A automação comercial é um ótimo diferencial para as empresas que desejam se destacar no mercado. É uma forma de facilitar a comunicação entre setores como, por exemplo, atendimento ao cliente, operações internas e externas, marketing e vendas.

A rotina de trabalho está cada vez mais ágil e é preciso ter a tecnologia como facilitadora nas atividades. A automação comercial é uma vantagem para melhorar as experiências tanto dos colaboradores quanto dos consumidores, utilizar estratégias adequadas aos negócios e otimizar processos.

Neste artigo, explicamos o conceito de automação comercial, suas vantagens, equipamentos que são facilitadores e como um software impacta nos processos e se torna um ótimo aliado. Confira!

O que é automação comercial?

Conceito baseado na automatização de processos, a automação comercial envolve todas as áreas relacionadas a vendas, sejam os setores que atendem aos clientes, os estoque ou os responsáveis pelas finanças. É uma forma de utilizar a tecnologia para otimizar atividades, que, quando feitas manualmente, são complexas e demandam tempo

A automação comercial faz a integração das áreas de forma a facilitar a comunicação entre setores, disponibilizar dados e informações em tempo real e relatórios comerciais detalhados. Os processos operacionais se tornam simples, com o sistema realizando todo o trabalho complexo com precisão.

Com os recursos tecnológicos disponíveis para a automação comercial, os gestores conseguem tomar decisões com base em informações corretas e, assim, criar estratégias específicas e certeiras para o negócio.

O impacto da transformação digital na área comercial

A transformação digital se fortalece cada vez mais no mercado e gera um grande impacto positivo nos resultados das empresas. Organizações que investem em tecnologia passam a ter diferenciais e ganham mais visibilidade diante dos consumidores.

A Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0 integra várias tecnologias importantes e que chegaram para automatizar os processos, tornando a execução mais eficiente, interligada e, o principal, sendo uma conexão entre o trabalho digital e o físico.

A automação comercial é um conceito que integra a Indústria 4.0 e gera inúmeros benefícios para as empresas. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Automação, organizações dos segmentos de comércio, serviços e indústria elevaram o nível de automação em 3% de 2017 a 2020.

Por isso, investir em softwares que oferecem recursos facilitadores para a rotina dos colaboradores, independentemente do setor, é fundamental para aumentar a produtividade e a agilidade nos processos

De acordo com dados da McKinsey, atividades que geram mais de 20% de tempo de serviço de um CEO podem ser automatizadas e, assim, agilizar ações como:

  • Analisar relatórios;
  • Verificar dados;
  • Tomar decisões operacionais;
  • Preparar atribuições.

Ainda segundo a pesquisa, 60% dos setores poderiam ter 30% ou mais das suas atividades automatizadas. E, para deixar os serviços mais ágeis e se destacar em relação à concorrência, algumas empresas estão focando no investimento em sistemas. 

A Deloitte realizou um levantamento que revelou que 96% das organizações entrevistadas pretendem investir em aplicativos e ferramentas de gestão. É importante o impacto de pesquisas desse segmento para entender a necessidade de redefinição do trabalho e de transformação dos processos.

Quais são as vantagens da automação comercial?

A automação comercial oferece diversas vantagens para qualquer setor envolvido na área de vendas, e assim, mantém uma boa comunicação organizacional. É uma facilidade para todos os processos que estão envolvidos com a área comercial. A seguir, listamos as principais:

Redução de custos

Erros durante os processos geram tanto despesas operacionais (retrabalho e mais tempo dedicado à correção das falhas, por exemplo) quanto custos financeiros extras para a empresa. 

Com a segurança de dados e informações de um sistema de automação comercial, esses problemas são reduzidos e, consequentemente, os custos da empresa também.

Melhoria na logística

A automação comercial é um ótimo facilitador para integrar dados e informações de todos os setores e, assim, garantir uma logística com praticidade e agilidade. Dentre as atividades que o sistema auxilia com precisão, podemos citar:

Toda essa logística é monitorada em tempo real de qualquer lugar, permitindo que os gestores tenham acesso a todo momento, o que facilita a identificação de gargalos e correções ou modificações rápidas, quando necessário.

Controle do desempenho

O monitoramento comercial engloba diversas atividades que exigem um controle preciso, como desempenho dos vendedores, nível das vendas, quantidade de produtos comercializados, grau de satisfação dos clientes, processo logístico, entre outros fatores.

Esses processos demandam tempo e muita atenção com relação aos dados fornecidos. Para isso, é fundamental o uso dos indicadores como aliados no controle de desempenho. Assim, os gestores conseguem identificar problemas e solucioná-los com rapidez, criar estratégias de acordo com os relatórios e tomar decisões corretas.

Equipamentos que ajudam na automação comercial

Além do sistema para automação comercial e todos os recursos que ele oferece para otimizar o trabalho, alguns equipamentos auxiliares também são importantes para os processos. Eles auxiliam nas atividades, principalmente as que são executadas de forma manual e propícias a falhas.

Listamos a seguir alguns equipamentos que são essenciais e complementares ao software de automação comercial.

Impressoras térmicas

A impressora emite o cupom ao cliente no final da venda e também outros documentos, se necessário, como senhas, pedidos de compra e tickets. As mais modernas ainda oferecem opções de geração de cupom via QR code, facilitando os registros do consumidor por um dispositivo móvel.

Esse equipamento também fornece notas não fiscais que permitem troca de produtos, acesso ao site da empresa, registros e acesso a descontos. A impressora térmica tem a vantagem de não precisar do uso de tintas, o que ajuda na redução de custos.

Leitores de código de barras

O leitor de código de barras é um dos equipamentos mais necessários para uma empresa de varejo. Disponíveis em modelos fixos ou móveis, os leitores estão presentes em áreas como caixas, estoque, entre outras. Eles auxiliam em diversas atividades do setor comercial, como:

  • Inventário;
  • Entrada e saída de mercadorias (vendas ou distribuição);
  • Registro de produtos;
  • Processos fiscais.

Coletores de dados

Bem parecido com a função dos leitores, o coletor de dados se diferencia por conseguir ler e interpretar outros sistemas de dados, como o QR code, que é obrigatório no novo modelo de cupom fiscal.

Ele também é um equipamento que ajuda em atividades como gestão do estoque, controle de mercadorias, processos de logística, pedidos e entregas, diminuindo chances de falhas e deixando o trabalho mais prático e com informações seguras.

Como um software atua na automação comercial e na empresa?

O uso de um software nos dias de hoje não é mais uma opção da empresa e, sim, uma necessidade. Com o mercado cada vez mais ágil, dinâmico e com o aumento da concorrência, ter um sistema para automação é uma peça chave.

É preciso investir em um software que tenha qualidade e que ofereça recursos que atendam às necessidades da organização. Uma gestão comercial eficaz deve auxiliar na otimização e aumentar a produtividade.

Com tecnologia avançada, o ERP é um ótimo aliado para esses processos, fornecendo informações corretas em tempo real e melhorando o desempenho de toda a equipe comercial e de outros setores.

Ele auxilia em todas as ações que envolvem a operação comercial, como vendas, desempenho dos profissionais, histórico dos clientes, faturamento, entrada e saída de mercadorias, gestão de estoque, processos logísticos, entre outras atividades.

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