Pular para conteúdo

[Infográfico] Melhores práticas de Governança Corporativa em cenários incertos.

Estamos vivendo um momento único e imprevisível, sabemos que nunca foi tão necessário transformar a sua forma de fazer negócios. Por...

Estamos vivendo um momento único e imprevisível, sabemos que nunca foi tão necessário transformar a sua forma de fazer negócios. Por isso, a Sankhya está realizando o Sankhya Live Week. Uma semana de conteúdos ao vivo sobre o que as empresas estão fazendo para minimizar os impactos da crise devido ao Covid-10. 

No nosso primeiro encontro tratamos sobre as Melhores Práticas de Governança Corporativa em cenários incertos. Nossos convidados foram Fábio Almeida da Alianzo, Martin Brandt da Kothe Transportes e Alessandro Gontijo da Transportes Brasil Central. 

Separamos alguns insights abordados pelos nossos convidados durante a live neste Infográfico abaixo.

 

<< Clique aqui para fazer o download do Infográfico.<<

 

# Dica de Enfrentamento à crise

 

Martin Brandt da Kothe Transportes, trouxe uma dica muito válida. De acordo com ele, desde o início da crise, e também  dentro do processo de governança, eles estruturaram um comitê de gestão.

Esses comitês tratam de assuntos de maior relevância dentro da organização e devem ser multidisciplinares para discutir todo o processo.

Nessa crise, não foi diferente, criaram um comitê de enfrentamento, onde foi feito o levantamento de todas as medidas cautelares possíveis. A partir da formação desses grupos temáticos, conseguiram formular várias medidas e partir para a ação.

 

#Dica de Implantação da Governança Corporativa

 

De acordo com Fábio Almeida, da Alianzo, a implantação de governança se dá em dois pilares: conhecimento, pois sem ele nada prospera, as empresas devem ter sede de aprender.

A outra é a consciência, de criar uma empresa que não dependa apenas do empreendedor, deve ser autônoma.

Martin, também falou um pouco do papel da tecnologia dentro das organizações. A tecnologia é parte integral da governança. Para que ela sustente e expanda os objetivos da governança. De acordo com ele, pessoas, tecnologia e processos devem andar juntos para o benefício de uma organização.

Isso ficou claro, com o case da Transportes Brasil Central, trago pelo Alessandro Gontijo. De acordo com ele, a governança corporativa e o uso da tecnologia, propiciou 50% de redução da despesa financeira na empresa. 

 

# Dica de superação à crise

 

Martin Brandt trouxe ainda, para concluir, uma citação do Albert Einstein bem apropriada para o momento:

“O inconveniente das pessoas e dos países é a dificuldade para encontrar as saídas e as soluções. Sem crises não há desafios[…] Falar da crise é promovê-la, e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la.”

Esse é o resumo do nosso primeiro dia de Sankhya Live Week. Acompanhe mais conteúdos em nossas redes sociais. 

 

Sobre o autor
Thamara Miranda

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.