Confira algumas de nossas dicas para você começar a viver o seu futuro ainda hoje:


1. Acompanhe as tendências de mercado e comportamento

 

Estar sempre atento ao que especialistas estão falando, além de pessoas que já atuam no mercado, é extremamente importante.

Você pode acompanhar o que é compartilhado e discutido – em diversos assuntos diferentes – através de portais de comunicação, jornais, blogs e até mesmo redes sociais.

Uma das plataformas em que tendências e comportamentos (de mercado e consumidores) são discutidas é o LinkedIn, ótima rede social para se manter atualizado.

Acompanhar os blogs de empresas é também uma dica relevante, pois são negócios que estão inseridos de forma profunda na mudança comportamental dos consumidores, colaboradores e players de mercado.

Com tantas informações sendo constantemente compartilhadas na internet, no entanto, é de extrema importância que você se atente à veracidade do que é informado, pois assim como muitos fatores reais são compartilhados, estamos também vivendo uma era das fake news, notícias fictícias que podem atrapalhar seu aprendizado.

Um recurso interessante, disponível no LinkedIn e outras redes sociais, é a possibilidade de definir algumas hashtags (#) que você deseja seguir, assim, o conteúdo que for postado usando a tag irá aparecer para você.

A sugestão é que você siga hashtags que te interessem, como #inovação ou #tecnologia, por exemplo!


2. Faça cursos constantemente

 

O ensino digital chegou para ficar! Antigamente cursos eram de difícil acesso e com preços elevados, mas agora se tornou bem mais simples estudar e aprender por meio virtual.

Existem diversas plataformas que oferecem aulas sobre diversos assuntos, incluindo tendências de mercado, comportamento, etc. Muitos desses cursos são, inclusive, gratuitos.

Procure temas relacionados à sua área de atuação ou algum assunto que te interesse, com certeza irá aprender bastante.

Entretanto, é interessante também que você se permita aprender sobre assuntos diferentes, expandindo o seu leque de conhecimentos.

Algumas plataformas vêm se especializando em oferecer aulas voltadas para inovação, como a AAA Inovação

Ao acompanhar esse tipo de conteúdo, você se verá cada vez mais informado e preparado para colocar as tendências e inovações que aprendeu em prática.


3. Participe de workshops e webinars 

 

Outra dica para que você comece a colocar seu futuro em prática é participar de workshops e webinars de assuntos relevantes no momento, tendências ou outras áreas do seu interesse.

Esse tipo de evento costuma ser mais rápido e direto ao ponto do que cursos, muitas vezes trazendo tendências extremamente relevantes sobre diversos temas.

É possível encontrar workshops e webinars de várias maneiras, seja em anúncios, plataformas ou redes sociais – atualmente, por conta da pandemia, a maioria desses eventos são realizados de forma remota.

Workshops e webinars costumam ser ministrados por pessoas especialistas em certos assuntos, o que torna seu aprendizado muito mais rico e repleto de dicas que podem alavancar sua vida profissional ou pessoal.

 

Embarque em uma máquina do tempo direto para o futuro

 

No dia 20 de abril de 2021 a AAA Inovação se junta à Sankhya para realizar o segundo Sankhya Web Fórum – evento voltado para discutir tendências e inovação.

A proposta do evento é trazer o futuro para a atualidade, apresentando novos conceitos e comportamentos que irão mudar sua realidade e te ajudar a alavancar sua vida profissional e o seu negócio.

Os hosts do evento serão grandes nomes da Sankhya: Felipe Calixto, CEO da empresa, e Breno Riether, CGO.

Os convidados que ministrarão o evento são Allan Costa, palestrante, empreendedor serial, investidor-anjo e mentor de startups; Lucas Lima, CEO do AAA Inovação e especialista em Marketing Digital; e Arthur Igreja, empresário, palestrante, investidor-anjo e professor pela FGV.

Allan irá dar uma aula para desmistificar a inovação e mostrar quais são as verdades por trás da fumaça que foi criada em torno deste conceito. Com ele você irá aprender quais os principais erros cometidos na tentativa de inovar, além de te mostrar o caminho certo para colocar em prática a inovação.

Lucas, por outro lado, irá falar sobre adaptação, aprendizado e habilidades que são extremamente necessárias no mercado atual, te ensinando quais habilidades devem ser desenvolvidas e quais comportamentos você precisa ter para se tornar um profissional indispensável para o mercado.

Arthur irá falar sobre novas tendências de tecnologia e comportamento do consumidor, explicando como podemos interpretar o mercado atual e identificar quais tendências devem ser consideradas, de fato, e quais não passam de especulações.

O evento irá acontecer dia 20 de abril, às 8h30, completamente online e gratuito. Serão 3 horas de imersão e aprendizado para sua carreira. Basta clicar na imagem abaixo para se cadastrar.

 

Sobre o autor
Gabriela Padua

Formada em Publicidade, Gabriela é Redatora no time de Marketing Digital da Sankhya.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.