Um software de gestão é um grande aliado para otimizar os processos operacionais e aumentar a produtividade, mas ele vai além ao apoiar o gestor na redução dos custos.

A redução de custos muitas vezes é uma saída em momentos de crise, mas também é uma forma estratégica da empresa obter recursos para novos investimentos, tornando-a assim mais competitiva. No entanto, diminuir os gastos com matéria-prima, fornecedores, logística, entre outros custos, é um grande desafio para os gestores.

Por isso, adotar uma solução ERP pode ajudar nessa missão. Ele possibilita substituir diversas tarefas manuais por processos automatizados e integrados, diminuindo erros, eliminando o retrabalho e aumentando a produtividade da equipe. Logo, impactando na redução de custos.

Para conhecer mais sobre essas e outras práticas que trazem mais economia para a sua empresa, sem prejudicar o crescimento dos negócios, continue a leitura!

O que é ERP e como ele otimiza os processos da empresa?

O ERP (Enterprise Resource Planning), que significa Planejamento de Recursos Empresariais ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, é muito mais do que um software para a gestão dos negócios. É uma solução tecnológica que centraliza e integra todas as informações de uma empresa, possibilitando assim acompanhar, controlar e gerenciar os processos e as operações diárias do negócio em um único ambiente.

Com um sistema como o da Sankhya, por exemplo, é possível visualizar a movimentação de diversos setores de uma empresa, como vendas, financeiro, contábil, gestão de pessoas, produção, logística e estoque. Tudo isso em tempo real, pela web ou por um dispositivo móvel com acesso à internet. 

Além de mostrar o retrato atual da empresa, a adoção de um ERP contribui para otimizar os processos a partir da automação do fluxo de trabalho, o que traz mais agilidade e produtividade na execução das tarefas. 

Um exemplo é a automação dos processos de venda e compras, em que o software faz todo o trabalho de calcular a venda diária e emitir automaticamente um relatório de sugestão de compras sempre que determinado item chega ao seu “ponto de pedido”. 

A automação das tarefas diárias integra os processos, liberando os profissionais para realizarem outras atividades mais estratégicas, além de trazer mais segurança às operações, que passam a contar com dados atuais e confiáveis, reduzindo o erro com o registro de informações incorretas.

4 formas de reduzir custos na empresa com um ERP

Pode parecer contraditório investir recursos na aquisição de um sistema de gestão para reduzir os custos da sua empresa. No entanto, uma pesquisa da Nucleus Research, de 2018 a 2019, analisou o retorno sobre os investimentos (ROI) em soluções de ERP e obteve resultados positivos nas empresas que adotaram um ERP moderno baseado na nuvem.

O estudo mostrou que, em média, as organizações recuperaram os investimentos em um período de retorno de 16 meses e alcançaram um ROI de mais de 200%.

Em entrevista ao Portal ERP, Luiz Alberto de Oliveira Dias, consultor de TI da empresa ORION – distribuidora para materiais de construção e varejista de máquinas e ferramentas – contou como o ERP Sankhya tem impactado na redução de custos e otimização das rotinas corporativas, em especial na área de logística

“O sistema ajudou na automatização e otimização de processos e rotinas, na criação de ações de redução de custos, no acompanhamento das informações de forma online e comportando a nossa operação sem interrupções significativas”, detalhou o executivo.

A seguir, listamos 4 formas de reduzir custos a partir de um sistema de gestão completo e integrado, como o ERP Sankhya. Confira!

1. Evita desperdício na produção

Com a integração dos diversos setores da empresa em um único ambiente, todos os processos conversam entre si, no caso de um processo produtivo, por exemplo, que interage com a movimentação de estoque e apropriação de custos. 

A automação da cadeia de transformação de matérias-primas em produtos acabados e as informações coletadas para a composição de custos diretos e indiretos servem de base para compor o custo da mercadoria vendida (CMV).

Sendo assim, em uma cadeia automatizada com apontamentos dos desperdícios, é possível recalcular o custo e, com isso, implantar uma ação mais pontual para reduzir os excessos

2. Reduz erros nos processos

Contar com um sistema ERP é automatizar os diversos processos da empresa. Um ganho em produtividade, mas também na redução de custos por causa de retrabalhos

Uma ferramenta de gestão elimina o trabalho manual e reduz a papelada, já que o fluxo de trabalho ocorre de forma automática e digitalizada, o que reduz os erros com registro de informações incorretas. Além disso, a empresa conta com dados sempre atualizados.

3. Precifica melhor produtos e serviços

A precificação está diretamente associada aos custos de um produto ou serviço. Afinal, a automação da cadeia produtiva evita desvios, uma vez que obedece a um padrão conhecido.

Além disso, é importante também levar em consideração o valor da concorrência e quanto o cliente está disposto a pagar para equilibrar melhor essa matemática.

4. Otimiza funções

Os processos definidos e automatizados passam a ser direcionados aos usuários (colaboradores) com a competência para executar as tarefas daquele processo.

Ou seja, a informação correta é direcionada às pessoas certas e na hora exata para a execução de uma ação, seja ela corretiva ou estratégica. Dessa forma, os processos são otimizados e os retrabalhos são eliminados.

Uma solução inteligente

Como vimos, os ERPs em geral têm como característica otimizar os processos e, com isso, contribuir para a redução de custos. Nesse sentido, soluções mais modernas têm uma maior inteligência dentro desses fluxos de trabalhos.

Baseado no conceito EIP (Enterprise Intelligence Platform), o ERP Sankhya aprende com o usuário e o conduz nas melhores práticas de gestão, além de possibilitar que o gestor identifique onde estão os seus gargalos de gestão. 
Os clientes da plataforma Sankhya já obtiveram 60% de redução nos custos administrativos. Para saber mais como o ERP Sankhya pode contribuir para uma gestão de custos mais estratégica para a sua empresa, fale com um consultor.