Estoque e Logística

Carga fracionada: o que é e como fazer a gestão logística?

A carga fracionada é uma modalidade de frete que tem crescido consideravelmente, afinal, ela permite dividir o veículo de transporte, reduzindo os custos agregados.

Essa opção pode ser uma solução interessante para as transportadoras que desejam ampliar seus lucros sem espaço ocioso e também para empresas que precisam despachar menores quantidades de produtos. Quer entender melhor? Continue conosco!

O que é carga fracionada?

A carga fracionada é um tipo de frete no qual a transportadora atende mais de um embarcador. Ou seja, ela divide o veículo de transporte com diferentes clientes, permitindo que as empresas enviem pequenas remessas pagando de acordo com o peso da mercadoria e a distância percorrida.

Em geral, os valores cobrados são proporcionais à fração usada do veículo por cada embarcador e o preço referente ao pedágio pode ou não estar incluído no frete.

Vamos supor que você tenha uma empresa em São Paulo e deseje enviar uma mercadoria a Belo Horizonte. Se a quantidade de itens for pequena, você não precisará contratar um veículo específico para fazer essa entrega.

Basta contratar uma transportadora que atue com carga fracionada e ela coletará o seu produto e de outros clientes que tenham o mesmo destino e todas as encomendas compartilharão o mesmo veículo, como o caminhão ou carreta.

Carga fracionada versus carga completa: diferenças

A carga completa (ou carga lotação) é aquela em que a entrega é feita para um só cliente. Geralmente, ocorre quando a carga que precisa ser transportada é suficiente para encher um caminhão. Porém, existe a possibilidade de, mesmo a sua carga sendo pequena, ela ser enviada sozinha – com a empresa arcando todo o custo do frete.

Além da quantidade de carga, outras diferenças são:

·         no caso de carga fracionada, nem sempre é preciso pagar o vale-pedágio;

·         o embarque, na carga fracionada, é feito em diferentes pontos, exigindo da transportadora uma boa estruturação das rotas de carregamento;

·         a entrega, na carga fracionada, poderá ser mais demorada, por isso é essencial a transportadora otimizar muito bem a rota, garantindo que ela seja econômica e eficiente.

Em geral, a carga completa é mais usada para transporte de: produtos químicos, cargas perigosas e grandes volumes de encomendas que têm o mesmo destino final.

Quais as vantagens da carga fracionada?

Depois de entender melhor o que é carga fracionada, você já deve ter notado alguns benefícios dessa modalidade, não é mesmo? Entre eles, podemos citar:

·         aumento da lucratividade para as transportadoras, que podem otimizar o espaço disponível no seu caminhão para atender diferentes demandas e empresas;

·         redução dos custos com frete para as empresas, especialmente para as que desejam enviar pequenas remessas, pois os valores são compartilhados com outras empresas;

·         agilidade nas entregas, caso a transportadora tenha um bom planejamento, pois com uma rota adequada ela conseguirá fazer mais entregas em um só dia, atendendo mais clientes de uma só vez;

·         mais segurança às empresas, já que as transportadoras apenas levam produtos similares, o que evita possíveis extravios, acidentes ou contaminações, como no caso do transporte de alimentos;

·         otimização de estoque, pois a empresa poderá enviar mercadorias regularmente, reduzindo a necessidade de manter grandes estoques, o que influencia nas suas despesas e na ocupação do espaço físico da empresa.

Porém, essa opção também conta com algumas desvantagens, como: limite de capacidade (caso você precise despachar mais produtos, terá que optar por uma carga inteira) e menor flexibilidade de rotas (sendo preciso encontrar uma transportadora com clientes que desejem entregar para destinos próximos ou semelhante ao seu).

Como o ERP pode ajudar nesse processo?

Caminhão na estrada levando uma carga fracionada.
A carga fracionada pode ajudar seu negócio trazendo economia no frete e otimização no estoque.

Se você tem uma transportadora e ela atua no modelo de carga fracionada, é possível que você tenha de lidar com diferentes desafios. A tecnologia tem um papel fundamental na hora de planejar melhor as suas rotas e organizar os pedidos.

Com um sistema de gestão, como um ERP voltado ao setor logístico, você conseguirá registrar todas as informações dos clientes e das mercadorias despachadas, organizando de maneira mais produtiva como as entregas serão feitas.

Além disso, é possível ter um controle maior de todas as atividades das diferentes fases da cadeia de abastecimento dos seus clientes. Assim, será possível automatizar processos e aumentar a sua capacidade produtiva, otimizando o uso da sua frota de maneira a aumentar os seus lucros.

Desafios de atuar com carga fracionada

Os principais desafios da logística de carga fracionada (e que um bom ERP ajuda a resolver) são:

·         infraestrutura das rodovias e segurança das estradas, sendo extremamente importante um planejamento de rota adequada, que considere todos esses pontos, com informação precisa sobre cada trecho da rota e acompanhamento dos seus motoristas à distância;

·         prazo de entrega, uma vez que os consumidores estão cada vez mais exigentes e desejam receber suas entregas cada vez mais rápido. Como a carga fracionada envolve diferentes intermediários, é importante conseguir planejar rotas eficientes, entregando todas as mercadorias de forma rápida e segura.

Se você tem uma empresa e deseja contratar uma transportadora que trabalhe com carga fracionada, a dica é se atentar à cobertura geográfica apresentada pela empresa, aos sistemas e mecanismos de segurança de carga, ao gerenciamento de riscos e a possibilidade de monitoramento da sua encomenda, inclusive com rastreio via aplicativo ou outras tecnologias.

Gostou de saber mais sobre a carga fracionada? Ajude seus colegas: compartilhe estas dicas nas suas redes sociais!

Compartilhe:

Comentários

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.