Pular para conteúdo

Como o ERP auxilia na gestão de pessoas da empresa?

Você sabia que um bom ERP pode desempenhar um papel fundamental em sua empresa quando o assunto é gestão de...

Você sabia que um bom ERP pode desempenhar um papel fundamental em sua empresa quando o assunto é gestão de pessoas? 

Neste artigo iremos te explicar os motivos de um sistema de gestão ser importante para lidar com seus funcionários e facilitar o controle de gestão que é necessário em qualquer empresa.

Aqui você irá aprender o que é um ERP, para que serve esse sistema e como ele pode auxiliar na sua gestão de pessoas!

Mas, afinal, o que é um ERP?

Antes de te apresentar quais são os benefícios de obter um ERP para te ajudar com a gestão de pessoas, é preciso que você entenda o que são esses sistemas e quais funções um ERP tem dentro de uma empresa.

Os ERP’s, da sigla Enterprise Resource Planning, também conhecidos como Sistemas de Gestão Integrados, são plataformas que têm como principal objetivo simplificar e melhorar o desempenho de gestão de sua empresa, aplicando as chamadas boas práticas de mercado.

Um ERP é responsável por integrar os dados das mais diversas áreas de sua empresa, de forma ágil e confiável, reduzindo o tempo gasto com processos manuais que podem ser substituídos pela inteligência desta plataforma.

Enquanto algumas empresas optam por fazer o controle manual de sua gestão, seja por meio de papéis físicos ou planilhas, muito tempo e esforço é perdido para a execução de tarefas e documentações necessárias.

Os sistemas de gestão entram justamente para fazer com que as equipes foquem mais em atividades chaves do que em documentações e processos que, fora de um ERP, deveriam ser controlados manualmente.

Um software de gestão pode ajudar sua empresa a otimizar seus processos e obter uma gestão mais assertiva. Dentre os papéis fundamentais que um ERP desempenha dentro de uma empresa, essa plataforma pode ser extremamente útil para:

  • Gestão Financeira

Com um ERP você consegue obter maior controle e precisão do fluxo financeiro do seu negócio.

Utilizando um sistema de gestão para a área financeira de sua empresa, é possível descobrir com clareza quais são os gargalos que fazem sua empresa perder dinheiro, além de poder diminuir seus gastos e garantir maior lucratividade e competitividade para o seu negócio. 

  • Gestão Comercial

Com uma solução de gestão que atenda a área comercial, você poderá tomar decisões com foco em dados consistentes.

Um ERP de qualidade deve contar com soluções completas e integradas que auxiliam na gestão da sua equipe comercial e potencializam suas vendas. Assim, você pode fazer a sua gestão de vendas com informações corretas e em tempo real, além de conhecer sua performance em vendas por região e melhorar o desempenho dos seus vendedores.

  • Gestão Contábil

O intuito de um ERP é integrar as áreas de sua empresa, e a gestão contábil não fica fora disso. Com um sistema de qualidade, você pode potencializar a rentabilidade e aumentar a competitividade do seu negócio.

É possível gerenciar a sua contabilidade por meio de dashboards, automatizando e agilizando sua contabilização, além de garantir segurança frente às obrigações fiscais da sua empresa. 

Além de um ERP ser essencial para gestão financeira, comercial e contábil, ele também pode desempenhar um papel excelente quando o assunto é gestão de pessoas. Abaixo, você poderá entender um pouco mais sobre o papel de um sistema de gestão na área de recursos humanos, recrutamento e seleção.

O impacto do ERP na gestão de pessoas

A gestão de pessoas envolve muito mais do que realizar uma contratação. São processos burocráticos, necessitando de diversos tipos de documentação e muita organização.

Por isso, contar com a ajuda de um sistema de gestão na hora de realizar a gestão de pessoas em sua empresa pode tornar esse processo mais ágil e assertivo, garantindo uma gestão saudável e eficaz dos colaboradores.

Com um ERP, é possível fazer a gestão dos colaboradores quanto aos aspectos legais e gerenciais de forma fácil, garantindo a máxima segurança na extração das informações. Ao adquirir um sistema de gestão integrado, você pode se beneficiar com processos automatizados em:

  • Gestão da folha de pagamento
  • Automação do ponto eletrônico
  • Recrutamento e seleção
  • Banco de currículos
  • Gestão de competências
  • Gerenciamento por indicadores gráficos

Sendo assim, além de uma solução de gestão ajudar na integração de dados relevantes dos seus colaboradores e facilitar uma análise de resultado individual, é possível também adotar uma visão mais estratégica para a área.

Por meio de um ERP que atenda a área de gestão de pessoas, é possível identificar qual setor tem os melhores e piores desempenhos, além de facilitar o entendimento destes dados: seja por falta de produtividade, uma necessidade de maiores contratações na área ou alguma falha no processo que está sendo aplicado naquele setor.

Com esse tipo de acesso aos dados mais relevantes sobre seus colaboradores e os setores de sua empresa, é também possível obter insights importantes para te auxiliar nas tomadas de decisões.

A longo prazo, um ERP com boa capacidade de armazenamento de dados pode te proporcionar uma análise mais profunda, levando em conta todo o histórico dos colaboradores de sua empresa e permitindo realizar comparações entre períodos, gerando análises relevantes para o seu negócio.

Na Sankhya contamos com uma solução para gestão de pessoas, chamada Pessoas+, onde você consegue fazer toda a gestão de seus colaboradores. Conheça melhor nossos sistema para gestão de pessoas:

 

 

Agora que você já sabe a importância de um ERP para aplicar uma gestão de pessoas cada vez mais eficiente em seu negócio, o que acha de nos contar o que achou deste conteúdo?

Além disso, você pode também conferir nosso artigo sobre como aumentar a eficiência em sua gestão de pessoas.

Sobre o autor
Gabriela Padua

Formada em Publicidade, Gabriela é Redatora no time de Marketing Digital da Sankhya.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.