Neste mês de 2021 o canal do Mestre do ERP alcançou a marca de 500.000 views e, para ser sincero, é até difícil imaginar o tamanho desse número. Começamos o projeto em 2018 com o objetivo de criar um conteúdo que até então não existia, pelo menos no Brasil.

Ao longo do tempo foram mais de 100 vídeos lançados, artigos publicados no blog e um aprendizado constante.

Para comemorar essa marca tão expressiva, compilei os 10 vídeos mais assistidos do canal que, para muitos, foi o primeiro contato com o universo do ERP e permitiu que muitos outros conteúdos chegassem às pessoas.

10º lugar – WMS: casos logísticos de sucesso e insucesso no gerenciamento de estoque

Neste vídeo, apresentei três exemplos práticos de empresas que tiveram sucesso e insucesso no processo de implantação de um sistema WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém, ou Warehouse Management System).

Exemplo 1

O primeiro caso é um processo de uma indústria de alimentos em Minas Gerais. Segundo o presidente da empresa, a companhia gastou apenas uma fração do que gastaria para construir um novo galpão.

Enquanto previam um custo, na época, de mais de R$ 8 milhões, não gastaram nem 5% dessa quantia para implementar o processo do sistema WMS, uma aquisição que triplicou a sua capacidade de processamento de pedidos no período de poucos meses.

Exemplo 2

Outro caso é o de uma empresa de autopeças de Osasco, São Paulo, cuja implantação de WMS integrado com o ERP levou em conta certos critérios desatualizados de administração de armazém, sendo que o processo de armazenamento gerou a maioria dos problemas e teve de ser totalmente refeito.

Então, foi necessário fazer a reimplantação do WMS e o processo de cross docking, o que reduziu muito o custo, o tempo e as margens de erros.

Exemplo 3

O terceiro caso apresentado no vídeo é o de uma empresa em Salto, São Paulo, que trabalha com o processo de armazenamento on the fly, cujo fluxo normal é o de conferir a carga na chegada e em seguida fazer o armazenamento.

A empresa instituiu um processo no qual a mercadoria que chega para a conferência já dispara automaticamente o armazenamento, não sendo preciso esperar que a conferência acabe para o produto ser armazenado. Para a administração da empresa, esse processo único reduziu custo e tempo do trabalho.

9º lugar – Quanto custa um ERP? Como é feita a precificação?

Antes de iniciar o processo de precificação de um ERP, é preciso responder uma pergunta chave: o que você pretende alcançar com um sistema como esse?

Você pode demandar desde algo muito simples, como comprar, vender, controlar o estoque, pagar, receber e fazer a declaração fiscal da empresa ou até partir para processos mais complexos e inovadores, com funcionalidades únicas para os seus negócios, ou depender de customizações. 

Neste vídeo, você confere quais opções deve considerar e o que afeta a precificação do ERP.

8º lugar – ERP na nuvem ou ERP local? Qual escolher?

A escolha da melhor solução para a sua empresa passa pela decisão entre contratar um software ERP para instalação em servidores locais ou contratar o ERP na nuvem (ERP como serviço – cloud).

E, então, qual é a melhor opção? E qual é a proporção de empresas que têm optado por uma ou outra modalidade? Você conhece mais sobre esse assunto neste vídeo.

7º lugar – Capacidade produtiva: como calcular para a minha empresa produzir mais?

Aprender a calcular a capacidade produtiva da sua empresa é de enorme importância para um aproveitamento máximo de recursos, redução de gastos, controle de estoque e, consequentemente, um bom atendimento e entrega satisfatória para o cliente final. 

O ideal é que o seu ERP esteja alinhado com o seu planejamento de produção, conseguindo encaixar cada ordem do processo produtivo, considerando sempre a sua capacidade disponível. Saiba mais neste vídeo.

6º lugar – ERP e CRM: Qual a diferença entre eles?

O CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente é uma plataforma criada para lidar com a gestão de relacionamento não só antes de o lead se tornar cliente, mas também depois, tratando informações como assistência técnica, índice de satisfação e vários outros que não dizem respeito ao que está no ERP.

No entanto, é comum que várias questões que dizem respeito ao CRM afetem o ERP e vice-versa. Saiba mais no vídeo.

5º lugar – Indústria 4.0: o que é? Como surgiu? Quais os impactos no mundo?

A Indústria 4.0 é uma das principais tendências para os próximos anos. Neste vídeo, expliquei o que é a Indústria 4.0, como ela está associada à Quarta Revolução Industrial, relacionada à Internet das Coisas e Inteligência Artificial.

Também abordei os 6 conceitos da Indústria 4.0, que são: interoperabilidade, virtualização, descentralização, operação em tempo real, orientação a serviço e modularidade.

4º lugar – Como contratar um ERP (Enterprise Resource Planning)?

O seu ERP (Enterprise Resource Planning) atual está freando o crescimento do seu negócio? Então, pode ser a hora de trocar de ERP. Veja no vídeo 4 aspectos a se levar em consideração ao contratar um sistema de gestão ERP.

3º lugar – MRP e MRP II: controle de produção

Neste vídeo, falamos sobre o MRP,  conceito abrangente de Gestão de Estoques e de Gestão de Movimentações, que ficou bastante associado ao processo produtivo na indústria e diz respeito à melhor configuração e gestão do estoque para satisfazer as necessidades da produção.  

Abordei o tema de forma abrangente, denominando de MRP 1 o sistema de planejamento de requisitos do material, e de MRP 2 o sistema de planejamento de requisitos de máquinas.

2º lugar – ERP gratuito: Qual é o melhor? Onde encontrar? (+ 6 exemplos)

Neste vídeo, busquei ajudar os inúmeros seguidores do canal que pedem todos os dias para indicar um ERP gratuito para as suas empresas.

Fiz um levantamento elencando os principais pontos que fazem parte de um ERP e que precisam necessariamente ser entregues de graça para considerarmos que existe de fato um ERP gratuito disponível na internet.

1º lugar – O que é ERP (Enterprise Resource Planning)?

Neste vídeo, falamos sobre como funciona um ERP e os seus benefícios. O ERP é um sistema de gestão de informações que integra todas as atividades de uma empresa para facilitar o gerenciamento administrativo e executivo do negócio, associado a programas de computador e equipamentos de tecnologia da informação.

Atualmente um sistema de gestão é compreendido como um software de gestão ou conjunto de aplicações que processa as informações da empresa, organiza o fluxo de processos, armazena os dados, interpreta as movimentações e gera relatórios com indicadores de desempenho do negócio, englobando todos processos de cada um dos setores da empresa.

Quer saber mais sobre o que é um ERP? Confira o vídeo.

Fique por dentro de tudo o que postamos no nosso canal. Inscreva-se!