Sabemos que administrar o fluxo de entrada e saída de mercadorias das empresas é um processo que exige muito planejamento estratégico. Isso porque, quanto mais eficiente for o sistema, com maior facilidade você atende às necessidades dos seus clientes de uma maneira rápida e eficaz. 

Você pode ouvir esse artigo clicando logo abaixo:

Por isso, se você quer ter mais rentabilidade e economia de custos, uma boa ideia é investir no sistema wms.

O sistema auxilia a aperfeiçoar toda a gestão da empresa, otimizando as mercadorias para conquistar benefícios que ajudam em toda a cadeia de negócios. Para isso, contar com uma ferramenta eficaz é sinônimo de lucratividade.

Vamos aprender mais sobre o sistema wms? Continue a leitura e saiba mais!

Entenda o que é sistema wms

Warehouse Management System, ou wms, nada mais é do que o sistema de gerenciamento de armazéns. Ele traz diversos benefícios para a sua organização, uma vez que agiliza todo o fluxo de informações e também a proporciona a utilização dos recursos no espaço físico do estoque.

Dessa maneira, toda a cadeia de suprimentos são baseadas em gerar valor ao seu negócio. 

Além disso, o sistema wms oferece diversas funções que apoiam a estratégia logística e operacional direta da empresa, apoiando e oferecendo suporte para as seguintes áreas:

  • organização do fluxo dos processos;
  • planejamento e alocação de recursos (pessoas e equipamentos);
  • programação de entrada de pedidos (compras);
  • administração da portaria e da recepção de produtos (especialmente as docas);
  • recebimento de mercadorias;
  • inspeção e controle de qualidade;
  • armazenagem inteligente;
  • controle de lotes e datas de validade (rastreabilidade);
  • transferências e ressuprimentos;
  • programação da separação de pedidos (vendas);
  • conferência e expedição de mercadorias;
  • inventários.

Portanto, o sistema wms integra todos os processos da sua organização de uma maneira inteligente e automática

Sistema wms que permite o controle de estoque
Investir em um sistema wms é a garantia de rentabilidade e economia

Desse modo, todas as pessoas e os recursos são acionados de forma a garantir uma máxima eficiência em toda a cadeia organizacional.

Veja quais são os principais benefícios do sistema wms

Como vimos, o sistema wms permite auxiliar em diversas áreas da sua organização. Vejamos agora, na prática, como ele traz benefícios para a sua marca:

Ajuda na organização do fluxo de processos

O wms possibilita a otimização do fluxo de processos, trazendo resultados palpáveis para a empresa.

O gerente de tecnologia de uma empresa cliente Sankhya afirma que eles triplicaram a capacidade de processar os pedidos, diminuíram o tempo de entrega dos clientes e ainda eliminaram os erros nos pedidos de separação. 

Isso acontece porque o sistema wms trabalha em desempenhar diversas atividades simultaneamente, organizando-as de uma maneira inteligente.

Promove mais facilidade na entrada de pedidos

O sistema wms faz com que as compras de mercadorias sejam programadas de acordo com o giro dos produtos. Para tanto, ele calcula o estoque mínimo necessário e cruza com os dados sobre a segurança e estoque máximo.

Portanto, na medida em que os usuários promovem movimentações no sistema, ele sinaliza e antecipa a falta de produtos. Isso aumenta o giro, melhora o prazo médio de entrega e ainda evita atrasos nas ordens de compra.

Administra a portaria e a recepção de produtos

Não basta apenas saber quando é necessário comprar um novo produto para a produção da ordem de compra do cliente. É preciso também administrar a portaria e recepção desses produtos.

Então, o sistema wms auxilia as equipes a administrar esses prazos de entrega dos fornecedores de tal maneira que a quantidade de mercadorias a serem recebidas não exceda a capacidade de recepção dos produtos na empresa — assim, evita atropelos ou atrasos nas entregas.

Caminhão em estoque auxiliando o sistema wms
A administração da portaria, proporcionada por um bom sistema wms, também ajuda a sinalizar os agendamentos.

Garante a inspeção e o controle de qualidade

Não basta apenas entregar ao cliente o produto na data certa. Você precisa garantir a inspeção e o controle de qualidade desses materiais e, o sistema wms permite que isso aconteça. 

Como o sistema já possui todas as informações do pedido, da compra, da nota fiscal e do estoque, o sistema wms pode cruzar esses dados e sinalizar automaticamente se há alguma irregularidade.

Assim, o processo não requer grande conhecimento por parte dos funcionários e, ao mesmo tempo, garante que a operação seja realizada da maneira mais adequada, evitando erros causados pela conferência manual. 

Além disso, vale ressaltar que o sistema wms alerta o gestor do armazém quando encontra algum problema ou irregularidade.

Em suma, o sistema wms traz diversos benefícios para aperfeiçoar a gestão da sua empresa. Ele permite integrar todos os processos internos de movimentação com as mercadorias de uma forma automática e inteligente. Além disso, promove total controle sobre o que entra, o que sai e o que está faltando no seu estoque.

No vídeo abaixo o Mestre do ERP fala mais sobre WMS: