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Balanced Scorecard: o que é, qual o objetivo e suas vantagens

Com a rapidez que o mercado se desenvolve e a concorrência crescente, o Balanced Scorecard (BSC) é aplicado como uma...

Balanced Scorecard

Com a rapidez que o mercado se desenvolve e a concorrência crescente, o Balanced Scorecard (BSC) é aplicado como uma ferramenta de gestão estratégica que disponibiliza diversas perspectivas para evoluir e transformar positivamente o monitoramento das métricas.

O surgimento de tendências de mercado constantemente obriga as empresas a buscarem novos planos para aumentar a competitividade e não ficar atrás. Elas precisam ser eficientes nas ações para obter bons resultados. 

O Balanced Scorecard, através de monitoramentos internos e externos, mostra um direcionamento futuro das estratégias e isso permite atingir objetivos de longo prazo com base em ações atuais.

Neste artigo, explicamos de forma dinâmica o que é o Balanced Scorecard, quais os objetivos e vantagens de usar essa ferramenta e como aplicá-la na sua empresa.

O que é Balanced Scorecard?

A ferramenta Balanced Scorecard foi desenvolvida para acompanhar o avanço mercadológico e tecnológico, que exigem cada vez mais estratégias melhores. Dessa forma, o BSC atende a essa uma realidade empresarial e direciona as perspectivas futuras.

O Balanced Scorecard é uma metodologia de gestão com estratégias focadas a longo prazo. Através do monitoramento de indicadores, o BSC analisa se as ações presentes da organização estão sendo feitas da forma correta (com base nos objetivos futuros) e mostra que o sucesso empresarial não se limita em focar apenas na parte financeira.

A pesquisa Balanced Scorecard Usage Survey 2020 mostrou que, devido à pandemia do Covid-19, as empresas passaram a analisar seu BSC com mais frequência. Um em cada três entrevistados revelaram que o Balanced Scorecard se tornou mais útil. 

Os dados mostram a importância de um mapa estratégico projetado para que a organização consiga atingir seus objetivos a longo prazo, mas também para se adaptar a qualquer situação inesperada, como uma pandemia, por exemplo.

Traduzido para o português como “Indicadores Balanceados de Desempenho”, o BSC utiliza uma visão integrada da empresa e, com isso, os gestores são capazes de criar uma metodologia de gestão mais objetiva e concreta, além de direcionar toda a equipe a aplicar as ações de maneira mais clara e assertiva.

O Balanced Scorecard nada mais é do que o alinhamento de ações internas e externas atuais com as estratégias definidas para o futuro. Criado pelos professores David Nolan e Robert Koplan nos anos 90, o BSC foi desenvolvido para suprir índices isolados das empresas, que já não eram suficientes para uma gestão eficaz.

Quais são as vantagens dessa metodologia?

Ter um objetivo traçado é essencial para que a empresa consiga desenvolver e aplicar o Balanced Scorecard, que tem como meta definir um mapa estratégico de ações que a organização quer conseguir a longo prazo.

Mas, para chegar no propósito principal, é preciso analisar as quatro perspectivas do BSC para ajustar ao planejamento:

Perspectiva financeira

Esse é o momento de definir quais são os objetivos financeiros para o futuro. Os indicadores dessa etapa são necessários para avaliar se a metodologia de gestão está no caminho certo.  Através do uso de métricas e metas financeiras, é preciso questionar o que deve ser oferecido satisfatoriamente aos investidores.

Perspectiva dos clientes

Um dos focos principais que toda empresa precisa em uma boa metodologia de gestão é o relacionamento com o cliente. É preciso criar um mapa estratégico com ações futuras que aumentem o número de consumidores e foque na fidelização. O sucesso de uma organização perante o mercado depende de como ele atende às necessidades dos clientes com qualidade e eficiência.

Perspectiva dos processos internos

Nessa etapa do Balanced Scorecard, a empresa precisa analisar quais processos são mais utilizados e como é possível melhorar cada um, além de desenvolver novas ações que aumentem a performance e ajudem a alcançar objetivos específicos. Os colaboradores precisam estar em total sintonia com os processos para uma maior excelência das atividades.

