O Business Intelligence é uma ampla variedade de dados transformados em informações relevantes para a tomada de decisões estratégicas. BI quer dizer coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar dados de diversas fontes, gerando métricas e relatórios precisos.

 Informações precisas, confiáveis e de qualidade valem ouro para empresas dos mais variados portes e segmentos de atuação. Em um cenário de mercado que demanda cada vez mais eficiência, agilidade e inovação, usar os dados certos na hora da tomada de decisões pode ser um diferencial e tanto na conquista de melhores resultados.

Mas como a maioria das empresas lidam diariamente com grandes quantidades de dados não tratados, identificar manualmente informações úteis em meio a todo esse volume imenso de informações pode ser uma tarefa complexa.

A partir dessa demanda é que, pouco a pouco, foram surgindo ferramentas e estratégias voltadas especificamente para essa análise.

É aqui que entra em cena  a importância de entender o que é BI, o termo cada vez mais popular no ambiente empresarial. Já ouviu falar nele? Quer saber mais sobre o assunto? 

Então este post é mesmo para você! No texto de hoje, vamos explicar o que é BI, como funciona e o que tem a oferecer para sua empresa. Confira!

O que é Business Intelligence?

O termo Business Intelligence se refere, de forma bastante ampla, a uma variedade de técnicas, teorias e tecnologias que têm como objetivo transformar dados em informações relevantes para a tomada de decisões estratégicas. 

Na prática, Business Intelligence quer dizer coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar dados de diversas fontes, gerando métricas e relatórios precisos para melhorar a gestão do negócio.

Sua principal função é indicar quais são os melhores caminhos para uma tomada de decisão mais assertiva, identificando oportunidades de investimento, estreitando o relacionamento com fornecedores e clientes, cortando custos e otimizando processos internos. Tudo isso a partir de uma gestão de informações mais inteligente.

E por isso, compreender o que é BI se torna um passo muito importante para aqueles que buscam oferecer um serviço qualificado.

Como exatamente funciona?

Entender o que é BI e como essa estratégia funciona é simples!

Tudo começa na fase da coleta de dados, também chamada de Data Warehousing. Nessa etapa, os dados são coletados de sistemas operacionais e transacionais da empresa e, posteriormente, integrados e armazenados em um repositório central — o Data Warehouse.

 Alguns exemplos de dados coletados na etapa de Data Warehousing são: aspectos operacionais, econômicos e tecnológicos da empresa, índice de competitividade, tendências de mercado e necessidades do consumidor.

A partir daí, os sistemas de BI usam ferramentas para minerar e extrair dados do Data Warehouse. Esse processo é chamado de Data Mining. Com isso, é possível identificar padrões úteis nos dados coletados e localizar novos grupos a serem mapeados, gerando relatórios detalhados e obtendo informações cada vez mais precisas.

Outras técnicas relacionadas ao Business Intelligence são: Reengenharia de Processos de Negócio (BPR), estratégia de gestão de negócios que tem como foco a análise e a representação dos fluxos de trabalho para reestruturar processos internos, além do Benchmarking, estratégia que consiste em identificar as melhores práticas no mercado e otimizar o desempenho de um negócio.

Mas não se esqueça: tudo isso só é possível com a adoção de uma série de práticas e ferramentas específicas para a coleta, o armazenamento e a análise precisa de dados. 

O ideal, portanto, é buscar as opções que mais se alinhem com os objetivos e as metas da sua empresa.

Qual a utilidade do BI para sua empresa?

Você já entendeu o que é BI e como essa estratégia funciona, portanto, saiba agora qual a utilidade do Business Intelligence para a sua empresa! 

O fato é que uma solução de Business Intelligence bem implementada proporciona uma visão mais ampla dos processos de qualquer negócio, levando em conta o histórico das operações e as operações atuais, bem como ajudando a traçar possíveis ações futuras. 

Por meio de uma ferramenta de BI, sua empresa será capaz de:

  • Conhecer em detalhes seus processos internos;
  • Avaliar o desempenho desses processos por meio dos Key Performance Indicators (KPIs) ou indicadores-chave de performance;
  • Gerar relatórios precisos com agilidade;
  • Levantar insights preciosos sobre as atividades da empresa.

Além disso, implementar um sistema de BI no seu negócio pode gerar enormes benefícios financeiros, operacionais e de gestão. Quer saber quais? Veja só:

Promove decisões mais ágeis e eficientes

Como já mencionamos, o principal objetivo do Business Intelligence é usar informações privilegiadas para tomar decisões cada vez mais eficientes, ágeis e estratégicas. 

Ao conhecer detalhadamente os processos internos da empresa, é possível, por exemplo, controlar o orçamento e as previsões de vendas, identificar custos operacionais desnecessários, atender às demandas com mais rapidez, medir a eficiência das soluções, descobrir oportunidades de negócios e fazer um planejamento mais seguro.

Além disso, implementar uma solução de BI ainda representa vantagem competitiva para sua empresa em relação aos concorrentes, já que também ajuda a determinar a importância das relações do seu negócio com determinados fornecedores e clientes durante as negociações.

Ajuda a otimizar processos internos

Não tem mistério: de nada adianta investir tempo e dinheiro nas soluções tecnológicas mais modernas do mercado se você nem sabe o que é BI e quais são as reais necessidades e também as limitações do seu negócio.

A partir da análise de relatórios e Key Performance Indicators (KPIs) gerados pelas ferramentas de Business Intelligence, fica muito mais fácil otimizar a eficiência operacional dos processos da empresa, já que o BI facilita o entendimento dos processos internos, indicando tanto os setores mais precários como os que têm apresentado resultados acima da média. 

Também por isso, o Business Intelligence ajuda a traçar metas tangíveis, alinhadas com o comportamento do mercado e com os objetivos da sua empresa.

Auxilia na fidelização dos clientes

As soluções de Business Intelligence podem influenciar diretamente a eficiência da gestão da empresa, minimizando os erros nos processos e consolidando um plano de negócios a partir de informações coerentes e confiáveis. 

Também por isso, o BI permite identificar com precisão qual é o perfil dos seus clientes, quais são suas necessidades e como você pode atender a essa demanda.

Assim, em vez de adotar divulgações massivas e diluídas, sua empresa pode investir em publicidade direcionada, com foco no aumento de vendas e na fidelização do consumidor. 

E com informações de qualidade sobre o perfil do seu cliente, fica bem mais simples desenvolver estratégias que supram as expectativas dos seus consumidores, não concorda?

E então, gostou do post de hoje? Ficou ainda com alguma dúvida sobre o que é BI? Pois se quiser se manter sempre informado sobre esse e tantos outros assuntos interessantes para o sucesso do seu negócio, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber nossas atualizações em primeira mão!