Customização de ERP: a diferença entre customizar e parametrizar

Um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) é uma ferramenta ampla e complexa, que pode ser vantajosa para empresas de...

funcionários na indústrica fazendo customização de erp

Um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) é uma ferramenta ampla e complexa, que pode ser vantajosa para empresas de diversos portes e segmentos. Entretanto, independentemente do modelo de negócio, a customização de ERP se faz fundamental para que ele se encaixe na rotina da empresa e realmente traga todas as vantagens possíveis. 

Acompanhe a leitura com a gente e entenda o que é um ERP customizável e quais vantagens esse tipo de sistema pode trazer para sua empresa!

O que é customização de ERP? 

Customização de ERP é o processo de personalização do sistema para parâmetros estabelecidos na sua empresa. A customização de ERP pode se dar na alteração de fórmulas, cálculos, fluxos, metodologias, etc, para que o sistema atenda com a maior exatidão possível às especificidades funcionais do dia a dia do negócio. 

Para um customização de ERP eficiente, o workflow da empresa é mapeado de forma detalhada. Com todos os processos e operações mapeadas, o gestor consegue fiscalizar e controlar essa sequência de forma muito mais próxima e automatizada.

Além disso, a customização de ERP garante que os relatórios gerados pela ferramenta contem com maior assertividade de dados, pensando nas demandas específicas do segmento ou da empresa. 

O que é ERP customizável? 

ERP customizável se trata de um sistema de ERP que permite adequação de sua interface para melhor atender às necessidades específicas da empresa. Nem todos os sistemas permitem alterações em suas funcionalidades ou então permitem alterações limitadas. 

Existem disponíveis hoje no mercado diversos formatos de ERP, desta forma, se faz necessário se atentar a este detalhe ao procurar o melhor sistema para a sua empresa – especialmente se o seu objetivo é usar seu sistema ERP de forma estratégica.  

Vantagens do ERP customizável

Personalização do sistema 

Ao optar pela customização de ERP, você adquire um software muito mais personalizado para as especificidades da sua empresa, o que faz com que a sua implantação e manutenção seja mais fácil. Além disso, os relatórios que o sistema gera podem ser muito mais úteis e valiosos para a gestão do negócio. 

Adesão dos colaboradores 

O ERP customizável permite que a ferramenta tenha uma interface muito mais amigável para os colaboradores que precisam utilizá-la, o que pode ser muito vantajoso na hora de treinar a equipe e assegurar que todos cumpram com a utilização adequada do sistema. 

Aumento de produtividade 

Com uma boa customização de ERP, o sistema se torna um aliado no dia a dia da empresa, auxiliando o time a desprender esforços para processos analíticos e tomada de decisões, sem gastar tempo com eventuais disparidades entre a rotina e o ERP.  

Integração com outros sistemas 

Caso seja necessário, a customização de ERP pode assegurar que o sistema funcione em harmonia com outras aplicações e ferramentas usadas na empresa. 

Padronização de processos 

Um ERP customizável pode ser um grande aliado na padronização de processos dentro da empresa, uma vez que o processo de customização requer que os processos sejam mapeados e que seus gargalos sejam identificados. 

Valor da ferramenta 

Como um ERP customizável é desenhado para atender com precisão as necessidades específicas do seu negócio, somente as funcionalidades importantes são incluídas, o que pode garantir maior proveito do sistema. Além disso, a integração adequada do sistema com os protocolos da empresa reduzem os custos de manutenção da ferramenta a longo prazo. 

Pontos de atenção quanto à customização de ERP

É comum se pensar que customizar um sistema de ERP seja algo desnecessariamente caro, já que essa adaptação requer tempo e investimento. Entretanto, um processo de customização de ERP com objetivos claros e bem definidos tende a trazer maior produtividade e reduzir os custos no longo prazo, se provando um investimento interessante para diferentes áreas de negócio. 

Outro ponto de atenção é que, a depender de como a customização do sistema será feita, pessoas chave da equipe deverão ser devidamente treinadas para utilizar o sistema e auxiliar o restante da equipe a fazer o mesmo. Por isso, todo processo de customização deve considerar a usabilidade da ferramenta como um dos aspectos mais importantes.

O que é parametrização de ERP?

Parametrização de ERP é o processo de estabelecer parâmetros para o funcionamento e processamento da ferramenta (por exemplo, podemos parametrizar um ERP para mostrar valores numéricos com as casas decimais arredondadas). 

Ao pensar sobre parametrização de ERP, é necessário considerar o que é feito por cada setor da empresa, como cada time atua e quais dados são processados em cada etapa. De forma resumida, consideramos as entradas, os processamentos e as saídas. 

Qual a diferença entre parametrização e customização de ERP? 

A customização de ERP é caracterizada pela criação e/ou alteração dentro do sistema, enquanto parametrização de ERP se caracteriza pela recorrência de práticas e processos entre dois ambientes (por exemplo, os processos de gestão de estoque da sua empresa com e sem ERP). 

Idealmente, durante a aquisição e implantação de um ERP customizável, ambas as práticas devem caminhar juntas. 

Como escolher o melhor sistema ERP customizável para sua empresa? 

Escolher uma boa empresa de ERP é crucial para o seu negócio. Buscar constante padronização, integração e otimização dos diversos setores do negócio são alguns dos fatores que tem levado cada vez mais gestores e empreendedores a buscar por empresas que ofereçam ERPs customizáveis, amigáveis para o usuário e com suporte eficiente.   

Assim sendo, ao considerar diferentes fornecedores, busque sempre valorizar a adaptabilidade das empresas de ERP e as particularidades dos processos onde ele deverá ser implementado. Além disso, opte sempre por fornecedores transparentes e que ofereçam atendimento personalizado. 

Que tal conhecer as soluções Sankhya para sua empresa e entender melhor o que podemos fazer para o seu negócio?! Entre em contato e saiba como podemos te ajudar! 

Sobre o autor
ERP na Prática

O ERP na Prática é um projeto que visa apresentar como funcionam os principais processos de gestão no dia a dia das empresas dentro do ERP Sankhya.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Região Sudeste
Sul
Região Nordeste
Região Centro-oeste
Região Norte

Central de Vendas  0800 940 0750
plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.