O seu chefe ainda não percebeu que está na hora de trocar o ERP e se recusa a fazer o investimento necessário? Você está no lugar correto.

Aqui irei te dar as principais dicas como Mestre do ERP, para que você consiga convencer seu chefe de que chegou a hora de realizar uma troca de ERP.

Alguns dos sinais de que está no momento de realizar uma troca no sistema de gestão de uma empresa, como processos travados e empresa parada, passam despercebidos pela alta direção do negócio, mas são evidentes para a equipe operacional.

Isso se dá porque, muitas das vezes, as lideranças encaram o ERP como uma despesa ao invés do que ele realmente é: um investimento.

Eu lido diariamente com sistemas de gestão e empresas com a necessidade de trocar de ERP, e, recentemente, recebi um pedido de ajuda de um de meus inscritos no canal do youtube.

Paulo Henrique perguntou sobre o que se deve fazer quando a direção da empresa não entende que está na hora de trocar de ERP. Portanto, aqui você encontrará as principais dicas que compartilhei no meu canal, Mestre do ERP.

Por que a diretoria não reconhece a necessidade de trocar o ERP?

Um dos principais motivos de a liderança da empresa não entender que está na hora de trocar o sistema de gestão é amplamente ligado à questão cultural.

Isso se dá por conta de a diretoria não estar pronta para amadurecer a ideia de um novo ERP, o que dificulta ao extremo as negociações internas em busca de um upgrade no sistema.

Essa situação, ao meu ver, é comparável a um casamento: se você não está pronto para casar, não case, porque não vai dar certo!

É muito importante que toda a empresa esteja preparada para essa troca, certa de que ela é, de fato, necessária. Sendo assim, quando a liderança não está a favor da mudança do ERP, é necessário alimentar a alta direção do negócio com a questão cultural do ERP.

Mas, como fazer isso?

  • Perspectiva externa: a demanda do mercado

Quando a alta direção diz que não precisa de um novo ERP e encara esse sistema como uma despesa, e não como um investimento, existe uma visão estritamente de dentro para fora. 

Ou seja, a direção olha para a empresa e a projeta para fora. A dica é oferecer uma outra perspectiva: de fora para dentro. 

Como é que o seu fornecedor vê o sistema da empresa? Como o seu cliente vê o sistema da empresa? E o seu concorrente? 

Existem várias situações em que a troca de ERP foi motivada devido à percepção de que a empresa estava atrasada em relação ao mercado externo. 

Um ERP ultrapassado pode ser o motivo de perda de oportunidades com fornecedores e até mesmo clientes!

  • O valor da sua empresa

Valuation é o nome que se dá quando o assunto é o valor da sua empresa no mercado e, apesar de muitas vezes essa questão ser ignorada devido a falta de intenção de venda do negócio, tal variável segue relevante para ações necessárias no dia a dia do mundo empresarial, como empréstimos e reputação.

E quando o assunto é o valor do seu negócio, certamente o ERP que você está utilizando apresenta grande peso. Afinal, ele influencia diretamente em quanto a sua empresa vale.

Nos dias atuais, uma empresa não é mais avaliada apenas por quantos veículos ela tem, por quanto ela fatura ou por quanto ela lucra. Este valor também é visto pela qualidade dos processos da empresa e pelo nível de governança, que só é possível diante de um ERP.

Se um eventual comprador pensa em comprar sua empresa e percebe a necessidade de mudar tudo internamente, isso influencia diretamente no preço, o diminuindo bruscamente.

Além disso, mesmo que sua empresa não esteja pensando em ser vendida ou passando por processo de fusão e aquisição, é importante saber que a qualquer momento você pode se perguntar quanto vale o seu negócio.

E a realidade é que ela irá valer mais se ela tiver um ERP, mas não necessariamente em uma perspectiva interna, falando do valor percebido por você, e sim valendo mais para os outros: de fora para dentro.

  • Esteja preparado para trocar de ERP

Eu acredito que dizer simplesmente “precisamos trocar de ERP” é fútil. Faça esforços, na medida do possível! Amplie seus aliados e chame empresas de ERP que você acredita serem capazes de resolver os seus problemas.

Converse com as mesmas como se fosse contratá-las, requisite uma apresentação, entenda o que as empresas têm a oferecer, peça uma proposta comercial e, quando você for falar de ERP com sua direção, será possível exemplificar com mais certeza quais seriam as vantagens com a nova aquisição.

Ao conversar com possíveis fornecedores, você já terá toda a perspectiva necessária para convencer a diretoria. É possível apresentar as vantagens, valores, tempo de implantação e outros fatores chave para conseguir um upgrade do sistema de gestão.

Posso te afirmar que já chegar com as possibilidades elencadas irá aumentar as chances de sua liderança reconhecer a necessidade de trocar o ERP e entender todo o cenário da empresa atualmente, além de ter visão de como ele estará no futuro.

A dica principal é que, quando sua gestão reconhecer que é o momento de trocar o ERP e requisitar quais seriam os benefícios de realizar esse upgrade, você já tenha tudo em mãos para apresentar as oportunidades.

Isso com certeza fará a diferença e irá acelerar as decisões.

Quer saber mais sobre como convencer sua direção de que está na hora de trocar o seu ERP?

Acesse o vídeo abaixo e entenda o ponto de vista e as dicas que apresentei em um de meus vídeos no canal Mestre do ERP.