Sua empresa ainda não está 100% alinhada à LGPD?

O ano de 2020 foi bastante conturbado, inclusive quando o assunto é a adequação às legislações brasileiras.

No mês de setembro, a Lei Geral de Proteção de Dados, popularmente conhecida como LGPD, entrou em vigor e se instaurou como preocupação para quase todos os tipos de empresas que atuam em território brasileiro.

Esse tópico se tornou bastante presente no dia a dia das empresas, afinal, é preciso se adaptar rapidamente à nova lei, e isso envolve bastante pesquisa, conhecimento e dedicação.

É por isso que estamos aqui para te ajudar a finalizar a implantação da LGPD nos processos da sua empresa, te mantendo longe das multas (aplicadas somente após agosto de 2021) que podem chegar a 50 milhões de reais ou a 2% do faturamento da empresa. 

O que mudou com a LGPD?

É muito comum se deparar com páginas, formulários, cadastros e diversas outras estratégias utilizadas pelo mercado para mensurar quem é o seu público, o que ele faz, onde está e até mesmo o quanto ganha.

Afinal, quem nunca teve que passar o CPF, nome completo e data de nascimento para poder comprar em uma loja? Ou o local onde trabalha, quantidade de funcionários e cargo para conseguir a vaga de um curso?

São diversas as situações no nosso dia a dia que requerem nossos dados para serem realizadas ou concluídas, presenteando empresas e órgãos públicos com uma gama de informações importantes sobre nossas vidas.

Com o acúmulo dessas informações, é possível obter um banco de dados sobre todos os clientes, leads ou público-alvo de uma empresa.

No entanto, muitos negócios viram nestes dados a chance de obter lucro, vendendo listas com e-mail, nome, telefone e diversas outras informações para empresas ao redor do Brasil.

O valor desses dados para montar estratégias mais assertivas, conseguir um contato mais próximo com o consumidor e até mesmo realizar mais vendas se tornou tão alto que virou até mesmo alvo de ataques de hackers em busca de listas para venda clandestina.

Por conta dos problemas e da exposição tão frequente de dados relevantes sobre os consumidores, surgiu a LGPD, visando preservar essas informações e garantir mais segurança à população.

Agora, ao lidar com dados dos clientes, usuários, visitantes do site e até mesmo funcionários, a empresa deverá deixar claro para quais fins essas informações serão utilizadas.

Além disso, a empresa confiada com os dados deverá protegê-los de vazamentos, evitando que tais informações caiam nas mãos de empresas e pessoas erradas.

O cliente também deve definir se aceita ou não que seus dados sejam explorados pela empresa, mesmo que para uma simples estratégia de e-mail marketing.

Por mais que a LGPD tenha sido muito benéfica para as pessoas físicas, que a todo o tempo são bombardeadas com tentativas de contato indesejadas, a lei também se tornou um grande obstáculo para empresas que usam esses dados para prospectar vendas.

Danilo Doneda, autor renomado e Doutor em Direito Civil, resumiu bem o que a LGPD significa para as empresas brasileiras, com a seguinte frase: “A adaptação à LGPD é um processo constante, e as empresas terão que levar isso em conta em seus serviços e atividades.”

Os mais afetados pela LGPD até agora

Muitas das empresas de grande porte já esperavam que a LGPD entrasse em vigor, portanto, começaram a tratar os dados e a se adaptar para quando a lei começasse a valer.

Enquanto empresas com maior preparação jurídica e capacidade para tal adaptação iniciaram o trabalho com as informações de consumidores no ano passado, 2019, as pequenas e médias empresas acabaram ficando para trás.

Portanto, o recomendado é que essas empresas entendam o fluxo de dados colhidos dentro do negócio, entendendo com quais departamentos eles são compartilhados e se empresas terceiras têm acesso a essas informações.

Caso seu negócio ainda não tenha iniciado a adequação à LGPD, nossa recomendação é que procure uma consultoria especializada, que poderá te acompanhar em todos os processos de adaptação, além de apontar quais diretrizes devem ser tomadas.

Quais departamentos foram atingidos pela LGPD?

A LGPD é preocupante para muitas empresas, afinal, ela pode afetar as principais áreas de um negócio, como o setor financeiro, marketing, tecnologia da informação, comercial e até mesmo recursos humanos.

