ERP na Prática

ERP Multiempresa: Como fazer a gestão integrada dos seus negócios?

O ERP Multiempresas é capaz de integrar toda a rede produtiva do seu negócio.

O Portal ERP divulgou no ano de 2019 uma pesquisa sobre os investimentos que as empresas brasileiras pretendem fazer em relação aos seus sistemas integrados de gestão.

Entre mais de 5 mil respondentes, 58% apontaram a necessidade de investir em melhorias e expansão, por dois diferentes motivos, sendo o crescimento dos negócios no mundo físico e virtual, e a necessidade de atualização tecnológica.

Entre as empresas que acreditavam no potencial de crescimento de seus negócios para 2019, muitas manifestaram o desejo de atualizar seus sistemas de gestão. Um motivo em especial, foi para que eles pudessem integrar novas unidades de negócios, novas lojas físicas ou virtuais e novos investimentos, dentro ou fora do segmento original de atuação.  

Já no ano de 2020, uma nova pesquisa, e em sua 4ª edição, os mais de 3 mil respondentes  revelaram a importância da experiência do usuário com as ferramentas implementadas nas suas gestões, além de uma tendência entre os investimentos prioritários nas empresas, focados em treinamentos das equipes para o melhor uso dos softwares e potencializar os resultados

Por isto é sempre bom ressaltar que no processo de escolha da ferramenta, é importante sempre avaliar o quão amigável e responsivo é o software para com as demandas que a sua realidade requer.  Por isto, existem aqueles softwares que são capazes de atender  a necessidade de integrar diferentes negócios, o ERP Multiempresas, que permitem a inclusão de diferentes empresas em um sistema de gestão unificado, facilitando todo o processo de acompanhamento do ecossistema produtivo

Assim, para entendermos o que as empresas ganham com essa integração, é importante lembrar um pouco sobre o que é ERP.

O que é mesmo um ERP?

ERP é a sigla para a expressão Planejamento de Recursos Empresariais, que no original em inglês equivale a Enterprise Resource Planning.

Logo, trata-se de um sistema de gestão de informações que integra todas as atividades de uma empresa. Isso acontece para facilitar o gerenciamento administrativo e executivo do negócio, associado a softwares e equipamentos de tecnologia da informação. 

Para entender mais sobre o tema, visite o blog Mestre do ERP , uma das fontes mais atuais e respeitadas sobre o assunto.

O que é um ERP multiempresa?

Empresária gerenciando as diferentes unidades do seu negócio a partir do ERP Multiempresas.
Para uma gestão eficiente de franquias, o ERP Multiempresa é capaz de agregar, em diferentes níveis hierárquicos, dados em tempo real, relatórios e os indicadores que lhes são interessantes.

O ERP Multiempresas tem o mesmo papel do ERP, com uma vantagem adicional: ele combina informações gerenciais de mais de uma empresa, gerando relatórios individuais e  consolidados.

Para ficar mais simples de entender, que tal alguns exemplos?

  • Sistema de franquias: o franqueador pode incluir em seu modelo de negócios a homologação de um determinado ERP de gestão, para ter uma visão unificada dos pedidos de compra e do volume de vendas de cada loja. Com isso, ele pode agilizar o abastecimento e acompanhar indicadores-chave da rede de franqueados. Cada lojista pode ver apenas seus indicadores e o franqueador pode ver os números de toda a rede. 
  • Indústria com lojas próprias: como nas franquias, é possível cadastrar os diferentes CNPJs e inserir as informações no sistema de forma separada, para que seja possível ter a visão do todo e também de cada unidade. Embora os processos e as informações operacionais sejam de natureza diferente, é possível padronizar alguns indicadores-chave, que permitem a visão integrada e em tempo real do negócio.
  • Grupos empresariais de pequeno e médio porte, com negócios iguais ou diferentes: é possível cadastrar quantos CNPJs o empreendedor quiser e inserir as informações de cada um. Algumas delas, em especial as contábeis, tributárias e de  gestão de pessoas, seguem padrões que variam pouco de empresa para a empresa.
  • Holdings empresariais: quando uma mesma família ou grupo de acionistas possui várias empresas, cada uma com seu sistema de gestão, é possível fazer uma integração e deixar todas as informações corporativas em um mesmo lugar, adequado ao modelo de negócios e à necessidade de informações. Como alguns indicadores são universais, os empreendedores poderão usar o ERP para ter uma visão específica e outra geral dos resultados do grupo.
  • E-commerce: quando as lojas online estão ligadas ao ERP principal, algumas empresas optam por administrar suas vendas digitais dentro de um novo CNPJ, devido a questões tributárias. Com um ERP multiempresas, todos os processos da loja virtual podem estar integrados aos processos físicos como, por exemplo, vendas, estoque, contas a pagar e receber. 

Aplicação do ERP Multiempresa e vantagens do uso.

Em uma rede de lojas que faz compras de maneira centralizada, na medida em que os produtos são vendidos é preciso renovar o estoque.

Sintetizando, podemos dizer que o ERP multiempresa captura a informação sobre todas as lojas, analisa a necessidade de fazer novas compras e faz o planejamento, considerando todos os negócios e não apenas um. 

Com o ERP Multiempresas, o gestor tem uma visão integrada de seus negócios. Ele pode acompanhar as transações em tempo real, tomar decisões rápidas e avaliar as boas práticas e o desempenho das pessoas que se destacam. 

A Sankhya oferece uma solução de ERP Multiempresas. Para saber mais, fale com um de nossos consultores. Solicite uma visita aqui.

Compartilhe:

Comentários

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.