Metodologias ágeis: conceito, o que mudou e próximos passos

A rapidez com que a tecnologia vem tomando conta do mercado faz com que as empresas se atentem às metodologias...

A rapidez com que a tecnologia vem tomando conta do mercado faz com que as empresas se atentem às metodologias ágeis e toda a eficiência que elas oferecem para melhorar a forma de trabalho. Para conquistar destaque em meio a tanta concorrência, as inovações precisam fazer parte da rotina dos negócios.

Os softwares são cada vez mais necessários para a execução das atividades em uma empresa e, graças às metodologias ágeis, essas soluções melhoram a rapidez de cada processo da organização.

Neste artigo, explicamos o conceito de metodologias ágeis, como elas funcionam, quais são os 4 valores do manifesto ágil e o que mudou ao longo dos 21 anos de métodos ágeis. Confira!

O que são metodologias ágeis?

Metodologias ágeis são um conjunto de técnicas para gestão de projetos que visam melhorar a produtividade, aumentar a eficiência, otimizar o tempo e elevar a qualidade do trabalho. Dessa forma, todos os processos passam a ser padronizados, o que mantém o trabalho mais alinhado com os propósitos e mais rápido.

Voltadas para o desenvolvimento de softwares, as metodologias ágeis ou, em inglês, Agile Software Development, podem ser aplicadas em todas as etapas de execução de um projeto, até a sua conclusão.

Esse tipo de metodologia possui características específicas como:

  • Facilidade para aderir a mudanças e inovações;
  • Melhoria contínua dos processos;
  • Construção de projetos personalizados;
  • Integração da equipe;
  • Menor custo da produção;
  • Alto valor de entrega ao cliente;
  • Agilidade nas entregas.

Quais são os 4 valores do manifesto ágil?

Na imagem, um diagrama com os 4 valores do manifesto ágil que estão explicados no texto.
4 valores do manifesto ágil

Com o objetivo de sair de processos padronizados e lentos, o manifesto ágil preza pela rapidez, praticidade e qualidade na execução das tarefas. Dessa forma, é possível oferecer valor agregado ao cliente e se destacar no mercado. 

O manifesto ágil não descarta as formas tradicionais e já existentes de desenvolvimento de software, ele apenas adiciona métodos inovadores e mais eficazes para intensificar a execução dos projetos. E esse conceito é todo baseado em 4 valores, que podem ser aplicados não só no segmento de tecnologia, mas também em outros. A seguir, explicamos o significado de cada um.

1. Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas

O primeiro valor que move o conceito do manifesto ágil é colocar as pessoas que estão por trás dos processos como prioridade. É uma crença de que os excelentes softwares são um sucesso devido à forma como as pessoas que fazem parte de toda a criação dele se relacionam e interagem. 

Quando existe uma integração e boa comunicação entre a equipe, o resultado é positivo. Além disso, neste primeiro valor, consta o relacionamento com o cliente e a forma como ele é atendido, inclusive seus questionamentos e dúvidas.

2. Software funcional mais que uma documentação abrangente

O funcionamento e a eficácia do software desenvolvido é mais importante para o cliente do que uma documentação e um planejamento que nunca são executados. As pessoas hoje procuram por agilidade e qualidade e, por isso, os colaboradores devem focar nos processos.

Quanto mais rápida for feita a entrega de um software funcional, melhor será a experiência do cliente. E, caso houver feedbacks relacionados a mudanças, a equipe consegue utilizar essas avaliações como formas de melhorias.

3. Colaboração com o cliente mais que contratos negociados

Os feedbacks dos clientes são fundamentais para a melhoria contínua do produto. Por isso, é importante manter uma boa comunicação e colaboração com quem mais entende da qualidade do software criado, o consumidor.

As tomadas de decisões envolvendo qualquer etapa do processo precisam estar alinhadas com os objetivos do cliente, que deve ser informado dessas fases para somar com a equipe. Os meios tradicionais e antigos de contato apenas no começo e final do desenvolvimento atrapalham a eficiência e a produtividade.

4. Resposta às mudanças mais que seguir um plano fixo

É necessário ter um planejamento bem estruturado do processo de desenvolvimento, mas é importante que os colaboradores estejam preparados para mudanças. O cliente pode querer mudar alguns aspectos ou incluir novas exigências e a equipe deve estar pronta para mudar os direcionamentos e, assim, entregar um produto final com alta qualidade.

Como funciona uma metodologia ágil?

