Pular para conteúdo

ERP estoque: como melhorar a sua gestão de estoque

Gerenciar bem o estoque é indispensável para qualquer empresa que deseja alcançar bons resultados. E a tecnologia é uma das...

Empresários reunidos em uma mesa, fazendo uma reunião e utilizando o ERP estoque.

Gerenciar bem o estoque é indispensável para qualquer empresa que deseja alcançar bons resultados. E a tecnologia é uma das principais aliadas nesse sentido, especialmente com o ERP estoque.

Quer entender melhor sobre esse sistema e transformar a sua gestão? Veja só:

O que é um ERP para estoque?

O ERP tem uma série de funcionalidades que são muito interessantes na gestão de estoque, como:

  • entrada e saída de produtos;
  • movimentação de carga;
  • inventário de produtos;
  • ajuste de estoque automático;
  • baixa de produtos (perda, defeito e outros);
  • valorização dos estoques pelo custo médio;
  • fluxo de vendas diário, semanal ou mensal;
  • lista detalhada de contagem.

Dessa forma, o ERP estoque consegue integrar os dados de todos os setores da sua empresa, é possível cruzar as informações de vendas com a quantidade de produtos no estoque, considerando outros dados essenciais, como vendas diárias e tempo que o fornecedor leva para fazer a entrega.

Sem que o gestor tenha que se preocupar, o ERP consegue calcular automaticamente o ponto de pedido de cada produto no estoque e trazer informações claras e precisas, auxiliando também o setor de compras, que consegue fazer pedidos mais acertados, no momento certo, evitando o excesso ou a falta de produtos no estoque da empresa.

Além disso, você poderá usar essas informações para entender melhor seu cliente, avaliando quais produtos e marcas têm mais saída, a sazonalidade de vendas e outros pontos que podem melhorar o seu atendimento e diferenciar o seu negócio.

Quais os benefícios de um sistema de gestão de estoque?

Colaborador trabalhando na gestão de estoque, o qual o ERP estoque ajuda a tornar mais eficaz.
Utilizar o sistema ERP estoque oferece formas de entender melhor seus produtos e os comportamentos dos clientes de sua empresa.

São muitos os benefícios de utilizar um sistema de gestão de estoque. Vamos ver detalhadamente cada um deles:

Ponto de pedido e estoque mínimo

Na hora de gerir o estoque, existem algumas informações que os gestores precisam acompanhar, como o timing exato de quando fazer um novo pedido. Para reduzir a imprevisibilidade e evitar comprar em momentos inoportunos, existe a delimitação de algumas metodologias como ponto de pedido, rotatividade do estoque e estoque mínimo.

Por mais capacitada que seja a sua equipe, contudo, dificilmente eles conseguirão fazer esses cálculos de maneira precisa apenas gerenciando manualmente o estoque. A tecnologia ERP estoque, portanto, é capaz de automatizar essa tarefa, calculando de maneira mais precisa todos os índices importantes para a gestão de estoque, a partir de dados em tempo real.

Assim, por meio de Business Intelligence (BI), o sistema de gestão de estoque é capaz de analisar diferentes variáveis como estoque mínimo, lead time do fornecedor e consumo médio, oferecendo um resultado mais preciso e confiável para você tomar suas decisões.

Inventário

Inventariar o estoque é de suma importância, mas é uma tarefa complicada e que demanda muito tempo dos funcionários. Quando se tem um software como o ERP estoque, esse processo acaba sendo mais rápido, fácil e eficaz, tanto para o inventário final como para o rotativo.

Ao inserir a entrada dos produtos no sistema de gestão de estoque, você poderá aliar tecnologias de rastreio como RFID, código de barras e outros, permitindo monitorar a movimentação de cada produto e ter informações adicionais, como prazo de validade, custo etc.

Curva ABC

A curva ABC é uma das metodologias mais usadas na gestão de estoques. Ela se baseia no princípio de Pareto, que evidencia que em torno de 10 a 20% dos produtos representam quase 80% do capital investido no estoque. Ter essa consciência ajuda o gestor a saber qual nível de atenção deve-se dar a cada item, considerando seu custo-benefício.

Embora seja extremamente importante, fazê-la à mão é algo muito trabalhoso e praticamente inviável na maioria das empresas. Assim, um software de gestão como o ERP estoque faz toda a diferença. Isso porque ele já dispõe de fórmulas matemáticas e cálculos estatísticos padronizados que podem ser aplicados a partir dos dados inseridos do seu estoque.

De maneira bem simples, você terá acesso a curva ABC do seu estoque e poderá ter um norte na tomada de decisão de políticas de segurança e outras estratégias para essa área.

Eficiência na gestão de estoque

O sistema de gestão de estoque, é de suma importância para qualquer empresa porque incorre em custos significativos. Calcular ou prever o giro do estoque, o nível de serviço ou o lote econômico de compra é praticamente impossível sem o auxílio da tecnologia.

Basear-se apenas no feeling ou na experiência dos profissionais, é um passo significativo para aumentar o desperdício, a compra em excesso ou o desabastecimento. E em um mercado cada vez mais competitivo, ter esse prejuízo financeiro não é uma possibilidade para a maioria das empresas.

Com um sistema ERP estoque você consegue automatizar inúmeras tarefas, cruzar dados de outros setores e ter uma eficiência muito maior na sua gestão de estoque, tomando decisões acertadas que ajudam a economizar, melhorar o atendimento da sua clientela e a lucratividade da sua empresa, diferenciando-a da concorrência.

Agora você já sabe tudo sobre ERP de estoque? Conheça a solução da Sankhya. Com diferentes módulos, nosso ERP permite controlar todas as áreas da sua empresa, garantindo uma gestão eficiente do estoque, dos processos logísticos, do setor financeiro e de muitos outros – tudo com o auxílio da inteligência artificial, gerando relatórios precisos e atualizados. Ficou interessado? Entre em contato e saiba mais!

Sobre o autor
Redator Sankhya

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.