Uma gestão de entregas eficiente é o primeiro passo para uma empresa se tornar bem-sucedida.

Esse sistema de logística, tem por objetivo garantir que as mercadorias passem por todas as etapas da entrega corretamente.

Mas, antes de tudo, o que é ter uma gestão de entregas?

A gestão de entregas compreende todos os processos envolvidos no transporte e movimentação de produtos e mercadorias de uma empresa, desde o planejamento de rotas de entrega até a chegada do produto nas mãos do consumidor.

Quando os prazos de entrega pré-definidos não são cumpridos, além de gerar insatisfação, também prejudica a imagem da empresa perante seus clientes.

O grande objetivo desta atividade é otimizar o serviço de entregas de uma empresa, garantindo que produtos e mercadorias cheguem dentro do prazo e em perfeitas condições, além, é claro, de buscar a redução de custos sempre que possível.

Tudo isso pode ser feito em tempo real, com o uso de um software especializado.

Quais os principais benefícios da gestão de entregas?

Imagine poder trocar informações para identificar fornecedores com menores custos, encontrar outras formas de obter um maior aproveitamento de combustível ou, ainda, avaliar remotamente a hora de fazer uma parada de um veículo para uma simples troca de pneus.

Certas inovações como estas estão sendo implementadas por muitas empresas para otimizar o transporte, gerenciar melhor o planejamento dos trajetos e monitorar com mais detalhes suas frotas e o melhor, com a possibilidade de integração às diversas ferramentas, acelerando a tomada de decisão através do uso de dados precisos e atualizados.

E assim, é possível chegar aos benefícios de uma gestão de entregas eficiente, otimizada e focada em resultados. Estes são alguns deles:

Redução de custos operacionais

A redução de custos logísticos se dá pelo uso de ferramentas inteligentes que automatizam processos burocráticos e passíveis de erro

Assim, é uma situação que só traz ganhos, economia de dinheiro, tempo e aumento de produtividade e qualidade.

Para a sorte dos responsáveis pela logística das indústrias, inúmeras soluções estão gerando exatamente esses resultados: menos custos, mais eficiência. 

Roteirização automática e inteligente de rotas

A roteirização é basicamente um procedimento que informa a melhor rota para chegar a um destino. Na área logística, o destino pode ser tanto para a entrega de mercadorias quanto para uma coleta.

Esse processo de roteirização acontece através de um software, o roteirizador. Esta solução entrega de forma inteligente o melhor caminho para os veículos seguirem viagem com base em diversos fatores. Alguns deles são:

  • trânsito;
  • restrições da região onde a frota vai trafegar;
  • disponibilidade de horário dos recebedores;
  • prioridades de cada entrega;
  • jornada de trabalho dos motoristas;
  • taxas de pedágio.

Poucos roteirizadores especialistas, como o Fusion DMS, fornecem ainda mais: é possível realizar customizações dentro da ferramenta para atender às especificidades das operações logísticas do seu negócio e, assim, dedicar a melhor ocupação do veículo na melhor estratégia de entrega.

Aumento da produtividade

O objetivo principal dos profissionais de logística – é atingir os melhores resultados gastando menos possível.

Para vencer esse desafio, de fazer mais com menos, é importante ficar de olho na produtividade. Ao otimizar processos e tornar a gestão cada vez mais inteligente, menos tempo e dinheiro são gastos para realizar tarefas ou tomar decisões que antes dependiam de ações humanas.

Um acompanhamento da gestão de entregas é importante, pois permite identificar os problemas que diminuem a produtividade. Além disso, possibilita verificar o desempenho tanto da frota quanto dos colaboradores

Com base nessas informações, é possível traçar estratégias capazes de elevar a produtividade, ou seja, alcançar mais gastando menos.

Redução do tempo de entregas

O prazo de entrega, além de contemplar o prazo de transporte, também inclui o tempo necessário para que o pedido possa ser processado internamente. 

Nisso, está incluso o período de separação no estoque, a liberação da documentação e o tempo que o veículo aguarda para ser liberado, por exemplo.

Todos esses processos podem ser realizados de forma rápida e eficaz por ferramentas automatizadas que reduzem o tempo de entrega.

KPIs nas entregas

Utilizar, acompanhar e aplicar os KPIs (Key Performance Indicator) ou Indicadores Chaves de Desempenho tornou-se um diferencial por otimizar processos logísticos que possibilitam evitar falhas. 

Os KPIs são métricas utilizadas para medir e avaliar o desempenho de uma empresa no alcance de seus objetivos, permitindo acompanhar em números os resultados de tudo aquilo que agrega valor ao negócio.

