O ERP para empresas é um sistema integrado de gestão, cujo objetivo é auxiliar corporações em seus processos diários

A missão do ERP para empresas é integrar e consolidar as informações de vários departamentos, padronizar a agilizar rotinas de trabalho e medir os resultados através de relatórios gerenciais.

Podemos observar nos últimos anos um expressivo aumento de empresas de múltiplos segmentos utilizando a internet como meio de promoção de sua marca. Com isso, surge também a necessidade de comunicação com outros sistemas, de interação com fornecedores, parceiros e clientes. 

Há também um cenário complexo em função de fatores como globalização, aumento da competitividade e exigências contábeis do governo. Mas como o ERP para empresas fortalece sua organização nestes processos?

A importância dos processos de padronização

Com a consolidação do uso dos sistemas de gestão e o surgimento de cenários ainda mais desafiadores, as empresas precisam agora olhar para dentro e otimizar ainda mais o uso destas ferramentas. Um dos caminhos é a padronização de processos.

A maioria de nossas organizações está estruturada em silos, divididos por departamentos. Este modelo segmenta empresas  e estabelece diversos níveis de hierarquia. 

Por décadas este modelo significou um grande avanço em organizar empresas e seus colaboradores por setores específicos, definindo papéis e responsabilidades relativos às áreas de atuação. 

Para o momento atual, no entanto, esse modelo departamental é um dos maiores obstáculos para as metas de crescimento

A organização dividida em silos é lenta, possui burocracia em excesso, baixa produtividade, alto custo operacional e baixa orientação aos clientes.

O que significa o ERP para empresas?

Atualmente, as empresas precisam gerenciar seus negócios a partir de uma visão de processos que reposiciona pessoas, recursos e sistemas em constante processo de evolução.  

Neste modelo, para crescer, não basta apenas aumentar as vendas, é preciso avaliar a capacidade de produção, entrega e suporte aos clientes.

A padronização de processos entende a organização. Por isso, o ERP para empresas atua através de uma visão sistêmica. Na prática, as empresas que possuem ERP contam com grande capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças, estão em constante evolução e próximas a seus consumidores.

ERP para empresas e a integração de processos

Na imagem, dois gestores comemoram os resultados positivos de seu ERP para empresas.
Muito mais do que um software de registro de dados, o ERP para empresas oferece uma visão ampliada de todos os processos internos do seu negócio.

E para que tudo funcione, estas empresas precisam ser orientadas por um software de gestão que, além de gerenciar as informações financeiras, gerencie todos os demais processos de negócio. 

O ERP para empresas  que se adapta às particularidades de cada um dos processos da organização, são de fácil utilização e necessitam de pouco treinamento. Funcionam com um passo a passo, mostrando ao usuário apenas as informações necessárias para uma determinada atividade, com telas limpas e muito intuitivas.

Para os fornecedores de ERP para empresas, desenvolver sistemas com maior usabilidade significa ajudar seus clientes a aprimorar seus processos de negócio. Eles passam a ser especialistas em seus próprios modelos de empreendimento. 

Não dá para ter um resultado diferente utilizando sempre as mesmas ferramentas, por isso, é essencial explorar as novidades do mercado, entender e incorporar novas tecnologias que nos auxiliam a otimizar etapas e funções dos departamentos da empresa. 

A partir desse viés, podemos promover maior agilidade, cortar etapas desnecessárias e crescer em produtividade, já que o software ERP oferece módulos personalizados, permitindo uma gestão exata de atividades financeiras, de compras, vendascontabilidade gestão de pessoas, tudo isso de forma integrada e em tempo real.   

O ERP para empresas oferece maior visibilidade ao gestor, proporcionando um panorama maior de toda a companhia. 

A partir do uso deste software, você visualiza quais pagamentos ainda não foram realizados, a quantidade de produtos disponíveis no estoque, fluxo de compras, data de novos pedidos, entre muitas outras demandas possíveis nas diferentes esferas empresariais.

Como o ERP Sankhya otimiza os processos

Além de ter um ERP baseado em processos, temos um recurso chamado Sankhya Flow, a solução da Sankhya que permite representar, gerenciar e automatizar o fluxo de trabalho de qualquer departamento ou área de um negócio, ou até mesmo, integrar processos junto a outros softwares.

É possível organizar os seus processos de compras, vendas, almoxarifado, RH ou qualquer outro fluxo de trabalho do seu negócio.

A solução divide-se em três personas que demandam atividades diferentes: O modelador, o executor e o gestor. Veja mais:

Fale com um consultor e saber mais sobre o ERP Sankhya.