Um ERP tem se mostrado um aliado para acelerar a jornada de transformação digital das empresas. Os softwares mais modernos, além de contribuírem com a digitalização do negócio, são capazes de transformar a gestão das organizações.

Da mesma forma que as empresas devem aprimorar a gestão operacional, a transformação digital nas empresas implica também em mudança cultural, inovação dos modelos de negócios e adaptação de processos para atender aos novos desafios do mundo digital. 

Então, implantar um ERP e adotar recursos tecnológicos avançados são essenciais para a relevância das empresas em um mercado competitivo, com consumidores mais exigentes e um grande volume de dados e mudanças constantes. 

Por isso, vamos explorar neste artigo como o ERP pode desempenhar um papel central na transformação digital das empresas. Boa leitura!

Recapitulando: o que é o ERP e quais são os seus benefícios?

O ERP (Enterprise Resource Planning), em português, Planejamento de Recursos Empresariais, é conhecido como um sistema integrado de gestão empresarial. A ferramenta conecta dados, recursos e processos dos departamentos de uma empresa, tornando possível gerenciar finanças, estoque, compras, vendas, produção, recursos humanos e muito mais, em um único ambiente. 

Seja um negócio varejista ou atacadista, uma indústria, empresas do agronegócio ou prestadores de serviços, o ERP simplifica o fluxo de trabalho e fornece aos gestores e demais profissionais uma visão abrangente e holística da sua organização. 

Conheça a seguir os principais benefícios de um sistema ERP para o sucesso da sua empresa:

  • Centraliza os dados em uma única plataforma;
  • Elimina o uso de inúmeras planilhas e sistemas; 
  • Potencializa a colaboração entre equipes, agilizando o acesso e a troca de informações;
  • Automatiza as tarefas manuais, sendo possível executar mais tarefas, em menos tempo e com qualidade;
  • Elimina ou reduz erros e evita o retrabalho;
  • Permite que as áreas conversem entre si com a integração dos processos,  otimizando o operacional;
  • Aumenta a produtividade e a eficiência operacional;
  • Apoia a tomada de decisões com relatórios e a visão ampla dos recursos e as rotinas das áreas;
  • Libera tempo para atividades estratégicas e de maior valor agregado.

Como o ERP se encaixa na transformação digital?

O ERP já pode ser considerado uma solução chave para a transformação digital, apenas por facilitar a digitalização no nível operacional, ou seja, por converter as informações do formato analógico para o digital e conectar a tecnologia aos processos existentes.

Entretanto, a transformação digital nas empresas exige mais, começando por uma mudança na cultura organizacional. Apesar de 63% dos entrevistados de um estudo da Red Hat declararem como bem sucedida a modernização de suas culturas no local de trabalho em 2021, “a aceitação cultural da transformação digital é o maior obstáculo enfrentado pela maioria das organizações”, aponta a pesquisa, publicada pela Harvard Business Review, em 2022.

A mudança cultural vem ao encontro da compreensão de uma nova sociedade. O Boletim de Tendência do Sebrae (2021) fala em “Sociedade 5.0”. Este conceito está centrado no ser humano e aponta as tecnologias como ferramentas a serviço de todos. Logo, as empresas precisam ir além da digitalização para se manterem competitivas e se inserirem na dinâmica da indústria 5.0, que valoriza qualidade de vida, inclusão e sustentabilidade

O caminho é a integração digital para a excelência operacional e para descobrir novas ideias de negócio, para que gestores e líderes possam desenvolver o pensamento criativo, da mesma forma que buscam melhorar os processos operacionais. 

Neste contexto, os ERPs mais modernos são capazes de contribuir, tanto com a gestão dos aspectos operacionais quanto gerenciais e estratégicos, para agregar valor aos negócios. Tudo isso com agilidade para acompanhar as rápidas mudanças do mercado. 

Quais são os benefícios do uso de um ERP na jornada de transformação digital?

A experiência do cliente é determinante para o sucesso das organizações. Por isso, as empresas precisam ter um back-office organizado com processos consistentes para impactar positivamente a jornada de compra

Dessa forma, o ERP tem um papel estratégico na transformação digital das empresas. É uma solução abrangente para a  produtividade e eficiência operacional, possibilitando aos gestores e suas equipes focar em criatividade, estratégia e decisões essenciais para alavancar o crescimento da empresa

Para compreender melhor, confira como o ERP pode impactar na transformação digital:

Mobilidade

Por meio de soluções em nuvem (cloud) e versão para dispositivos móveis, as empresas têm mais flexibilidade para atender as demandas remotamente. É possível acessar o sistema ERP de qualquer lugar e a qualquer momento, o que possibilita maior agilidade aos gestores para acompanharem o fluxo de trabalho e mais poder de ação para tomarem as medidas necessárias.

