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Universidade corporativa: o que é, como funciona e qual sua importância?

A universidade corporativa é uma forma das organizações utilizarem o conhecimento, seja online ou presencial, a favor dos colaboradores e...

universidade corporativa

A universidade corporativa é uma forma das organizações utilizarem o conhecimento, seja online ou presencial, a favor dos colaboradores e clientes, permitindo que eles expandam seus aprendizados e se tornem cada vez mais qualificados a exercer atividades com eficiência, dinamismo e alinhados às estratégias propostas.

Neste artigo, explicamos o que é a universidade corporativa, qual é a importância dela para as empresas, os benefícios que ela tem tanto para funcionários quanto para as organizações e como criar uma para se destacar no mercado. Confira!

O que é a universidade corporativa?

Chegando no Brasil na década de 90, a universidade corporativa trouxe a ideia de proporcionar aos colaboradores treinamentos e capacitações para aumentar o conhecimento e a qualificação, além de promover dinamismo organizacional de alto nível, alinhando-se aos objetivos dos negócios.

Segundo dados da pesquisa “Educação Corporativa no Brasil”, realizada pela Deloitte Educação, as empresas passaram a investir mais em aprendizados corporativos: 63% dos respondentes investem 0,47% do faturamento em educação corporativa.

Esse investimento tem como foco o desenvolvimento profissional de qualidade por meio de cursos online e personalizados de acordo com o segmento e o foco do negócio, com o intuito de fazer uma qualificação geral.

A universidade corporativa ajuda a aumentar a produtividade dos funcionários e na execução de atividades cotidianas com eficiência, além de evitar o turnover, um dos fatores que mais atrapalham o desenvolvimento organizacional.

Algumas características sobre esse método educativo para empresas são evidentes:

  • Acompanha as tendências e novidades do mercado;
  • O ensino dinâmico caminha junto com os objetivos do negócio;
  • Pode englobar tanto os gestores como os setores operacionais;
  • Tem foco em desenvolver competências e habilidades.

Qual é a importância de ter uma universidade corporativa?

Garantindo destaque no mercado e vantagem diante dos concorrentes resultante de uma equipe altamente qualificada, a universidade corporativa é importante para elevar a qualidade profissional dos colaboradores e estreitar relações com os clientes e fornecedores.  Ela não elimina uma universidade tradicional mas amplia os conhecimentos com focos específicos no segmento da empresa.

Em pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e pelo Grupo LTM, o maior motivo para que colaboradores permaneçam em uma empresa é por terem reconhecimento. Por isso, é importante focar na força motriz de uma organização, que são os funcionários. Investir em desenvolvimento profissional é o caminho certo para bons resultados.

A universidade corporativa tem grande importância nessa motivação, no reconhecimento e na satisfação dos profissionais. Muitos são os benefícios que uma empresa ganha em investir na educação corporativa:

  • Feedback positivo dos funcionários e destaque no mercado;
  • Métricas e insights com base na realidade da empresa;
  • Mais chances de inovação e desenvolvimento;
  • Imagem organizacional positiva tanto dentro da empresa quanto fora;
  • Aumento da capacidade de liderança dos gestores e formação de novos;
  • Aumento da produtividade com eficiência e qualidade;
  • Treinamento contínuo;
  • Aprendizado e capacitação com foco nos gargalos da empresa;
  • Bom clima organizacional.

Como criar uma universidade corporativa?

Para que todos esses benefícios sejam conquistados pela organização, é preciso estruturar todo o processo de criação da universidade corporativa. Cuidado e planejamento na implementação são essenciais, porque os conteúdos precisam estar em total sintonia com os objetivos do negócio.

Listamos a seguir a melhor forma de começar a criação da universidade corporativa com os processos mais importantes a serem planejados. Dessa forma, é possível criar uma educação empresarial com fatores e orientações que estejam alinhados ao que a empresa busca.

1. Definir objetivos

O primeiro passo é entender a situação da empresa como um todo e quais são os objetivos a serem alcançados ao implementar a universidade corporativa. 

É uma forma de analisar quais são os pontos positivos da organização, que são importantes trabalhar sempre, e quais são os pontos fracos, para que sejam o foco principal dos conteúdos de capacitação.

Neste momento, também é importante já estipular o valor a ser investido neste projeto.

2. Estruturar o planejamento

Ao estabelecer estes aspectos, o segundo passo é estruturar todos os processos da educação corporativa

Por exemplo, planeje os tipos de cursos que serão implementados, a linha de aprendizagem, se a produção de conteúdos será interna ou através de empresas contratadas e se será online ou presencial (ou ambos).

3. Montar equipe

É importante ter uma equipe que esteja preparada para ensinar e atender a todos os níveis de aprendizagem e diferentes perfis dos colaboradores e clientes. Por isso, os módulos precisam englobar conteúdos específicos para cada demanda.

Os líderes escolhidos para integrar a equipe precisam estar capacitados para transmitir todo o conhecimento.

4. Priorizar a tecnologia através de uma plataforma

A escolha da plataforma é um ponto essencial para que a universidade corporativa tenha qualidade e excelência ao ser utilizada pelos colaboradores. 

O sistema deve ter tecnologia adequada para a disponibilização dos conteúdos. A plataforma precisa ser eficaz, prática, dinâmica e com grande capacidade de gestão.

5. Criar conteúdos de qualidade

Os conteúdos oferecidos precisam ser de qualidade para que os resultados do investimento tenham retornos positivos vindo da capacitação de cada colaborador.

