Tecnologias disruptivas e seu papel nas empresas

Você sabe o que são tecnologias disruptivas? Venha entender melhor o impacto que elas têm no meio empresarial. ...

tecnologias disruptivas

A todo o tempo, a tecnologia tem rompido barreiras nunca imaginadas antes. A cada nova invenção, vemos um mundo de possibilidades. Para as empresas, essas inovações se traduzem em menor tempo de produção, mais qualidade e até a possibilidade de comercializar produtos e serviços que, antes dessas criações, seriam impossíveis.

As tecnologias disruptivas são as principais propulsoras desse cenário de constante inovação. Embora em um primeiro momento elas pareçam apenas ideias de filmes ou livros de ficção científica, em pouco tempo passam a englobar as nossas atividades diárias – e fica difícil imaginar a vida sem elas.

Sem tempo para ler este artigo? Ouça no player abaixo:

 

Quer entender melhor o tema e descobrir como sua empresa pode se beneficiar ao investir em tecnologias disruptivas? Continue a leitura!

O que são as tecnologias disruptivas?

Tecnologias disruptivas são todas aquelas que, de alguma maneira, revolucionam o setor em que atuam. São ideias que aprimoram de forma significativa a solução usada anteriormente ou criam um novo mercado, produto ou serviço.

Em geral, para ser considerada disruptiva, a invenção precisa oferecer uma boa relação de custo-benefício dos processos que gerencia e aumento exponencial da performance ou do aperfeiçoamento prático que proporciona.

É importante, contudo, lembrar que uma tecnologia disruptiva não é considerada revolucionária, pois ela não derruba uma ordem existente, mas sim introduz uma novidade que se encaixa nessa ordem.

Assim, a tecnologia disruptiva atua alterando as “regras do jogo” e redefinindo a dinâmica do mercado.

Exemplos de tecnologias disruptivas

A internet é um bom exemplo de tecnologia disruptiva, pois proporcionou uma transformação em ordem global de toda a sociedade – e não apenas das empresas.

Para os negócios, ela trouxe uma celeridade impressionante, conectando pessoas ao redor do globo e até mesmo propiciando a criação de outras tecnologias inovadoras, como a inteligência artificial, que permite controlar fábricas à distância e reduzir a necessidade de mão de obra humana.

Em termos de modelos empresariais, outro exemplo que podemos citar é a Netflix. Ao criar uma rede de streaming de vídeos e séries, ela transformou o mercado de aluguel de fitas VHS e, com o tempo, acabou reduzindo o número de locadoras espalhadas pelo globo, graças à comodidade e facilidade oferecida aos usuários.

As câmeras fotográficas digitais também transformaram o seu setor, popularizando a fotografia e “aposentando” a velha câmera analógica de filmes. Assim como os smartphones se transformaram em aliados indispensáveis para o mundo dos negócios e para os usuários tradicionais em todo o mundo, aliando várias soluções tecnológicas em um só aparelho.

Tecnologias recentes

Mais recentemente, vimos o surgimento das moedas virtuais, como é o caso do Bitcoin. E com elas o surgimento da Blockchain, uma grande rede de dados criptografados que funciona de maneira totalmente diferente do que vemos no mercado financeiro, oferecendo muito mais segurança aos usuários. Tanto que muitos especialistas acreditam que a tecnologia da Blockchain, em breve, será totalmente incorporada ao mercado financeiro tradicional.

Para as empresas e indústrias, as inovações não param de ocorrer. Algumas que merecem destaque são:

