Como funciona um ERP para multi CNPJs

Algumas empresas possuem vários CNPJs que prestam serviços distintos, vendem diversos produtos e têm diferentes regimes jurídicos. Com uma grande...

Algumas empresas possuem vários CNPJs que prestam serviços distintos, vendem diversos produtos e têm diferentes regimes jurídicos. Com uma grande quantidade de tarefas a serem executadas, o seu sistema ERP precisa oferecer um suporte que esteja preparado para tantas demandas e processos.

Hoje, vamos falar sobre ERP para multi CNPJs, que é um assunto que parece ultrapassado, tendo em vista que os sistemas de gestão precisam ser de alta eficiência e acompanhar as necessidades das empresas, mas que ainda hoje existem os que não suportam especificidades. Vamos lá?

Por que não vale a pena ter ERP para multi CNPJs sem recursos específicos?

Mesmo com todo o avanço da tecnologia e suas constantes inovações, existem muitos softwares que se dizem adaptados à realidade do século XXI, mas, quando é preciso operar em várias empresas, é necessário sair e entrar do sistema, a todo momento, com logins diferentes

Por exemplo, você está trabalhando na sua empresa prestadora de serviços e é necessário fazer uma operação na sua empresa distribuidora. Com esses sistemas que não estão preparados, será preciso sair do login de uma para entrar na outra. Em seguida, será necessário fazer uma operação, sair de novo e voltar para o sistema da organização anterior. 

É inadmissível estarmos no século XXI e ainda utilizar um sistema de gestão atrasado e com poucos recursos, que, quando o gestor precisa de um relatório consolidando todos os CNPJs, o ERP não consegue oferecer essa unificação. Com isso, o trabalho passa a ser mais complexo pois o profissional pega os dados obtidos no sistema e faz seu próprio relatório manualmente.

Infelizmente, muitos usuários ainda permanecem utilizando esse tipo de sistema e acham natural ter que entrar e sair a todo momento para logar em outro perfil. Com isso, as chances de erros nos processos são muito maiores, além de muitas vezes ocorrerem os gastos extras devido aos constantes retrabalhos.

A importância de ter ERP completos para multi CNPJs

É fundamental ter um software que consiga direcionar a empresa para os CNPJs, executando as tarefas necessárias sem o risco de falhas nas operações, sabendo quais são as implicações de um determinado processo e, principalmente, evitando riscos de fazer uma operação da empresa X na empresa Y

Um sistema ERP eficiente e de qualidade sabe conduzir o seu usuário na execução dos processos, nos locais certos, com naturalidade, fluidez e disponibilizando um dashboard intuitivo, para que ele não cometa erros.

O gestor consegue, por exemplo, ter indicadores específicos com relatórios detalhados que podem ser gerados de cada empresa individualmente ou também consolidando duas ou mais empresas, ou até a possibilidade de selecionar um relatório geral.

O usuário precisa ter a liberdade de fazer as atividades no sistema de uma maneira instantânea, imediata e sem ter que esperar para ele fazer os cálculos e procurar os dados e as informações. Já vi casos de organizações que, para retirar um relatório consolidado, o tempo de execução é tão alto que chega a atrapalhar as outras atividades da empresa.

Você precisa de um ERP para multi CNPJs que de fato ofereça informações em tempo real dos resultados consolidados de todos os seus negócios instantaneamente, sem precisar fazer um fechamento do mês e contas complexas para gerar relatórios estáticos que mostram qual foi a realidade do mês passado.

Um trabalho complexo assim faz a equipe passar a maior parte do tempo focada apenas em atividades específicas, que poderiam ser otimizadas por um bom ERP para multi CNPJs e feitas com agilidade, sem chances de erros e com dados precisos.

Toda empresa precisa de um relatório estático que mostre a “fotografia” de um período fechado, mas qual é a sua capacidade de ação sobre os resultados do mês passado? Você precisa dos resultados em tempo real, para conseguir agir, criar estratégias e mudar a realidade do negócio no mês que vem

Não adianta saber o que foi que aconteceu no presente apenas no mês que vem, não faz sentido algum. Faz sentido como análise, como documentação, como retrato, mas não como ação capaz de mudar a realidade. 

Por isso, se você tem um software desses, que é necessário entrar e sair a todo momento ou que te exige complexidade para gerar um relatório consolidado, saiba que esse sistema só atrapalha os processos e atrasa o progresso organizacional

Em um mundo cada vez mais automatizado, com tecnologias de ponta para otimizar a rotina das empresas, ter um sistema desse nível é sinônimo de estar atrás dos concorrentes e de um trabalho ruim.

Assista também o vídeo em que falei sobre o assunto:

Você tem alguma experiência negativa ou positiva com o uso de um sistema assim? Compartilhe aqui conosco! E, para receber em primeira mão todos os meus vídeos publicados, inscreva-se no canal.

Sobre o autor
Mestre do ERP

Com mais de 30 anos de experiência em ERP, Marco Antônio Salvo possui experiência na área de serviços, desenvolvimento e software. Atualmente atua na área de desenvolvimento de novos negócios e soluções na Sankhya Gestão de Negócios, e tem o maior canal sobre ERP do Brasil, o Mestre do ERP.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Região Sudeste
Sul
Região Nordeste
Região Centro-oeste
Região Norte

Central de Vendas  0800 940 0750
plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.