O ERP online é um software de gestão empresarial que funciona em nuvem, ou seja, sem a necessidade da instalação nas máquinas físicas do seu negócio. Essa forma de funcionamento traz uma série de vantagens – e principalmente mais segurança em relação aos dados da empresa.

Como o ERP é uma ferramenta integrada, você conseguirá ter uma visão mais sincronizada de todos os setores da sua empresa, controlando melhor seus departamentos e obtendo resultados ainda mais satisfatórios. Quer entender como isso é possível? Siga conosco!

O que é um ERP online?

ERP é a sigla para Enterprise Resources Planning, ou em português: Sistema de Recursos Empresariais e até Sistema Integrado de Gestão. Esse tipo de software é organizado em módulos para atender os diferentes pilares da sua empresa, como gestão financeira, gestão administrativa, gestão de RH, compras, vendas, estoque etc.

A diferença de um ERP online, como dissemos, é que ele dispensa a necessidade de instalação do software nas máquinas da sua empresa, rodando na nuvem, ou seja, em um diretório na internet.

Assim, você consegue controlar todos os setores da sua empresa com um único software, que pode ser acessado de qualquer lugar e por qualquer dispositivo via internet (desde que, claro, as pessoas sejam autorizadas para isso).

Quais as vantagens de um ERP online?

Quando comparado a versão tradicional, o sistema de gestão online traz uma série de benefícios, como:

·         é mais seguro, pois continua funcionando independentemente das máquinas da sua empresa (ou seja, mesmo que os computadores da companhia deixem de funcionar ou que o seu negócio sofra com enchentes, raios etc., você continuará com todos os dados salvos e intactos, podendo acessá-los de qualquer lugar pela internet);

·         é mais prático, já que você poderá acessar o software de qualquer computador, tablet ou smartphone autorizado e consegue visualizar informações e documentos importantes, até mesmo no meio de uma reunião, em uma viagem de negócios e outros momentos em que está distante fisicamente da empresa;

·         como as informações ficam armazenadas em nuvem, você tem um banco de dados muito maior, com capacidade quase ilimitada de expansão, o que significa que o ERP online consegue acompanhar o crescimento do seu negócio;

·         assim como outras versões de ERP, o sistema online de gestão empresarial também conta com diferentes protocolos de segurança, como criptografia, acesso por login e senha etc.

Por que usar um ERP na minha empresa?

O ERP, seja ele online ou não, consegue trazer uma série de benefícios aos gestores, melhorando os resultados dos negócios. Veja abaixo alguns dos pontos positivos importantes da ferramenta!

Visão completa da sua empresa

Como o ERP é um software integrado, você consegue ter uma visão global da sua empresa, analisando setor por setor e os resultados de todos eles de uma forma geral.

Dessa forma, todos os setores do negócio usam o mesmo software, e é mais fácil transmitir as informações de uma área para outra, tornando o dia a dia dos funcionários mais preciso e eficaz.

Com um só sistema, você consegue controlar os processos e finanças, o setor de compras, as vendas, o estoque, a logística, os recursos humanos e inúmeros outros pontos, favorecendo a troca de informação essencial entre as áreas e a integração da sua empresa como um todo.

Automação de tarefas burocráticas

Dentro de um negócio, são muitas as tarefas burocráticas e repetitivas, que acabam tomando bastante tempo dos funcionários e que não se traduzem em lucratividade. Várias dessas ações podem ser automatizadas pelo ERP, trazendo mais agilidade e ajudando a economizar, além de dar mais confiança em relação a essas tarefas.

Precisão das informações e melhor tomada de decisão

Empresário usando o ERP online em seu notebook.
O ERP online tem uma capacidade de armazenamento de dados muito maior, além de ser uma ferramenta que irá automatizar processos e ajudar sua empresa a crescer.

Como este é um software integrado, você conseguirá gerar relatórios precisos e ter uma visão clara da sua empresa. Isso significa ter mais dados que baseiam a tomada de decisão, tornando-a mais estratégica e com melhores chances de obter os resultados esperados.

Isso se aplica a praticamente todas as esferas da sua empresa, como redução de custos, decisão de compra, definição de promoções, precificação etc.

Acesso mobile

Um ERP online ainda traz a vantagem de poder ser acessado por aplicativos móveis, como smartphones e tablets. Isso significa que você poderá continuar gerenciando o seu negócio mesmo quando não estiver fisicamente presente na empresa, como nas viagens à negócios, reuniões e outras atividades.

Redução de custos

Com uma visão mais precisa da sua empresa e a automação de tarefas burocráticas e repetitivas, é claro, fica mais fácil reduzir os custos. Afinal, você terá acesso a dados precisos que ajudam a precificar melhor seus produtos ou serviços, aumentar a produtividade dos seus times, definir exatamente quais marcas e produtos comprar, entender o comportamento do seu consumidor e cuidar melhor da sua área financeira, fiscal e contábil.

Tudo isso se reverte em uma empresa mais eficaz, com custos menores de produção e com maior produtividade. O que também acaba trazendo mais competitividade e ajudando a sua marca a se destacar da concorrência.

Neste conteúdo, você aprendeu que um ERP online é aquele que funciona na nuvem, ou seja, que dispensa a necessidade de instalação do software nas máquinas da empresa, rodando via internet. Essa modalidade traz uma série de vantagens, especialmente a possibilidade de acessar os dados do seu negócio de qualquer lugar, usando apenas um smartphone ou tablet.

Agora você já sabe tudo sobre ERP online? Ajude seus amigos gestores: compartilhe essas dicas nas suas redes sociais!