ERP e a integração com apps

O sistema que permite a integração com apps vem se tornando um grande aliado para as empresas. A tecnologia vem...

A mão de um homem segurando o celular com um sinal de conexão para diversos aplicativos que ele usa.

O sistema que permite a integração com apps vem se tornando um grande aliado para as empresas. A tecnologia vem transformando a realidade da rotina organizacional com novas ferramentas que auxiliam na otimização do trabalho. O software de gestão é cada dia mais necessário para automatizar as tarefas e fazer a integração entre setores

Hoje, quero conversar com você sobre a integração com aplicativos no ERP. É fácil fazer essa junção? Qualquer empresa consegue utilizar essa forma prática de executar as atividades? São muitas as vantagens? Confira neste artigo!

A importância da integração entre o ERP e os apps

Cada vez mais, será necessário que as empresas façam uma aliança entre o ERP e os aplicativos. O sistema não consegue ser extremamente ágil, por isso, é possível adequar a confiabilidade, a maturidade, a robustez e tudo o que ele tem de estabilidade, com a agilidade que os aplicativos podem proporcionar.

Cada organização tem uma forma de trabalhar e, em algumas, os processos são executados em vários aplicativos. Começa no ERP, depois vai para o aplicativo, volta para o sistema e assim por diante.

Também pode acontecer de os aplicativos mudarem ou exigirem uma nova versão, pois a economia deles é muito ágil.

Outro ponto que pode acontecer é a empresa se interessar em utilizar outro app que seja mais interessante para os negócios. Com isso, é importante fazer algumas perguntas:

  • Essas mudanças rápidas de aplicativos facilitam a integração com o ERP?
  • Será sempre um problema quando a empresa decidir usar um novo app?
  • Será preciso um projeto de integração toda vez que mudar a versão do ERP?
  • Toda vez que mudar a versão do aplicativo, será preciso fazer um projeto de mudança?

A estrutura de ERP, com tudo que ela tem de grande, confiável e estável, deve ser aberta o suficiente para permitir integrações rápidas e inteligentes com aplicativos, inclusive com apps cuja própria empresa vende, produz ou encomenda.

Benefícios da integração do ERP com os apps

Com base na rotina de trabalho das empresas e principalmente nas necessidades dos profissionais, para executar atividades alinhadas com um mercado cada vez mais ágil e tecnológico, o uso de ferramentas que facilitem os processos é uma vantagem competitiva.

A integração do ERP com os apps é uma estratégia eficiente para elevar a performance dos serviços, se destacar diante os concorrentes e aumentar a lucratividade. Entre os inúmeros benefícios que podemos destacar dessa junção, listamos a seguir os principais.

Agilidade no monitoramento dos indicadores

Os indicadores ou KPIs, são indispensáveis para empresas que desejam acompanhar o desempenho das vendas em todas as etapas. Para identificar gargalos, fazer melhorias ou correções nas atividades, o monitoramento constante dessas métricas é fundamental.

Com a integração do ERP com os apps, é possível garantir a praticidade de fazer as análises e os acompanhamentos em tempo real e de qualquer lugar, através do dispositivo móvel. Os KPIs são utilizados a todo momento e, por isso, ter todos eles na palma da mão é um ótimo recurso para os gestores.

Automação

A automação das tarefas é hoje o ponto mais importante para empresas que desejam aumentar a produtividade e a qualidade do serviço. Por ser um software de gestão completo, o ERP consegue fazer a automação de tarefas que, quando feitas manualmente, demandam mais tempo e se tornam propícias a erros.

Integrando um app ao sistema, a automatização fica mais eficiente, pois setores e colaboradores que trabalham em ambientes sem computadores por perto podem utilizar tablets ou celulares para o acesso aos dados e, assim, o fluxo de trabalho não é interrompido por falta de informações.

Facilidade nas operações internas

A gestão interna de uma organização precisa estar sempre alinhada com os objetivos e ter uma estratégia bem estruturada, para que as atividades sejam executadas de forma correta. São muitos os setores envolvidos nos processos e, por isso, é necessária uma boa comunicação entre todos.

O ERP ajuda a integrar todos os setores, permite a troca de informações entre eles e disponibiliza os dados para checagem de processos. Com o auxílio de um app, a empresa pode ser gerida de forma completa e utilizando dispositivos móveis. Basta que o ERP forneça a versão mobile.

Otimização da gestão

As demandas organizacionais geralmente são em grande quantidade e exigem tempo dos gestores para conseguirem estruturar e alinhar todos os processos. O ERP é a praticidade que os profissionais precisam para executar o trabalho com eficiência e, principalmente, otimização de tempo.

Como algumas tarefas são bem complexas e podem inclusive ser executadas em ambientes externos à empresa, os gestores precisam de uma tecnologia móvel que ofereça as informações. O aplicativo para tablets e smartphones permite o acesso a qualquer hora e de qualquer lugar.

Como funciona o processo de integração?

A integração entre o ERP e os apps precisa ser uma realidade simples, já que, no futuro, o software deve dominar. Inclusive, já expliquei sobre ele aqui. É o ERP Composable

O ERP estará cada vez mais integrado com essas ferramentas externas. Tem muita solução boa que está fora do software de gestão e que é preciso fazer a junção para aumentar ainda mais a qualidade dos processos.

Dados de 2020 de uma pesquisa realizada pelo IDC mostram que as organizações planejam aumentar seus investimentos em aplicativos corporativos de 33% para 64%. Para pequenas e médias empresas, esse número será de 27% para 59%, enquanto os gastos das grandes empresas com aplicativos corporativos serão significativamente maiores, de 42% para 72%.

Com isso, é importante entender que o uso de apps para auxiliar as atividades em uma empresa, juntamente com o sistema ERP, cresce cada vez mais.

Disponibilizei um vídeo para o meu canal em que falo sobre o assunto.

Mas, para que o ERP e os apps em conjunto sejam aliados na rotina organizacional, a integração entre eles deve ser simples e fácil e oferecer práticas instantâneas, ágeis e sagazes, sem demandar um grande esforço de manutenção.

Seu ERP te oferece essa facilidade? Conte para nós a sua experiência de integração com aplicativos. Vamos trocar ideias a respeito.

Sobre o autor
Mestre do ERP

Com mais de 30 anos de experiência em ERP, Marco Antônio Salvo possui experiência na área de serviços, desenvolvimento e software. Atualmente atua na área de desenvolvimento de novos negócios e soluções na Sankhya Gestão de Negócios, e tem o maior canal sobre ERP do Brasil, o Mestre do ERP.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Região Sudeste
Sul
Região Nordeste
Região Centro-oeste
Região Norte

Central de Vendas  0800 940 0750
plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.