Perspectiva de aprendizado e crescimento

Para conquistar os objetivos almejados, a empresa precisa passar por processos de aprendizado e aprimoramento. Alguns fatores são importantes para essa perspectiva, como a interação e a parceria no clima organizacional, nos treinamentos focados em metas traçadas e nas ações que façam com que funcionários se sintam satisfeitos com o trabalho para que, assim, haja ganho de produtividade. 

Traçamos acima as quatro etapas que uma empresa precisa desenvolver para alcançar seus objetivos e definir um BSC de qualidade. Além de todas essas perspectivas necessárias para a construção de um mapa estratégico eficiente, ainda podemos citar diversas vantagens de aplicar o Balanced Scorecard:

  • Mantém o alinhamento entre os indicadores e as metas;
  • Cria planos de ação mais assertivos;
  • Proporciona uma visão ampla das estratégias e seus resultados futuros;
  • Intensifica os processos de maneira correta;
  • Melhora o clima organizacional;
  • Potencializa o relacionamento com os clientes;
  • Aumenta o nível de satisfação dos consumidores;
  • Desenvolve imagem e posicionamento elevados perante o mercado.

5 dicas de como aplicar o Balanced Scorecard na sua empresa

Após todas as análises de perspectivas do BSC, é hora de definir qual será a metodologia de gestão para começar a aplicar o Balanced Scorecard na empresa.

Os objetivos precisam estar definidos e alinhados, o mapa estratégico elaborado e todos os colaboradores envolvidos em todas as etapas e em constante comunicação. A seguir, explicamos cada um desses passos.

1. Defina os objetivos

Em um negócio que deseja aplicar o BSC, é primordial a definição do objetivo a ser alcançado, uma vez que, sem o propósito, não é possível dar continuidade aos outros processos.

Utilizando as quatro perspectivas citadas anteriormente (financeira, dos clientes, dos processos internos e de aprendizado e conhecimento), é mais fácil identificar os rumos que a empresa quer seguir e conquistar.

2. Crie o mapa estratégico

Para que os processos sejam elaborados e executados de maneira prática e eficaz, seguindo exatamente a proposta definida, é preciso criar um mapa estratégico para orientar visualmente toda a equipe.

Ter a noção ampla do propósito e qual é a importância de cada ação ajuda os colaboradores a colocarem em prática todas as tarefas.

3. Decida quais serão os indicadores

Indicadores são essenciais para o acompanhamento estratégico do Balanced Scorecard. É através deles que é possível manter uma metodologia de gestão qualificada através dos resultados obtidos ao longo dos processos.

Também chamados de KPIs, esses indicadores precisam ser adequados aos objetivos propostos para entender se os resultados estão sendo compatíveis com o que foi definido.

4. Integre e envolva toda a equipe 

Uma empresa que conquista os resultados propostos com qualidade e eficiência é sinônimo de uma equipe integrada e envolvida em cada ação do BSC.

Mesmo que cada funcionário tenha uma rotina diferente e trabalhe em setores distintos, o envolvimento de todos no objetivo final é a dica mais valiosa para uma boa produtividade e resultados positivos.

5. Faça testes constantemente

É de extrema necessidade que a empresa faça testes e ajustes sempre que necessário nas ações definidas para a aplicação do Balanced Scorecard.

Periodicamente, é preciso identificar o que precisa ser melhorado, o que deve ser modificado (que não teve bons resultados), além de acompanhar o mercado em tempo real e, sempre que necessário, adequar-se às mudanças.

O BSC tem uma metodologia de gestão flexível, o que facilita modificar as ações sempre que for necessário para a evolução dos negócios.

E já que estamos falando em evolução dos negócios, você sabe o que é maturidade de gestão? Será que a sua empresa tem uma gestão madura? Confira este conteúdo e saiba mais:

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Sobre o autor
Kaísa Martins

Jornalista especialista em Comunicação Empresarial. Escreve sobre o mercado de TI há 13 anos.

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