Isso permite que gestores saibam exatamente o que está funcionando e o que merece mais atenção.

De uma forma prática, o objetivo dos indicadores de produção é melhorar o desempenho da sua empresa ajudando a alcançar os seguintes benefícios: 

  • Assegurar uma estratégia eficiente de acordo com as metas do negócio;
  • Garantir a qualidade do que está sendo entregue ao cliente;
  • Definir com clareza a relação de custo-benefício;
  • Verificar a capacidade de performance de recursos adotados.

Acompanhamento em tempo real

A gestão de entregas em tempo real permite que seja identificado onde está o caminhão, o motorista e a mercadoria, tudo isso na palma da mão. 

Por ser um país altamente ancorado em transporte rodoviário, o Brasil acaba sofrendo muito com o desvio de carga. 

E uma maneira de entregar mais segurança é com a geolocalização, pois caso haja desvio na rota e/ou planejamento, a organização é mediatamente notificada para tomar os devidos cuidados, facilitando o monitoramento. 

Além disso, também é possível saber sobre o número de paradas que o caminhão fez, a quantidade de horas que o motorista está no volante, quanto combustível está sendo gasto, se a rota combinada está sendo seguida, entre outras informações relevantes

Aumento da satisfação de clientes

A satisfação dos clientes é determinante para o sucesso de qualquer empresa e a logística é uma das áreas que mais afeta esse ponto.

Com a gestão de entregas é possível passar informações transparentes ao consumidor e por outro lado, tomar decisões assertivas quando algo não sai como o esperado.

Uma comunicação por diferentes canais, permitindo, por exemplo, que o cliente acompanhe o rastreamento pelo site ou aplicativo e que tenha uma interação direta com alguém da empresa em caso de dúvida, pode aumentar as chances de satisfação do consumidor.

A falta desse tipo de comunicação é um dos principais motivos de reclamação de muitos usuários em relação à logística das empresas. Nesse sentido, ela é fundamental para a fidelização de cliente.

Por fim, ao entregar sempre dentro do prazo e sem falhas, haverá uma maior credibilidade, fortalecendo as relações com os clientes e fornecedores.

Controle da jornada de trabalho

jornada de trabalho dos motoristas é regulamentada por lei. Quem trabalha dirigindo não pode passar mais de 12 horas atrás do volante e só pode voltar ao batente depois de, no mínimo, oito horas de descanso. 

É importantíssimo fazer todas as paradas de descanso exigidas pela lei e não abusar das horas extras.

O controle de jornada do motorista é obrigatório e é responsabilidade do empregador. 

Uma boa gestão de entregas leva em conta o controle de jornada do motorista. Esse controle permite calcular corretamente os prazos de entrega, montar escalas de trabalho adequadas e garante a segurança da carga e do trabalhador.  

O ponto forte das tecnologias em logística é o grande volume de dados com o qual ela trabalha, o que leva a mudanças fundamentais nas operações e na forma de como ela entrega valor aos seus clientes.

Logística sem tecnologia faz parte do passado!

A tecnologia da informação na logística mostra-se como uma importante aliada nesse processo, uma vez que diminui custos, otimiza os processos e, consequentemente, melhora os resultados da empresa.

A Fusion S.A. oferece, principalmente, ao mercado Atacadista/Distribuidor o primeiro e mais robusto DMS do Brasil.

O conceito DMS, com seus sete módulos integrados, oferece a redução dos custos operacionais e a melhoria do nível de serviço para as empresas que utilizam o software. 

Os 07 módulos totalmente integrados com mais de 30 ERP’s do mercado e diversos rastreadores ofertam:

  1. Roteirizador avançado
  2. Geomonitoramento
  3. Fusion mobile
  4. Gestão de canhotos
  5. SAC
  6. Jornada de trabalho
  7. Gestão de produtividade

Uma solução especialista em gerir entregas composta de 7 módulos totalmente integrados, abrangendo todo o ciclo de entregas, desde o planejamento de rotas até o controle da jornada de trabalho dos condutores e ajudantes.

Se você percebeu a importância da tecnologia, isso é ótimo, porém já deixou de ser um diferencial. Hoje, investir em tecnologia não é diferencial, é uma necessidade!

Esse foi um texto escrito pela Fusion DMS. A única solução do mercado especialista em gerir entregas que acompanha todo o ciclo logístico das operações, reduzindo custos, otimizando e automatizando processos. Solicite um orçamento.