A Logística 4.0 é uma das mudanças digitais gerada pela Quarta Revolução Industrial e fundamental para elevar o nível logístico de um negócio.

Com clientes cada vez mais exigentes com o processo de entrega de um produto, é necessário implementar estratégias logísticas que aproveitem dos benefícios da tecnologia para oferecer um serviço de alta performance.

Neste artigo, explicamos o conceito de logística 4.0, toda a sua evolução, o impacto que ela tem para o seu negócio, as principais vantagens de implementá-la, as tecnologias mais utilizadas e a função do ERP neste processo. Confira!

O que é Logística 4.0? 

A Logística 4.0 representa um avanço em relação ao método tradicional, modificado para melhorar produtividade, eficiência, lucratividade e conveniência. Ela auxilia na otimização dos processos logísticos (transporte, armazenamento e estoque) e, com isso, é possível elevar o desempenho operacional.

Através da informatização, sistemas automatizados substituem ferramentas ultrapassadas e passam a operar de maneira integrada e interconectada, simplificando as atividades diárias da empresa e aprimorando as operações. 

Em resumo, a Logística 4.0 combina os princípios fundamentais da logística tradicional, porém com componentes distintos, como contêineres, veículos, paletes e sistemas de transporte inteligentes. Esses elementos constroem um fluxo de abastecimento automatizado, operando de forma interconectada e criando um ambiente operacional moderno e prático.

A evolução da logística

Na imagem, uma linha do tempo sobre a evolução da logística até chegar na logística 4.0, e sua relação com a segunda guerra mundial, todos descritos no texto.
A evolução da logística

Para falar sobre a evolução da logística, é importante entender que ela caminha lado a lado com a revolução industrial, ou seja, uma história está diretamente interligada com a outra. Por isso, listamos cada fase dessa transformação através de uma linha do tempo.

Primeira Revolução Industrial e Logística 1.0

Foi durante a Primeira Revolução Industrial (1760 até meados de 1850) que surgiu a máquina a vapor, a manufatura e, consequentemente, o começo da industrialização.

Já a Logística 1.0, que ocorreu entre 1940 e 1960, tinha como característica o processo manual de controle do estoque, uma comunicação difícil com os fornecedores e reposições e logísticas de entregas demoradas.

Segunda Revolução Industrial e Logística 2.0

Na Segunda Revolução Industrial (entre 1850/1870 e o fim da Segunda Guerra Mundial, entre 1939/1945), houve a evolução na indústria química, elétrica, de petróleo e do aço, além de progressos na comunicação e nos meios de transporte

A Logística 2.0, que aconteceu entre 1960 e 1970, passou pela crise do petróleo, o que impactou diretamente em todo o processo logístico devido ao aumento dos custos e, consequentemente, produtos mais caros.

Terceira Revolução Industrial e Logística 3.0

Também conhecida como Revolução Técnico-Científica-Informacional, a Terceira Revolução Industrial representa um período de avanço tecnológico que uniu ciência e indústria com o advento da internet, em meados do século XX.

Foi nessa época que surgiram as primeiras ideias sobre robótica e inovações revolucionárias e foram desenvolvidos sistemas de gestão das atividades logísticas, automatizando as etapas de compras e o gerenciamento de materiais e recursos. 

Nesta fase, também surgiram os e-commerces, que alteraram consideravelmente as etapas de distribuição e controle de estoque.

Na Logística 3.0, que aconteceu entre 1970 e 1980, ocorre uma grande melhora na comunicação organizacional, tanto interna quanto externa, o cliente se torna prioridade e as empresas passam a ter como objetivo a busca por eficiência.

Quarta Revolução Industrial e Logística 4.0

A Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0 utiliza conceitos de sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem. O foco é a melhoria da eficiência e da produtividade dos processos.

Essa é a era da informação e dos dados superconectados, que, alavancada pelas novas tecnologias, ocasionou transformações nos mais diversos setores da indústria.

