Fintech: o que é e sua importância para o mercado financeiro

A fintech surgiu para inovar o mercado financeiro e facilitar a rotina das pessoas, que procuram cada vez mais praticidade...

A fintech surgiu para inovar o mercado financeiro e facilitar a rotina das pessoas, que procuram cada vez mais praticidade e otimização de tempo. Ter serviços bancários solucionados apenas com um smartphone é o futuro digital da área de finanças.

A tecnologia facilita processos burocráticos de forma que as pessoas possam resolver questões de banco em apenas um clique e de forma totalmente digital. O mercado financeiro vem eliminando conceitos tradicionais e revolucionando o setor.

Neste artigo, explicamos o que é fintech, como ela funciona, quais são os tipos que existem hoje e o que mudou no mercado financeiro com a chegada dessas startups. Confira!

O que é fintech?

Originadas da 4ª Revolução Industrial, as fintechs são startups financeiras que oferecem produtos e serviços do setor de forma digital, com a tecnologia como o diferencial no mercado. A palavra é uma junção de financial (financeiro) e technology (tecnologia).

A Indústria 4.0 chegou para automatizar os modelos de negócio através de máquinas e softwares que proporcionam inovação, agilidade e qualidade. Com diversas soluções disponíveis, as fintechs podem ser utilizadas apenas com um dispositivo móvel.

É um ótimo recurso para as pessoas que têm uma rotina corrida, não querem perder tempo resolvendo burocracias em um banco e conseguem fazer tudo de qualquer lugar, em tempo real com um smartphone.

O ‘Fintech Report 2022’, realizado pela Distrito Fintech Report, registrou 1.289 fintechs no país. Dentre as categorias em funcionamento, algumas citadas  foram:

  • Fintech de crédito ou empréstimo;
  • Fintech de pagamento;
  • Fintech de serviços digitais;
  • Fintech de criptomoedas;
  • Fintech de investimentos;
  • Fintech de finanças pessoais;
  • Fintech de crowdfunding.

Como funciona uma fintech?

A principal funcionalidade de uma fintech é auxiliar empresas e pessoas a executarem suas operações financeiras com praticidade através da tecnologia. Com um sistema desenvolvido pela própria fintech, é possível acessar serviços sem a burocracia dos bancos físicos. 

Até mesmo operações mais complexas como empréstimos, por exemplo, podem ser feitas com um smartphone de forma rápida. E todos os serviços disponibilizados pelas fintechs possuem menores taxas quando comparados aos serviços tradicionais. Como citado anteriormente, são diversas as categorias de fintechs no Brasil e todas são regulamentadas pelo Banco Central.

O que caracteriza uma fintech, além do uso da tecnologia para prover todo o serviço, são operações 100% digitais, baixos custos, soluções rápidas, segurança de dados e preocupação com a educação financeira dos clientes. Entre os serviços oferecidos podemos citar:

  • Gestão financeira;
  • Conta digital;
  • Empréstimos online;
  • Cartão de crédito sem anuidade;
  • Taxas baixas;
  • Acesso a seguros;
  • Investimentos online.

Quais são os tipos de fintechs?

As fintechs possuem várias categorias que atendem a diversas necessidades econômicas, o que faz com que o mercado financeiro esteja cada vez mais digital e com fácil acesso para empresas e consumidores. Acima, listamos os principais tipos de fintechs encontradas no mercado e, a seguir, explicamos as características de cada um e suas finalidades.

1. Fintechs de crowdfunding

Crowdfunding é um financiamento coletivo de projetos, seja para empresas, pessoal, social ou cultural. A fintech voltada para essa categoria auxilia organizações ou indivíduos a fazerem um financiamento independente. Funciona como uma “vaquinha digital”, em que quem tiver interesse em ajudar, seja usuário ou investidor, faz a doação totalmente online.

