Mobilidade no ERP: é possível acessar o sistema de qualquer lugar?

Veja a importância para a sua empresa ter mobilidade no ERP e acessá-lo em tempo real de qualquer lugar....

O trabalho remoto vem ganhando cada vez mais espaço, seja com o home office ou com a execução de atividades externas à empresa. Para que os colaboradores tenham mais eficiência nas suas atividades, é importante que a organização tenha mobilidade no ERP, que possibilita o acesso em tempo real de qualquer lugar.

Hoje, quero conversar com vocês sobre a mobilidade no ERP, um assunto que está ganhando novas dimensões nos últimos tempos e é de grande necessidade para as organizações que desejam melhorar o desempenho da sua equipe. Confira!

Mobilidade no ERP pós-pandemia

Estão surgindo novas vertentes relacionadas à mobilidade no ERP, à medida que a tecnologia avança e as pessoas se habituam com essa nova forma de trabalho. Depois que a mobilidade cresceu e se expandiu com a pandemia, quem não estava adaptado a ela se viu obrigado a fazer as mudanças necessárias. E quem não tinha ingressado, passou a fazer parte.

É importante que os ERPs em geral e o da sua empresa, em particular, tenham a capacidade de mobilidade. No entanto, hoje ainda não é possível ter um ERP completamente dentro de um celular porque ele é um sistema grande e complexo, que não cabe dentro de um smartphone. E não é apenas pelo tamanho, mas também porque é difícil lidar com as várias operações que ele oferece.

Nesse cenário, uma pesquisa da consultoria Gartner mostrou que 43% dos entrevistados afirmam que a empresa comprou novos softwares para o trabalho remoto. Dessa forma, entendemos que essa é uma realidade da qual não se pode mais fugir, pois os ERPs têm cada vez mais ligação com um aplicativo em dois níveis, como explicamos a seguir.

Primeiro nível

No primeiro nível, temos várias tarefas podendo ser executadas em aplicativos, especialmente, aprovações.

Quando se estabelece uma cadeia de aprovações, muitas vezes, o executivo, que tem o privilégio de acesso seja de pagamentos, viagens, descontos, operações comerciais ou logísticas, é alguém que está em diferentes lugares a todo momento. 

Então, é importante ter, no mínimo, a funcionalidade de aprovação no aplicativo. Assim, quando o usuário está executando a sua tarefa no ERP, ele precisa de uma aprovação para seguir adiante.

Nesse caso, ela seria encaminhada através de uma notificação para o celular de quem vai aceitar o acesso. Após aprovado, é feita a integração automaticamente com o sistema.

Existem outras tarefas que também podem ser feitas em aplicativos, como a avaliação de resultados e a visualização de indicadores de desempenho

Também podemos falar da assistente pessoal com inteligência artificial, que é algo que os melhores ERPs possuem e alguns deles inclusive têm essa solução muito bem desenvolvida.

Segundo nível

Temos uma série de fatores que podem ser colocados em aplicativos e que fazem parte do que é o ERP, mas existe uma outra dimensão, que são aqueles que se integram ao sistema. São cada vez mais comuns os apps que executam pequenas tarefas e se acoplam ao ERP

Dessa forma, é possível ter estabilidade, maturidade e confiabilidade, que só um sistema grande, complexo e robusto tem, com a agilidade, que só um pequeno aplicativo pode proporcionar. 

Existe essa ligação entre ERP e aplicativo, mas vai chegar o momento em que haverá uma demanda para que o software inteiro esteja dentro do celular.

É possível colocar um ERP inteiro no celular?

Colocar o ERP inteiro em um celular é possível através de tarefas processualizadas. Ou seja, aqueles sistemas mais antigos, que são baseados em módulo, vão ter que evoluir. Já existem ERPs mais modernos e tecnológicos que são baseados em processos e não em módulos

A unidade de funcionamento do ERP é o processo. Então, você coloca esse processo dentro do software, com cada uma das tarefas individualizadas. Assim, o que vai para o celular da pessoa que executa a atividade não é o sistema inteiro, mas apenas a tarefa que ela precisa concluir

Quando o colaborador baixa o ERP no celular, ele não tem o sistema inteiro, e sim, o seu processo. Assim, quando ele entrar no aplicativo, basta colocar o usuário e a senha para que o sistema forneça os processos que a pessoa precisa executar, sem ter que baixar um módulo inteiro.

Esse é o futuro do ERP em conjunto com a mobilidade. Algumas empresas já estão mais próximas de chegar a essa evolução e outras ainda muito longe. Por isso, a próxima vez que você for trocar o software, pense nas organizações que estão com esse projeto em andamento e que podem oferecer a você esse novo futuro do ERP, que é a mobilidade.

Veja o vídeo em que falei sobre o assunto

Você tem alguma experiência marcante e interessante de mobilidade no ERP? Alguma integração ou ideia revolucionária? Inscreva-se no canal e vamos trocar ideias a respeito desse assunto.

Sobre o autor
Mestre do ERP

Com mais de 30 anos de experiência em ERP, Marco Antônio Salvo possui experiência na área de serviços, desenvolvimento e software. Atualmente atua na área de desenvolvimento de novos negócios e soluções na Sankhya Gestão de Negócios, e tem o maior canal sobre ERP do Brasil, o Mestre do ERP.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Região Sudeste
Sul
Região Nordeste
Região Centro-oeste
Região Norte

Central de Vendas  0800 940 0750
plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.