E, por fim, a Logística 4.0, que começou em 1980 e ainda está presente. Seus principais pontos são: gerenciamento do supply chain (cadeia de suprimentos), estratégias logística para conquistar destaque no mercado e integração de processos por meio da tecnologia.

Qual é o impacto da Logística 4.0 na sua empresa?

A Logística 4.0 tem como objetivo primordial modernizar toda a operação empresarial, desde o planejamento estratégico até o gerenciamento de estoques, por meio da utilização de tecnologias que melhoram o fluxo de fornecimento de matérias-primas, produtos em processo e produtos finais para atender às demandas dos clientes. 

Esse conceito se aplica a pequenas, médias e grandes empresas. Ao implementar a Logística 4.0, a automação dos processos se torna mais ágil, simples e prático e a organização desfruta de benefícios como:

  • Redução de custos;
  • Digitalização do ecossistema logístico;
  • Criação de novos modelos de negócios e parcerias;
  • Maior segurança, transparência e visibilidade nos processos internos e externos.

A Logística 4.0 é de extrema importância para qualquer empresa, contudo, é necessário que sua implementação seja feita com assertividade. Caso contrário, a organização apenas digitalizará processos sem eficiência. Portanto, é essencial combinar a Logística 4.0 com um sistema integrado de gestão empresarial (ERP).

As vantagens da Logística 4.0

É fato que a tecnologia oferece inúmeras vantagens para a empresa e, consequentemente, para todos os setores organizacionais. Com a Logística 4.0, não é diferente. Implementá-la é uma ótima estratégia competitiva e seus principais benefícios são:

Dados em tempo real

Por meio de um sistema de gestão, a empresa consegue monitorar dados de todas as fases do processo logístico em tempo real, com o auxílio dos indicadores de desempenho. Essas informações podem ser integradas à estratégia organizacional e, assim, os gestores conseguem manter melhorias contínuas.

Esses dados também podem ser aproveitados para otimizar o planejamento, resultando em redução de custos significativa e aumento da eficiência operacional.

Satisfação do cliente

Ao implementar a Logística 4.0, a empresa consegue elevar o nível de eficiência e qualidade operacional. Isso ocorre devido aos investimentos em ferramentas e tecnologias que otimizam os processos logísticos, resultando em redução do tempo necessário para produção, carregamento e distribuição

Como resultado, o produto chega de forma mais ágil, gerando maior satisfação do cliente, que está cada vez mais exigente com o prazo de entrega de uma compra. 

Diminuição de perdas

Com a automatização de todo o processo logístico, é possível reduzir retrabalhos, perdas, extravios no transporte, danos e qualquer outro tipo de falha operacional, que gera aumento nos gastos organizacionais e insatisfação do cliente.

Eficiência

A Logística 4.0 gera eficiência operacional nos processos logísticos, garantindo que as mercadorias cheguem às prateleiras do varejo ou às mãos dos clientes com agilidade. Isso é alcançado por meio da automação dos processos e da integração de dados, o que possibilita aos gestores uma análise mais detalhada de cada etapa da cadeia logística.

Dessa forma, é mais simples identificar e eliminar gargalos, contribuindo para tornar a operação cada vez mais eficiente.

Principais tecnologias da Logística 4.0

Como citamos anteriormente, a Logística 4.0 caminha junto com a inovação tecnológica, o que melhora a performance de todas as etapas do processo logístico. Dentre as principais tecnologias que podem ser implementadas, listamos as principais a seguir.

Internet das Coisas (IoT)

Tem como objetivo conectar dispositivos que são usados por meio da internet. Alguns deles já são capazes de operar de maneira automatizada, seguindo instruções definidas pelos sistemas.

Machine Learning

É uma técnica que analisa informações automaticamente para criar modelos analíticos, permitindo que as máquinas aprendam e possam agir de forma totalmente autônoma.