É um ótimo meio para quem tem um sonho de abrir a própria empresa e precisa de recursos financeiros para começar. Entre as principais fintechs do mercado de crowdfunding no Brasil, podemos citar:

2. Fintechs de meios de pagamento

As fintechs de meio de pagamento estão entre as categorias de fintechs que existem em maior quantidade no Brasil e vêm crescendo constantemente. São facilitadores para que as empresas possam vender mais e os clientes comprarem com mais comodidade. Essas fintechs oferecem, por exemplo, máquinas de cartões para as organizações e cartões de débito e crédito para pessoas físicas.

Outros serviços também são disponibilizados nessa categoria, como saques gratuitos, empréstimos, cashbacks, cartões sem anuidade, entre outros benefícios.

3. Fintechs de criptomoedas

O mercado de criptomoedas vem crescendo de forma acelerada e o Brasil já está entre os cinco países do mundo com o maior número de investidores. As fintechs dessa categoria funcionam como um portal para a transação das moedas.

Para o investidor, esse é um ótimo meio para acompanhar a cotação do mercado, vender as criptomoedas, comprar, analisar, monitorar a movimentação e avaliar se as moedas estão valorizando ou não.

4. Fintechs de empréstimos

Segundo dados da 2ª edição da pesquisa “Fintechs de Crédito Digital”, em 2021, o número de empréstimos concedidos por fintechs foi de R$ 12,8 bilhões, o dobro se comparado com o ano anterior.

Financiamentos em bancos são processos exaustivos, complexos e burocráticos, o que impede muitas pessoas e empresas de conseguirem executar o empréstimo. Essa categoria de fintechs é uma forma prática e totalmente digital de fazer esse processo. Além disso, as taxas cobradas de juros são bem menores em relação às instituições financeiras tradicionais.

5. Fintechs de controle financeiro

Com a correria do dia a dia tanto para empresas quanto para as pessoas, manter um controle das finanças é um desafio. Para resolver esse problema, as fintechs de controle financeiro são a solução perfeita para organização.

Para consumidores, essa categoria disponibiliza cartões com benefícios e taxas reduzidas, além do controle pessoal, e para as organizações, elas oferecem softwares específicos para a gestão fiscal.

6. Fintechs de investimentos

Aplicar capital de forma simples e segura é o que as fintechs de investimentos permitem. O investidor pode ter o auxílio de um corretor para conduzir suas ações ou monitorar todos os processos sozinho.

É uma maneira menos complexa e burocrática de fazer investimentos em vários segmentos, como, por exemplo, financeiro, imobiliário, câmbio, entre outros. As startups são regulamentadas pelo Banco Central, utilizam 100% a tecnologia em todos os processos e permitem aos investidores receberem uma rentabilidade maior.

O que mudou no mercado financeiro com as fintechs?

Com o avanço rápido da tecnologia e a Indústria 4.0 cada vez mais inovadora, diversos segmentos passaram a automatizar suas atividades e, assim, conquistar maior destaque no mercado financeiro.

Por ser um setor em que a maioria dos serviços e atividades são burocráticas e complexas, as fintechs chegaram para dominar essa área e oferecer a praticidade e a agilidade que pessoas e empresas buscam para otimizar a rotina do dia a dia.

Um dos pontos principais de mudança no mercado financeiro com a chegada das fintechs foi a redução de custos ou inexistência das taxas bancárias. Além disso, possibilitou um aumento da educação e da gestão financeira de forma simples e prática. 

Para as empresas, melhorou a forma de fazer negociações e personalizações de produtos para os clientes. Entre as inúmeras vantagens da chegada das fintechs, as principais são:

  • Diminuição da burocracia;
  • Redução dos custos;
  • Atendimento mais próximo com o cliente;
  • Operações 100% digitais.

Quer saber mais sobre como otimizar as rotinas financeiras da sua empresa e aproveitar as novidades da tecnologia? Leia também: Relatório financeiro: o que é e 10 relatórios que sua empresa precisa ter.

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Região Sudeste
Sul
Região Nordeste
Região Centro-oeste
Região Norte

Central de Vendas  0800 940 0750
plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.