  •  Internet das coisas (IoT): funciona como uma grande rede capaz de interligar diversos sensores que monitoram, tomam decisões e otimizam processos. Esse é o grande propulsor da chamada indústria 4.0, com enormes benefícios às companhias adotantes dessa tecnologia, como redução no tempo de inatividade dos equipamentos, nos resíduos de processos e no consumo de energia;
  • Experiências imersivas: realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista fazem parte do cotidiano de muitas empresas, não apenas nas conferências, mas também na forma como os clientes experienciam os produtos e serviços ofertados;
  • Impressão em 3D: o preço das impressoras 3D está cada vez mais acessível, fazendo com que várias indústrias consigam desenvolver protótipos com mais facilidade. A impressão em grande escala caminha a passos largos, com investimentos variados para a fabricação de itens que vão desde bens, construção civil e tecidos orgânicos para reposição de uso médico;
  • Materiais avançados: muitas tecnologias visam desenvolver materiais superiores aos usados atualmente, como componentes químicos, catalisadores, supercondutores, novos displays e chaves etc.;
  •  Inteligência artificial: as máquinas que conseguem aprender e se comunicar como humanos já têm sido usadas principalmente no setor de serviços, auxiliando os profissionais a tomarem decisões e até oferecendo uma experiência de atendimento diferenciada aos clientes;
  •  Energia renovável: além de melhorar a produtividade, muitas tecnologias também trazem benefícios ao planeta, especialmente graças ao uso dos materiais avançados. A energia solar e a eólica seguem evoluindo, com aplicações diversas, inclusive em escala empresarial e industrial.

Qual o impacto dessas inovações nas empresas?

Já deu para notar que não faltam exemplos de inovações disruptivas ocorrendo a todo momento, não é mesmo? Isso não significa que seu negócio precisará incorporar todas essas tecnologias, mas é importante acompanhar a evolução do mercado onde você se encontra.

Inovar é um meio de produzir mais, com menos tempo, menor impacto ambiental e com mais qualidade, oferecendo aos seus clientes produtos superiores e aumentando a sua margem de lucro.

As tecnologias estão modificando a maneira como os negócios criam seus produtos, distribuem esses itens e se relacionam com os consumidores. Não se atentar a essas questões pode fazer com que a sua empresa se torne obsoleta e ultrapassada.

Muitas inovações são capazes até mesmo de modificar o mercado. A exemplo da Netflix e das câmeras digitais. Os negócios que acompanharam essas inovações e desenvolveram serviços ou produtos capazes de competir em um novo setor, conseguiram se manter e até expandir. Já os que não se atentaram, acabaram perdendo espaço ou fechando as portas, como ocorreu com a Kodak.

Como englobar as tecnologias disruptivas no seu negócio?

O primeiro passo, claro, é acompanhar o que ocorre no seu setor. Entender quais são as inovações que estão ocorrendo e como elas têm impactado o modo de produzir, vender ou se relacionar.

A partir disso, é preciso entender o seu cenário e a sua capacidade de inovação. Muitos gestores ainda não compreendem bem a tecnologia disruptiva e acabam ou investindo demais em inovação (sem que essas tecnologias tragam benefícios reais) ou de menos.

Encontrar o equilíbrio não é uma tarefa fácil e exigirá muito conhecimento do gestor, tanto do seu próprio negócio como do mercado em que atua. Porém, mudar é necessário. É fundamental englobar as inovações no seu modo de fazer e, dessa forma, conseguir se tornar mais competitivo.

O que a história nos ensina é que as tecnologias futuras são, de fato, previsíveis. Muitos empresários que viram seus negócios “engolidos” por elas, já previam essas mudanças, mas preferiram não mudar por crer em demasia na sua solução e por não se sentirem confiantes para fazerem novas experimentações e adaptações.

Líderes de mente aberta tendem a entender melhor o impacto dessas tecnologias e a buscarem mais a inovação. Por isso, analise as tecnologias futuras com uma mentalidade diferenciada, inovadora e tentando adaptar o que for possível a sua realidade.

Neste conteúdo, você viu que as tecnologias disruptivas têm a capacidade de alterar totalmente o modo de fazer de um negócio e até o produto em si. Por isso, é de suma importância que as empresas acompanhem essas evoluções e tentem adaptá-las às suas realidades e possibilidades.

Gostou das nossas dicas? A Sankhya é uma empresa de tecnologia com diversas soluções para empresas de todos os portes e segmentos, permitindo uma gestão mais inteligente e usando muitas das tecnologias disruptivas que citamos neste conteúdo. Acesse o nosso site e saiba mais!

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Região Sudeste
Sul
Região Nordeste
Região Centro-oeste
Região Norte

Central de Vendas  0800 940 0750
plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.