Maior produtividade com novas tecnologias

ERPs com recursos avançados, como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (aprendizagem da máquina), elevam a eficiência operacional das empresas, conferindo às máquinas e aos equipamentos a capacidade de tomar decisões, além de aperfeiçoar os processos automatizados. Isso minimiza erros e evita desperdícios, essencial para a sustentabilidade e a responsabilidade social das organizações. 

Para os líderes entrevistados na pesquisa da Red Hat, “as tecnologias que agilizam os processos e têm o potencial de agregar mais valor comercial ainda são prioridades”. Automação de processos de negócios, IA e aprendizado de máquina são os principais investimentos.

Inteligência de negócio

Na imagem, uma pessoa usando um computador com a tela de apuração de resultados do ERP Sankhya. É uma tela em que mostrar os gráficos das metas estipuladas para as áreas.
Tela de apuração de resultados do ERP Sankhya

O mundo digital fornece todo dia um grande volume de dados e as empresas com capacidade de reunir, organizar e extrair inteligência ganham vantagem competitiva diante dos concorrentes.

Para compreender e identificar as demandas dos consumidores, 34% dos entrevistados no estudo “dizem que seu principal objetivo de negócios é aumentar a satisfação do cliente, seguido por uma melhor análise dos dados da empresa para descobrir novos negócios e insights de operações”. 

Um ERP com aplicação de Business Intelligence (BI) é a solução ideal para obter insights valiosos para fundamentar as decisões estratégicas. Por meio de relatórios e análises gerados com BI, é possível identificar tendências e oportunidades de melhorias, mapear sazonalidades, mitigar riscos e fazer projeções de resultado para apoiar a tomada de decisão

Em resumo, confira a seguir os principais benefícios proporcionados pelo uso do ERP na jornada de transformação digital:

  • Revisitar os processos continuamente para adequá-los às novas demandas de mercado; 
  • Aprimorar e facilitar os fluxos de trabalho, conferindo maior eficiência operacional;
  • Obter inteligência de dados para inovar e desenhar estratégias assertivas;
  • Inovar e resolver problemas para uma experiência focada no cliente;
  • Diferenciar e criar valor para os consumidores;
  • Agilizar e obter precisão para tomar decisões seguras;
  • Reduzir custos e causar menos danos ao meio ambiente. 

Como o ERP Sankhya impulsiona a transformação digital?

Um sistema de gestão em nuvem, com versão web e mobile, integrado, flexível, focado na geração de dados inteligentes. Este é o ERP Sankhya, que confere aos clientes mais eficiência, processos otimizados e gestão assertiva dos seus negócios. 

O ERP já conta com soluções avançadas, como o BI Sankhya e a BIA (Business Intelligence Analyst):

  • O BI, um recurso nativo do ERP Sankhya, trata um grande volume de dados com segurança e gera relatórios gerenciais para apoiar a tomada de decisão
  • A inteligência artificial da Sankhya é uma assistente virtual que fornece aos gestores informações sobre o negócio em tempo real e de qualquer lugar

A Sankhya continua inovando para ajudar as empresas a lidarem com os desafios da transformação digital, como contou Breno Riether, CGO da empresa, em entrevista à revista Isto É.

Uma das novidades é a integração do recurso “Gerente on-line” com a tecnologia ChatGPT. A solução, que está em fase de testes, tem a finalidade de apoiar os gestores na interpretação dos principais indicadores de performance do negócio. “Nós continuaremos investindo em tecnologia para atender as reais necessidades dos nossos clientes. Mesmo com resultados expressivos, não medimos esforços para lançar novidades”, declarou Breno.

“O ChatGPT pode ainda contribuir com inúmeras atividades na rotina das empresas, como pesquisas, análises, aprendizagem e atendimento ao cliente”, comentou Claudio Gualberto, diretor de tecnologia da Sankhya, em entrevista  ao canal Homework, do Portal Terra. 

Como vimos, a transformação digital é um caminho essencial para as empresas alcançarem o sucesso no mundo empresarial. E não estamos falando em algo futurístico. Acelerado pela pandemia, o ambiente digital já é parte da rotina das pessoas: trabalho remoto ou híbrido, crescimento do e-commerce, serviços públicos digitalizados e bancos virtuais são alguns exemplos. 

Nesse contexto, o ERP é um aliado para a jornada de transformação digital nas empresas para organizar seu back-office, otimizar recursos e processos e nortear a tomada de decisões. Com isso, as empresas podem impulsionar seu crescimento, melhorar a eficiência operacional e obter uma vantagem competitiva. 

Experimente o ERP Sankhya  e fortaleça a estratégia de transformação digital da sua empresa.