Financeiro

Gestão financeira: Automação do controle de pagamentos e recebimentos

Compreenda como a automação da gestão financeira garante retornos no faturamentos de um negócio.
homem fazendo controle de pagamentos e recebimentos

A gestão financeira é um dos pontos mais sensíveis na administração de um negócio, já que todos os departamentos da empresa dependem da saúde das finanças para caminharem bem.

No entanto, apesar dessa importância fundamental, nem sempre o setor financeiro recebe a atenção devida e não é raro que os controles da área sejam feitos de forma manual e inadequada, o que resulta em erros, falhas e informações pouco confiáveis para basear as decisões do negócio.

Se você é um gestor empresarial e ainda não sabe por que deve automatizar os processos do seu departamento financeiro, neste artigo nós mostramos como a tecnologia pode tornar o controle de suas finanças mais eficaz.

Os problemas ocasionados pela gestão financeira ineficiente

Um controle de finanças mal feito pode resultar em diversos problemas para a empresa, dentre eles, está não saber o real custo operacional do negócio, o controle de pagamentos e recebimentos ineficazes, mau gerenciamento do estoque e o registro inadequado de dados.

Quando realizada com base em anotações e planilhas não automatizadas, a gestão financeira fica altamente suscetível a erros, já que depende de alimentação e atualização manuais, ações que estão sempre sujeitas a falhas, o que pode ocasionar altos prejuízos.

Softwares que auxiliam no controle da gestão financeira

Para impedir que problemas ocasionados pela má gestão das finanças ameacem a saúde do seu negócio, adotar sistemas de gestão, que diminuem a incidência de falhas no registro de dados, aumentam a confiabilidade das informações e integram os processos é essencial.

As ferramentas automatizadas, como os módulos de um ERP, são capazes de realizar o controle eficiente dos diversos processos que ficam sob a responsabilidade da área financeira, garantindo que o fluxo de finanças seja cumprido com precisão. Dentre suas funções estão:

  • O controle de pagamentos e recebimentos;
  • A administração de inadimplentes;
  • O controle do fluxo de caixa;
  • A emissão de notas fiscais;
  • A emissão de relatórios financeiros.

Os benefícios da automação de processos e da integração entre as áreas da empresa

 

Na imagem, temos o código-fonte de um sistema de gestão financeira.
Para garantir uma gestão financeira saudável é importante que a automação integre todos os processos da empresa de ponta a ponta.

A automação dos processos de gestão financeira traz diversas vantagens para a empresa, a principal delas é a exatidão no controle das finanças, que feito de ponta a ponta, diminui gastos e aumenta a lucratividade.

Neste sentido, é válido destacar a redução das perdas no faturamento advindas de gargalos operacionais, como situações de retrabalho, erros sistemáticos devido ao fornecimento de dados de forma manual, entre tantos outros exemplos que são facilmente contornados com as soluções em automação.

Há, ainda, os benefícios da integração entre as áreas da empresa, feita pela capacidade do software de gestão financeira de compartilhar dados e informações de forma instantânea e confiável, garantindo maior assertividade em todas as ações do negócio. 

A implantação de um sistema de gestão financeira ainda permite antever atrasos de pagamento, prever receitas, visualizar graficamente resultados, calcular multas e juros, administrar necessidade de capital de giro e controlar remotamente operações, tudo de forma prática e segura. 

Os indicadores essenciais para uma gestão financeira eficiente

Para avaliar se a gestão financeira da sua empresa está ocorrendo de forma efetiva, é importante elencar pontos estratégicos. Estes mesmos pontos estratégicos devem ser atendidos pelo ERP que seu negócio contratar.

Avaliar o fluxo de caixa em tempo real e emitir relatórios financeiros atualizados é essencial para decisões assertivas. E serão estas decisões, munidas de dados precisos que irão garantir uma empresa competitiva.

Deste mesmo modo, ter um controle de pagamentos e recebimentos  centralizado, com feedbacks instantâneos aos lançamentos dos colaboradores, torna possível um controle rígido dos gastos e ajuda prevenir prejuízos advindos de um mau planejamento.

Continuando com as considerações de caráter orçamentário, também é válido destacar que quanto antes o DRE estiver disponível para consulta, mais garantida é a saúde financeira da empresa, o ideal é que ele possua informações atualizadas a cada movimento do fluxo de caixa.

Para se aprofundar um pouco mais na questão dos principais indicadores da gestão financeira da empresa, nós indicamos que você confira o vídeo do Mestre do ERP logo abaixo:

 

Conheça a solução da Sankhya para a gestão financeira baseada em tecnologia

Se você quer melhorar os processos da sua empresa e usufruir de todos os benefícios que um bom sistema de gestão financeira pode oferecer, conheça a Sankhya, uma das maiores provedoras de ERPs no Brasil.

 No mercado desde 1989, nós já atendemos a 6.500 clientes corporativos e oferecemos soluções que preparam o seu negócio para o futuro.

 

Compartilhe:

Comentários

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.