Pular para conteúdo

Sistema para controle de caixa: Vale a pena investir?

Do papel para as planilhas e, finalmente, para uma solução mais robusta e completa: essa é a evolução do controle financeiro...

Do papel para as planilhas e, finalmente, para uma solução mais robusta e completa: essa é a evolução do controle financeiro empresarial nas últimas décadas – que, diga-se de passagem, vem sendo bastante benéfico para quem precisa controlar entradas e saídas de recursos em tempo integral.

Um programa de controle de caixa é uma solução tecnológica que visa otimizar e automatizar as atividades financeiras, conferindo maior agilidade e segurança à tramitação das informações do fluxo de caixa. Para quem ainda não teve acesso a esse tipo de solução, a pergunta que costuma ficar no ar é: o investimento vale a pena? Pois descubra agora mesmo por que a resposta para essa dúvida é um alto e sonoro sim!

Automatização

Imagine a seguinte cena: dezenas de livros enormes, cada um com centenas de páginas de anotações financeiras, tendo que ser analisados para recuperar qualquer tipo de informação. Já pensou no trabalho que essa missão daria, em um meio que não permite a rastreabilidade dos dados de forma automática? Por muito tempo, a realidade foi exatamente essa.

Atualmente, porém, com o uso de softwares de gestão financeira, você não precisa mais se preocupar com isso. Agora, basta lançar os dados no sistema para depois fazer uma busca, tendo tudo em suas mãos em questão de segundos. Essa automação gera maior produtividade, além de reduzir as chances de erros – como você vai ver no próximo tópico.

Consistência

Quando os controles são realizados de forma manual, seja com lançamentos em livros ou em planilhas, a abertura para erros é bastante grande. Um número mal interpretado, uma conta equivocada ou uma fórmula inserida incorretamente podem comprometer seu controle de caixa e, futuramente, trazer prejuízos.

Em contrapartida, quando sua empresa usa um programa específico para controle de caixa, as informações podem ser verificadas e confrontadas com regularidade, de maneira rápida, tornando sua gestão mais consistente. Além disso, é possível importar dados bancários para a ferramenta, dispensando a digitação de todas as informações.

Segurança

Outro fator que você definitivamente deve considerar para decidir de uma vez por todas por um programa para controle de caixa está ligado à segurança das informações. Controles em papel estão suscetíveis a acidentes que vão desde um copo de café derramado até à ação do tempo. E por mais que as planilhas sejam mais seguras, basta seu computador ter um problema para que sejam corrompidas e você perca todo o trabalho realizado.

Já com um software de gestão financeira (em especial, os baseados na nuvem), você tem toda a informação segura dentro de um servidor que pode ser acessado de qualquer hora ou local. Assim, mesmo que seu computador dê defeito, basta continuar seu trabalho de onde parou em outro equipamento, sem nenhum tipo de prejuízo.

Custo

Se você é daqueles que acredita que toda tecnologia é cara, experimente fazer uma pesquisa de preços de softwares de gestão financeira. Você vai perceber que pagar uma assinatura mensal para ter seu controle de caixa organizado, seguro e acessível a qualquer hora e de qualquer lugar não é tão caro quanto você imagina.

Isso sem falar que a eficiência da sua empresa aumenta, já que não é necessário perder tanto tempo com anotações ou lançamentos em planilhas. E, como você bem sabe, empresa eficiente produz mais e, consequentemente, gera mais riqueza.

O controle de caixa é uma das áreas mais importantes da gestão financeira, mas não é a única. O que você sabe sobre demonstrações financeiras? Quer ir um pouco mais a fundo nesse tema? Então aproveite paraler também este post!

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.