Pular para conteúdo

Entenda o que é maturidade de gestão e como medi-la

Para desenvolver competências que melhoram o desempenho e a competitividade de uma empresa, é preciso analisar em qual nível de...

maturidade de gestão

Para desenvolver competências que melhoram o desempenho e a competitividade de uma empresa, é preciso analisar em qual nível de maturidade de gestão ela se encontra.

A gestão de uma organização que deseja ter resultados de sucesso deve ter uma boa estrutura e os profissionais envolvidos precisam compreender determinados conceitos e ações diárias que orientem o caminho que devem seguir.

Ou seja, o sucesso da sua empresa depende de decisões tomadas de maneira inteligente e alinhadas com metas bem definidas.

Sem tempo para ler este artigo? Ouça-o no player abaixo:

Neste artigo, explicamos o que é maturidade de gestão, como avaliar os índices, a importância da tecnologia nesse processo e como fazer um diagnóstico preciso. Continue a leitura para ficar por dentro!

O que é maturidade de gestão?

Com o atual cenário econômico e tecnológico em constante transformação, as empresas que desejam crescer e conquistar visibilidade precisam acompanhar todas essas mudanças de forma estratégica para adquirir uma maturidade de gestão e, consequentemente, maior destaque.

Maturidade de gestão é a forma como a organização está conduzindo suas ações e se elas estão desempenhando de forma correta as metas estipuladas. É a situação presente em que se encontra a gestão e o desenvolvimento das competências necessárias para mudanças positivas.

Empresas com um nível de maturidade de gestão elevado conseguem lidar melhor com os desafios do mercado por possuírem recursos adquiridos a partir desse desenvolvimento. Uma pesquisa realizada pela Opinion Box mostrou que 78% das organizações realizam planejamento estratégico e. destas, 39% a cada semestre.

Ainda segundo a pesquisa Maturidade de Gestão 2021, 63% dos entrevistados afirmam que sua empresa tem metas e objetivos definidos e com comunicação para todo o time. Por isso, a maturidade de gestão de uma organização começa com o nível de conhecimento e envolvimento dos colaboradores com os planejamentos e os processos. 

Organizações que possuem um know-how estruturado e um bom desenvolvimento, tanto interno quanto externo, conseguem estar à frente da concorrência. A partir disso, uma empresa com maturidade de gestão conquista vantagens que fazem dela mais forte e competitiva:

  • Melhorar a rentabilidade;
  • Consegue captar facilmente as oportunidades do mercado;
  • Tem ótima relação com funcionários, clientes, fornecedores, entre outros;
  • Adquire estrutura organizacional para prevenir adversidades;
  • Sabe inovar de forma inteligente para estar sempre em destaque;
  • Preza pelo planejamento a curto, médio e longo prazo de acordo com os objetivos;
  • Consegue elevar seus pontos fortes e diminuir ao máximo os fracos.

Principais pontos para avaliar o índice de maturidade de gestão da sua empresa

Alguns pontos são fundamentais para avaliar qual é o grau de maturidade de gestão de uma empresa. Planejamentos inteligentes e uma análise constante do índice de gestão são os principais trajetos a serem seguidos para conquistar o sucesso.

Mas, para que tudo isso aconteça, é fundamental estipular metas e avaliar como estão os principais indicadores:

  • Clima organizacional;
  • Índice de turnover;
  • Ticket médio;
  • Taxa de conversão;
  • Faturamento;
  • Lucratividade;
  • Endividamento;
  • Retorno sobre o investimento (ROI).

Por meio desses indicadores de desempenho da empresa, é possível analisar o índice de gestão, se os resultados estão favoráveis ao cenário atual do mercado e, assim, estruturar estratégias que  direcionem de forma precisa a uma maturidade de gestão de qualidade.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 80% das empresas brasileiras não sobrevivem até completar uma década. Por isso, é importante avaliar o nível de maturidade de gestão constantemente e fazer as seguintes perguntas após as avaliações: 

  • Estamos atingindo as metas estipuladas?
  • Os recursos estratégicos utilizados são eficazes?
  • Existem falhas? Quais são?
  • Como está o nível de desempenho do trabalho?

Para atingir um alto índice de maturidade de gestão, a empresa precisa avaliar em que nível ela se encontra e quais são as competências necessárias para atingir as metas estipuladas. Esses níveis são divididos em:

Nível 1 – Pouca ou nenhuma consciência de gestão

Nesse nível, a equipe não tem consciência da importância da maturidade de gestão para o crescimento e o sucesso da empresa. Não existe um planejamento organizacional com os funcionários e cada pessoa trabalha da maneira como acha que deve ser, sem estratégia alguma. Em um nível 1, há uma taxa alta de turnover e baixa produtividade.

