Financeiro

O que é SPED Fiscal? Como este sistema funciona?

Um novo sistema está tornando mais fácil o dia a dia de empresários no Brasil. Trouxemos este artigo para te explicar o que é SPED Fiscal e como esta iniciativa recente do governo promete simplificar a gestão fiscal e o pagamento de impostos por parte das empresas, informatizando as contribuições e integrando os fiscos federal, estadual e municipal.

Esse recurso é fundamental não apenas para gestores, mas também para contadores, profissionais da área fiscal e de TI, já que estes são os principais responsáveis pela implantação da novidade

Mais do que isso, são essenciais para o sucesso do projeto SPED e da gestão fiscal das empresas.

Quer entender melhor o que é SPED Fiscal e como o sistema funciona? Acompanhe!

O que é SPED Fiscal 

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)  é um projeto que engloba várias obrigações acessórias digitais, entre elas o EFD Fiscal, conhecido como SPED Fiscal, EFD Contribuições, ECF, eSOCIAL, ECD – Contábil, NF-e, NFS-e, entre outros.

As informações do SPED Fiscal se referem ao período em que os impostos de IPI e ICMS são apurados. 

O SPED, em si, é um arquivo digital que reúne as informações e os documentos fiscais que os fiscos federal e estadual (e, em breve, municipal) necessitam saber.

A função do SPED

O SPED tem o objetivo de beneficiar tanto as empresas quanto o governo. Mas o que é SPED Fiscal para cada um deles?

No caso das empresas, o SPED simplifica e facilita a gestão fiscal, eliminando a necessidade de documentos em papel e, principalmente, simplifica a entrega da documentação necessária para os fiscos ao utilizar um meio digital. 

Já para o governo, o sistema tem o papel de reduzir a burocracia para a entrega desses documentos, centraliza as informações e facilita a fiscalização.

O SPED Fiscal é obrigatório?

Sim, o SPED Fiscal é obrigatório. Ele está previsto na legislação tributária e deve ser apresentado por todas as empresas, substituindo os livros em papel. Por isso, é fundamental entender o que é SPED Fiscal e o que deve estar discriminado na documentação.

A grande vantagem para as empresas é que um software de gestão ERP pode gerar os arquivos digitais necessários para as entregas de maneira automatizada e descomplicada, ajudando na entrega dessas obrigações.

 

Imagem de empreendedores conversando sobre o que é sped fiscal.
Empreendedores buscam saber o que é SPED Fiscal e como o sistema veio para auxiliar as empresas.

Mas como funciona, na prática, a gestão fiscal com o SPED?

A empresa deve enviar um arquivo digital mensalmente, contendo toda a escrituração de documentos fiscais, além de outras informações de interesse dos fiscos estaduais e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. 

No arquivo deve conter registros de apuração de impostos referentes às operações e às prestações praticadas pelo contribuinte.

Como entregar o SPED Fiscal

A própria Receita Federal oferece uma página explicando o que é SPED Fiscal e trazendo um passo a passo para fazer e enviar o seu arquivo. 

Primeiro, o arquivo digital deve ser submetido ao PVA (Programa Validador e Assinador). Esse programa é fornecido pela própria RFB, e você pode fazer o download clicando aqui

Após o arquivo validado sem erros ou pendências, você deve assiná-lo digitalmente usando uma certificação A1 ou A3 — essas certificações são emitidas por entidades credenciadas.

Definitivamente, não há como ignorar o que é SPED Fiscal, uma vez que ele é obrigatório e previsto na legislação tributária. Por isso, é importante que empreendedores fiquem atentos às formas de realizá-lo, além da importância que este documento tem para qualquer empresa.

Apesar do processo burocrático, a boa notícia é que ele pode tornar os processos de gestão fiscal da sua empresa mais fáceis e rápidos. Aliás, focar em processos é uma das estratégias mais importantes para alcançar o sucesso no seu negócio.

Confira este outro artigo para saber como escolher uma boa empresa de ERP e tornar a criação do SPED Fiscal mais simples para você e seus empreendimentos.

Ficou com alguma dúvida sobre o que é SPED Fiscal? Não se esqueça de perguntar nos comentários e de curtir nossa página no Facebook!

Compartilhe:

Comentários

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.