Inteligência Artificial (IA)

A IA possibilita que máquinas tomem decisões automáticas durante os processos, prevejam comportamentos e identifiquem gargalos com rapidez, permitindo fazer ações corretivas sem atrapalhar o processo.

Big Data

Essa tecnologia lida com grandes volumes de informações e diversos conjuntos de dados relevantes para o setor logístico, a fim de fornecer uma visão estratégica abrangente de toda a cadeia produtiva.

Computação em nuvem

É a virtualização de serviços por meio da tecnologia em nuvem, facilitando a gestão de informações e permitindo a coleta, o armazenamento e a disponibilização de dados de maneira mais rápida e segura, independentemente da localização.

Sensores

Máquinas, linhas de produção, transportadores internos e prateleiras são equipados com sensores que registram os dados de consumo dos produtos tanto na linha de produção quanto no estoque. Essas informações são enviadas instantaneamente para um centro de controle que realiza o monitoramento completo do sistema.

Simuladores

A utilização de simuladores logísticos oferece diversas vantagens tanto no planejamento quanto na análise de cadeias de suprimentos. Devido aos custos elevados associados às operações logísticas, os simuladores possibilitam a avaliação de diferentes alternativas sem causar impactos negativos na continuidade das operações.

Impressoras 3D

A tecnologia de impressão 3D é capaz de fabricar diversos tipos de peças em um período curto de tempo e possui diversas aplicações na área da logística. Essa tecnologia é uma ferramenta importante para a redução de custos e a otimização de processos, resultando em uma cadeia eficiente que impacta diretamente no resultado final.

Robótica

A robótica desempenha de forma rápida e precisa as tarefas mais comuns, como manuseio de produtos, encaixotamento, paletização e empilhamento. Os robôs são extremamente úteis para lidar com movimentos repetitivos, o que auxilia na otimização das operações.

Qual é a função do ERP na Logística 4.0?

Segundo pesquisa feita pela IDG Research Services, empresas que utilizam o sistema de gestão crescem 35% mais rápido e são 10% mais produtivas do que as organizações que não implementam essa tecnologia

Por isso, o sistema de gestão é uma tecnologia fundamental para a empresa que deseja maior eficiência e otimização de tempo nos processos organizacionais. Além disso, é uma excelente estratégia em um mercado cada vez mais competitivo.

O ERP, Enterprise Resource Planning, unifica diversos processos de uma empresa de forma online e em nuvem, ou seja, em servidores remotos. Ele não precisa estar instalado em um computador, o que garante mobilidade, já que, por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, é possível acessá-lo, estando em qualquer lugar. 

O ERP já faz parte da Indústria 4.0, da inteligência de processos e da própria Logística 4.0. Todos os dados coletados na empresa são agrupados e traduzidos para uma simples  visualização em dashboards. 

O recurso permite que a gestão tome decisões rápidas e mais estratégicas, o que facilita todo o processo de logística de uma empresa, já que a conexão entre colaboradores, maquinários e rede é imediata.

WMS da Sankhya

Para ajudar a lidar com o alto volume de processos envolvidos na gestão de um atacado distribuidor, a Sankhya desenvolveu o seu WMS (Warehouse Management System).

Com ele, é possível monitorar a entrada e saída de produtos, a depreciação e validade, o espaço para armazenagem, os custos operacionais, a logística, a gestão de equipe e outros diversos controles e indicadores da empresa, como filial, local, série, data, lote, tamanho, cor e outros.

O WMS da Sankhya apoia gestores e empresários no aumento da produtividade da equipe, melhorando a performance na utilização dos equipamentos, tornando todo o processo mais ágil, rápido e integrando todas as atividades do armazém, como:

  • Armazenagem;
  • Separação (Pulmão/Picking);
  • Conferências/check-out;
  • Ressuprimento;
  • Movimentações;
  • Etiquetagem;
  • Liberação para faturamento e muito mais.

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