Nível 2 – Elementos de gestão sendo aplicados isoladamente

No nível 2, existem alguns indícios de gestão de mudança aplicados apenas em alguns momentos e de forma isolada (em partes da empresa), sem uma integração de setores. São muitas ações distintas desenvolvidas de forma inconsistente. 

Nível 3 – Processos mais estruturados

Nesse nível, já é possível observar um desenvolvimento de gestão de maturidade mais estruturado, mas ainda assim é visto apenas em algumas partes da empresa. São utilizadas diversas metodologias e troca de informações e conhecimento entre equipes.

Nível 4 – Normas são implementadas para gerenciar a mudança

No nível 4, a empresa passa a utilizar normas e métodos eficazes e com ferramentas adequadas para a gestão de maturidade proposta. Aqui já existe um conhecimento de toda a equipe sobre as ações a serem utilizadas e a importância delas para o sucesso da organização. 

Nível 5 – Competência de gestão de mudanças

Aqui as organizações já possuem um objetivo estratégico bem claro, com total conhecimento da equipe e o que cada um precisa desempenhar para alcançar as metas estipuladas. Em todas as partes da empresa, é possível observar uma comunicação fluida e as ações para uma gestão de mudanças. Uma empresa no nível 5 já tem vantagem competitiva no mercado e maior rentabilidade.

Por que usar um ERP ajuda a garantir maturidade de gestão?

O uso de tecnologias nos processos de maturidade de gestão ajuda a empresa na praticidade de integrar informações entre setores, automatizar processos, otimizar tempo e, consequentemente, aumentar a produtividade.

O ERP é um sistema de gestão integrado que permite unir todas as informações organizacionais em um único lugar, através de várias funções.

A polarização de ferramentas digitais em uma empresa dificulta todo o processo estratégico, tendo em vista que o planejamento de maturidade de gestão precisa ter uma comunicação única entre equipes.

O uso do ERP durante todas as etapas do planejamento e do desenvolvimento melhora o índice de gestão empresarial, além de oferecer diversas vantagens, tanto no ambiente interno da organização quanto no externo:

  • Vantagem competitiva;
  • Tomadas de decisões mais assertivas;
  • Melhor gerenciamento de custos;
  • Atendimento a qualquer tipo de empresa de acordo com suas necessidades;
  • Integração de informações;
  • Facilidade em identificar erros e demais problemas;
  • Aumento dos lucros  e da produtividade.

Considerando que uma empresa é constituída por um conjunto de processos e que eles são interdependentes, qualquer movimentação em um impacta em outros. Sendo assim, é preciso ter o conhecimento das melhores práticas por processo, garantindo um resultado mais assertivo.

No ERP Sankhya, as melhores práticas são consideradas e conseguimos guiar e conduzir os usuários a adotá-las. Dessa forma, o índice de maturidade de gestão nas empresas está diretamente ligado aos índices de maturidade das pessoas que comandam e aplicam essas melhores práticas. O nosso sistema consegue entregar de forma gradativa e única essas práticas através de um acompanhamento evolutivo.

Conheça o Maha Gestão e faça um diagnóstico

O Maha Gestão é uma plataforma que oferece uma análise minuciosa do nível de  maturidade de gestão da sua empresa.

Por meio de uma matriz com processos que envolvem todas as operações organizacionais, você consegue fazer um diagnóstico completo de cada setor com resultados medidos por um índice. Por esse índice de gestão, é possível analisar em que posição de maturidade a organização se encontra.

Outra análise feita pelo Maha Gestão é a dos pontos fortes e fracos para entender quais atividades estão sendo eficazes e quais precisam de mais atenção ou mudanças. Para os tópicos considerados de maior risco para a empresa, a plataforma te direciona para um plano de ação mais certeiro.

Criando esse plano de ação, o Maha Gestão direciona a sua empresa a fazer diversas tarefas que precisam ser cumpridas, priorizando os pontos mais críticos e as dicas para uma boa gestão.

Conheça a plataforma que vai elevar o nível da sua empresa e te ajudar a ganhar vantagens competitivas no mercado:

Quer um diagnóstico de maturidade de gestão exclusivo e gratuito para a sua empresa? Fale com um de nossos consultores!

Sobre o autor
Marcos Santa Cecília

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia-MG, possui vasta experiência na área comercial, é instrutor de treinamento comercial e mais de 13 anos atuando na Sankhya como Consultor e Especialista em Gestão.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.