O ensino pode ter gestores que já são capacitados a ensinar o que é específico do segmento da organização e também profissionais externos. A junção de ambos profissionais é o mais recomendado.

6. Acompanhar o desempenho

Ter o feedback do desenvolvimento educacional dos funcionários e o nível de interesse de cada um deles é primordial para entender como estão os retornos do investimento.

Através do engajamento gerado, é preciso analisar os pontos positivos para manter e ajustar ou modificar o que não esteja adequado ou fluindo conforme o planejamento.

O que a universidade corporativa agrega para os colaboradores?

O investimento em uma universidade corporativa é um ponto positivo para a cultura de educação corporativa contínua. É uma ótima oportunidade que os colaboradores têm de se desenvolver, adquirir novas habilidades e crescer progressivamente na carreira.

Elevando o nível de capacitação dos profissionais envolvidos, existem inúmeros benefícios para os funcionários que participam de um projeto educacional como o da universidade corporativa. Entre eles, estão:

  • Abre portas para melhorar as habilidades e adquirir novas;
  • Melhora a autoconfiança nas atividades exercidas na empresa;
  • Treina o uso da criatividade e da proatividade;
  • Amplia os horizontes profissionais com possibilidades de crescer na carreira;
  • Oferece melhora na qualidade do serviço e na produtividade.

O que a universidade corporativa agrega para os clientes?

O levantamento da Association for Talent Development aponta que organizações que investem na educação e no desenvolvimento de habilidades dos seus colaboradores têm um rendimento de 200% a mais do que outras empresas. E ainda conquistam uma margem de lucro 24% mais elevada.

Com o desenvolvimento de habilidades e a ampliação do conhecimento dos funcionários, aumenta-se a qualidade e a eficiência em todas as atividades organizacionais, desde a produção até o atendimento final, e, com isso, a satisfação e a fidelização dos clientes.

Em um mercado cada vez mais competitivo e com clientes exigentes, ter diferenciais que mostrem o quanto a empresa se preocupa com o crescimento profissional e com a excelência no serviço faz os consumidores se sentirem mais seguros com suas compras e fiéis à empresa.

Em muitos casos, as organizações também estendem esse programa de estudos corporativos aos clientes e aos fornecedores, o que amplia o conhecimento para outros envolvidos na empresa, seja interna ou externamente, além de fortalecer as relações e as parcerias.

Sobre a Universidade Sankhya

A Universidade Sankhya existe há mais de 15 anos oferecendo aos colaboradores e clientes a melhor e mais fluida experiência de aprendizagem para agilizar o desenvolvimento das competências em gestão.

Atualmente, é formada por uma equipe específica para capacitar os clientes e outra responsável por capacitar os colaboradores para entregar valor aos nossos clientes.

Um novo colaborador da área de implantação fica 60 dias em treinamento, antes de ir para clientes, simulando em laboratório suas atividades, para que atenda os colaboradores com maestria.

Nesses laboratórios, os novatos são treinados por consultores com mais de 10 anos de experiência na entrega da solução Sankhya e conhecedores das melhores práticas de gestão existentes no mundo dos negócios.

A Sankhya também conta com a Sales Academy para capacitar os executivos comerciais para fazerem um diagnóstico em cada cliente. O objetivo é não somente conhecer as suas principais dores na gestão, mas também os sonhos que ele tem para levar uma solução mais assertiva.

Os clientes também são capacitados para usar o EIP com o apoio de tutores dedicados, de forma prática, rápida e focada nas rotinas da sua área de gestão. A capacitação impacta positivamente o negócio dos clientes, já que quanto mais o cliente possui conhecimento sobre a solução Sankhya mais evolução traz para o seu negócio.

Toda a produção de conteúdos é realizada internamente, havendo na plataforma mais de 3 mil cursos sobre compras, financeiro, serviços, vendas, estoque e contábil, por meio do ERP, além de conteúdos para a formação de competências técnicas do profissional.

A equipe de desenvolvimento de conteúdos conta com designers instrucionais, editores e roteiristas, que elaboram os EADs e os materiais de apoio de forma criativa, buscando proporcionar boa experiência aos clientes e aos colaboradores.

Aplicamos na universidade elementos de gamificação com o objetivo de engajar e melhorar o aprendizado tanto dos clientes quanto dos colaboradores.

A Universidade Sankhya atua diretamente em projetos sociais e realizou no ano de 2021 várias parcerias com instituições de ensino, disponibilizando um treinamento no nosso EIP e dando oportunidades de emprego para centenas de alunos.

Em breve, liberaremos um e-commerce, onde o cliente terá mais autonomia para contratar a sua trilha de treinamento e as certificações que mais se adequarem ao momento atual da empresa.

Nos cursos, os alunos aprendem na prática pelo software de gestão ERP com trilhas personalizadas, conteúdos de qualidade, design intuitivo e relatórios de acompanhamento. Mas como funciona esse programa de estudos?

A Sankhya é uma das maiores empresas de sistemas de gestão ERP do Brasil e a Universidade Sankhya é a melhor forma de capacitar o seu time e seus alunos para desenvolverem novas habilidades através de um sistema de gestão completo.

Conheça a Universidade Sankhya

Sobre o autor
Camila Oliveira

Consultora de treinamento na Sankhya há 10 anos. Possui experiência em treinamentos de gestão. Ajuda a equipe no desenvolvimento de novos projetos e produtos da Universidade Corporativa Sankhya.

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