Não adianta ter um excelente produto ou serviço e não saber precificá-lo da maneira correta. Atualmente, o markup é um dos métodos mais utilizados no mundo para definir preços e políticas de venda. Isso acontece porque é uma forma simples e prática de precificar. 

Resumidamente, o markup garante uma negociação justa entre os envolvidos e que leva em consideração custos de produção, distribuição, encargos e o lucro esperado.  Ou seja, o markup ajuda na definição do mínimo a ser cobrado e de valores estipulados de lucros. 

E não é só isso, ele avalia os fatores internos (mão de obra, armazenamento etc.) e externos como concorrência, taxa de juros, indicadores macroeconômicos, valores de fornecedores, entre outros. 

É aconselhável que todo negócio faça o cálculo de markup, já que ele impacta positivamente nas projeções de vendas e nos resultados financeiros. Saiba agora o que é markup. 

O que é markup?

Conforme dito anteriormente, o markup é uma forma de determinar o preço de venda de produtos e serviços, levando em consideração os custos deles e garantindo uma boa margem de lucro.  

Lembramos que não existe um índice ideal, já que o cálculo varia de acordo com a área em que a empresa atua e o tipo de negócio. Portanto, os custos podem ser diferentes de um negócio para outro.

Reforçamos que o cálculo do markup não deve ser o único parâmetro de decisões financeiras. É preciso estar atento ao que o segmento pratica e, se necessário, fazer adaptações e mudanças, alinhando realidades internas e externas.

Isso faz com que o produto ou serviço tenha maior competitividade no mercado e evita prejuízos de vendas ao oferecer preços abaixo do praticado. Da mesma forma, se os produtos oferecidos são muito mais caros do que os concorrentes, não vão encontrar compradores.

Qual é a importância do markup na precificação de produtos?

O cálculo do markup é importante porque está diretamente ligado ao sucesso ou fracasso de um negócio.  Na medida em que um empresário ou gestor financeiro define a política de preços, está determinando parte crucial do retorno financeiro. 

É justamente ele que ajuda na descoberta dos custos e das despesas da empresa, e vislumbra os lucros. Os empresários que não usam o cálculo de markup podem descobrir tarde demais os erros da falta de políticas financeiras claras e estratégicas. 

E não para por aí. A importância de calcular o markup de uma empresa passa desde a simples tomada de decisão de quais produtos e serviços oferecer até toda gestão financeira do negócio. 

Entenda quais são os principais benefícios

O cálculo do markup possibilita tomadas de decisões baseadas em dados e informações concretas, o que aumenta as chances de acertos e rentabilidade a curto, médio e longo prazo. Elencamos aqui alguns dos benefícios em fazer o cálculo de markup:

  • Melhora a perspectiva de custos operacionais, despesas gerais e margens de lucro;
  • Auxilia na definição de estratégias de preços baseadas na realidade interna e externa da empresa;
  • Possibilita maior garantia de quitação de gastos e geração de lucro;
  • Apoia na aplicação de descontos, sem afetar a lucratividade;
  • Ajuda a definir o posicionamento da marca;
  • Sustenta o equilíbrio do negócio;
  • Pode interferir e impactar positivamente no volume de vendas;
  • Possibilita a medição e o aumento da rentabilidade;
  • Intensifica a segurança nas negociações;
  • Reduz probabilidades de erros, falhas e muito mais. 

Quais são os componentes do markup?

Agora que ficaram claros a importância e os benefícios em usar markup em um negócio, é importante saber que ele é constituído por vários componentes. 

O primeiro deles é o custo da mercadoria vendida (CMV). Esse componente de markup é a soma de todos os gastos que a empresa teve para comprar, fabricar e armazenar os produtos até a venda.

Para calcular o CMV, é necessário identificar quais foram os custos de aquisição e subtrair os descontos. Depois, é só somar os impostos recuperáveis e não recuperáveis, fretes, seguros e toda e qualquer despesa relacionada à aquisição.

O segundo componente são os impostos. Eles variam de acordo com o regime de tributação do negócio. Portanto, a alíquota que incide sobre o faturamento de cada empresa é diferente. Com esses dados em mãos, é só calcular o valor de impostos para cada produto ou serviço.

Além dos custos e impostos, é importante que o markup leve em consideração componentes como: comissões, custos fixos (folha de pagamento, aluguel, despesas administrativas etc.) e lucros desejados. 

Mas, afinal, como calcular corretamente o markup?

Existe uma fórmula pré-estabelecida (em porcentagem) para o cálculo do markup, que é:

Markup = 100/[100 – (DF+DV+ML)]
  • DF são as despesas fixas;
  • DV são as despesas variáveis;
  • ML é a margem de lucro ou lucro presumido.

Para exemplificar, imagine que você tem uma empresa cujas despesas fixas representam 15%, as despesas variáveis, 10%, e a margem de lucro é de 20%. 

Aplicando na fórmula:

Markup = 100/[100 – (15+10+20)]

Markup = 100/[100 – 45] 

Markup = 100/55 

Markup = 1,81

Depois de definido, é necessário estipular o preço de venda. Este cálculo leva em consideração a seguinte fórmula:

Preço de Venda = CP x Markup PV
  • CP é o custo de produção (CP) com matéria-prima e mão de obra;
  • Markup PV é o markup preço de venda. 

Imaginando no exemplo acima que o custo de produção (CP) com matéria-prima e mão de obra da empresa seja de R$ 35, o preço de venda seria de:  

Preço de Venda = CP x Markup PV

PV = 35 x 1,81 

PV = 63,35

Logo, o preço de venda do produto deve ser de R$ 63,35.

Fácil, não é mesmo? Mas, para simplificar ainda mais, existem ferramentas no mercado que fazem os cálculos automaticamente e ainda unificam as informações em um só lugar. É o caso do Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP).

Como funciona a precificação no ERP?

Como funciona a precificação no ERP Sankhya

Uma vez que a empresa entende a importância de fazer os cálculos de markup corretamente, ela tem a tranquilidade de que as vendas vão contemplar as despesas operacionais, a margem de contribuição e o custo de produção.

Sendo assim, evita prejuízos e garante resultados financeiros. Um cálculo bem feito de markup é o primeiro passo que faz toda diferença no sucesso do negócio. 

Para facilitar os cálculos, uma solução ERP auxilia digitalmente na precificação dos produtos para que eles cubram os custos. O sistema ainda possibilita a observação e a manutenção de uma margem de lucro satisfatória.

O ERP Sankhya, por exemplo, pode ser configurado para automatizar processos e permitir o acompanhamento, em tempo real, do lucro ou prejuízo, fazendo a apuração do custo contábil dos produtos ou serviços, dos custos de reposição, dos gastos fixos e variáveis e do custo gerencial. 

Além disso, a solução ERP ajuda em: definição das tabelas de preços, políticas de descontos e promoções, preço de venda, formação do preço de venda e análise e atualização das margens de lucro de acordo com os resultados.

Na prática, o sistema ERP une as informações de markup, fluxo de caixa, margem de lucro, ponto de equilíbrio, entre outros, facilitando e agilizando todo o sistema de gestão financeira de um negócio

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