A metodologia ágil funciona de forma a desenvolver um projeto em ciclos rápidos e com qualidade. Mas, para isso, é preciso ter atenção com cada etapa para que seja executada com precisão e cautela, principalmente quando a empresa está em processo de adesão ao método. 

Todas as ações em cada processo do desenvolvimento ocorrem com a comunicação fluida entre a equipe e os clientes, sempre de forma aberta para ajudar nos insights com relação às melhorias, melhorar a produtividade e diminuir gastos com o que for desnecessário.

Segundo o relatório da pesquisa 14th Annual State of Agile Report, 95% das empresas afirmam que aplicam uma metodologia ágil e, dentre os principais benefícios que a aplicação gera nos projetos, estão:

  • Previsibilidade;
  • Visibilidade;
  • Segurança;
  • Alinhamento;
  • Integração;
  • Otimização.

Essas vantagens mostram que a metodologia ágil é um conceito inovador para organizações que desejam produzir com alta performance, mas sempre alinhadas com os envolvidos no projeto. E, para um funcionamento preciso, existem alguns métodos que são os mais utilizados pelas empresas:

  • Scrum: projeto dividido em ciclos denominados sprints, com maximização do tempo de desenvolvimento e foco no objetivo.
  • Kanban: utiliza elementos visuais como facilitadores para entender cada fluxo do projeto.
  • Lean: vindo do conceito de Lean Manufacturing, reduz qualquer desperdício ou ações desnecessárias que não agregam valor ao projeto.
  • Smart: auxilia na definição de objetivos e metas que sejam coerentes com o propósito organizacional. 

21 anos de metodologia ágil: o que mudou?

Fases das metodologias ágeis

Criado em 2001 por um grupo de 17 desenvolvedores de várias áreas de empresas de tecnologia conhecido como Agile Alliance, o manifesto ágil reúne processos, títulos, ferramentas e formas inovadoras de executar o trabalho de desenvolvimento dos softwares.

A tecnologia está sempre em constante transformação ao longo dos anos e, com isso, a metodologia também vai se adaptando às novas inovações, ao perfil do mercado e, principalmente, aos clientes. 

Segundo Camila Achutti, fundadora e CEO da Mastertech, a metodologia ágil deve se manter em constante aprimoramento, principalmente para as empresas que estão em diferentes estágios de maturidade ou ainda no início. “O recomendado é começar com o que chamamos de projeto farol, algo pequeno que você testa e depois avalia para ver se é possível ampliar”, explica.

O uso da metodologia ágil foi se aprimorando ao longo dos anos de acordo com o avanço da tecnologia e também com a forma de trabalho das empresas e a relação com o cliente. Desde sua criação, o método passou por fases importantes, que, segundo Camila, foram divididas em:

Gatilho

Fase em que foi criada a metodologia, considerado o marco zero, com novas iniciativas de trabalhar o desenvolvimento de forma simplificada.

Pico da expectativas

Entre 2001 e 2008, foi o momento de auge para as empresas, que passaram a ver o método como essencial para a resolução de problemas. Mas também foi um período de fracassos, tendo em vista que não basta apenas a implementação do conceito, é necessária uma mudança na cultura organizacional.

Vale da desilusão

Em meados de 2015, o Brasil vivenciava crises políticas e econômicas e, consequentemente, as empresas foram afetadas. Com isso, empresas com pensamentos mais conservadores se viram obrigadas a transformar a forma de trabalhar para não ficarem atrás das startups.

Essas entraram no mercado com inovação e metodologias ágeis e passaram a ser grandes concorrentes das organizações tradicionais. Com a pandemia em 2020, a transformação digital e de mentalidade nos negócios foi decisiva.

Rampa da iluminação

Em 2018, as startups passaram a crescer e se destacar no mercado e, com isso, as empresas de tecnologia da informação implementaram a metodologia em massa. Nesse período, houve também modificações na forma de colocar o manifesto em prática e algumas empresas criaram seus próprios métodos.

Platô de produtividade

Essa fase diz respeito ao momento atual, que mostra um mercado mais consolidado, evoluído, com empresas inovando cada vez mais, profissionais buscando aprimoramento profissional e uma cultura organizacional bem amadurecida.

Gostou deste conteúdo? Assine nossa newsletter para receber mais novidades sobre as principais tendências do mercado.

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Região Sudeste
Sul
Região Nordeste
Região Centro-oeste
Região Norte

Central de Vendas  0800 940 0750
plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.