O setor financeiro, por exemplo, possui uma gama de informações, que deverão ser protegidas para garantir a proteção dos dados de seus consumidores e também de sua empresa.

Um dos problemas da adequação à LGPD no setor financeiro é que, diferente de como ocorre em outras áreas, não basta usar um termo geral para adquirir consentimento em relação aos dados.

Cada operação financeira exigirá um termo de autorização diferente, solicitando o consentimento do indivíduo para cada situação distinta.

Outro departamento que será muito atingido pela necessidade de adequação à LGPD é o de TI, que lida com uma enorme base de dados.

É importante que todos os colaboradores desta área tenham amplo conhecimento sobre a LGPD, colocando a proteção de dados no centro de toda e qualquer operação.

A segurança desses dados, seja em base própria ou na nuvem, deve ser garantida ao máximo pelo departamento de tecnologia da informação, prevenindo a empresa quanto a qualquer tipo de invasão ou vazamento dessas informações.

No entanto, nem só os departamentos financeiro e de TI têm grande responsabilidade com a LGPD em vigor. 

Todas as áreas da sua empresa que lidem com o mínimo de informação sobre pessoas físicas deve, sem exceções, obter consentimento, trabalhar com transparência e proteção desses dados.

Como colocar em prática a adequação à LGPD de uma vez por todas?

Elencar quais passos devem ser tomados por sua empresa para uma adequação completa à LGPD pode te ajudar a realizar esse processo com mais agilidade e eficácia. Trouxemos um breve guia para te ajudar.

1. Clareza sobre a finalidade

Ao coletar dados sobre seus visitantes, usuários, consumidores ou leads, é importante que você deixe claro para qual finalidade irá utilizar tais informações, caso contrário, estará indo contra o que a LGPD implica.

2. Compatibilidade

Todos os dados coletados por sua empresa devem ser compatíveis com a finalidade da empresa, ou seja, não há motivos para coletar um dado que não terá uso algum para seu negócio.

As informações coletadas devem fazer sentido para o que sua empresa irá oferecer.

3. Responsabilidade

Quando se trata de dados, existe uma grande responsabilidade envolvida por parte da empresa, principalmente agora, com a LGPD.

Portanto, é importante te lembrar que sua empresa será amplamente responsável por todas as informações que coletar, ou seja, quanto mais dados você pede, maior é a sua responsabilidade.

4. Possibilidade de acesso

Todas as pessoas que fornecerem dados à sua empresa devem ter a possibilidade de acessar esses dados, de forma gratuita e fácil. Além disso, é possível também que a qualquer momento seja exigida a retirada destes dados da sua base.

5. Transparência e segurança

Uma das exigências da LGPD é que a coleta, assim como o armazenamento e a exclusão de dados, seja feita de forma segura e transparente.

A sua empresa tem o dever de tomar todas as medidas necessárias para proteger as informações coletadas, e, caso ocorra algum tipo de vazamento, os afetados devem ser imediatamente informados.

Dica de ouro: ERP e LGPD

Todas as plataformas que lidam com o armazenamento de dados, inclusive ERP’s, CRM’s e outros tipos de automação, devem estar cientes e preparadas para colocar a LGPD em prática.

É recomendado que você, caso utilize alguma das ferramentas citadas acima, entre em contato com seu fornecedor para saber como anda a adequação da plataforma à LGPD.

Além disso, é interessante também conversar sobre as especificações da lei em relação ao seu negócio e aos processos que você automatiza dentro da plataforma, tendo certeza de que o compartilhamento de seus usuários com empresas terceirizadas não colocará seu negócio em risco. 

Se sente mais preparado para adequar sua empresa 100% à LGPD?

Sabemos como pode ser um processo exaustivo e complexo, por isso, aqui está um material que poderá te ajudar a implementar a LGPD ainda hoje:

 

Compartilhe:

Comentários

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Entenda como um ERP de qualidade pode auxiliar seu negócio na hora da tomada de decisão, conheça mais as vantagens....

Por muito tempo, os empreendedores do setor de atacado que comercializavam produtos de qualidade a preços razoáveis já tinham chances...

Entenda quais são os principais pontos relacionados ao controle de estoques e vendas, desde a definição de conceitos até as...

Quer receber conteúdos sobre gestão em seu email?

Assine a newsletter para receber nossas novidades.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.