Qualquer ação está sujeita a riscos de inúmeras naturezas. Dentro de uma empresa, isso não é diferente. Por isso, a análise de risco é de suma importância, ajudando os gestores a prever os impactos negativos e a mitigar cada um deles.

Quando bem realizada, a análise de risco ajuda a compreender melhor os riscos aos quais as empresas estão expostas, permitindo criar planos de ação que evitem essas situações. Quer entender melhor o tema? Siga conosco!

O que é análise de risco?

A análise de risco ou análise preliminar de risco (APR) é um processo pelo qual uma empresa avalia a probabilidade de acontecerem determinados eventos negativos, imprevistos e incertezas decorrentes ou durante determinada ação.

Por meio desse processo, os gestores conseguem identificar os problemas que podem surgir e impactar negativamente o negócio.

Esse gerenciamento de risco pode ser feito em diferentes setores da empresa, como:

  • Na segurança do trabalho, entendendo os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos;
  • Na análise ambiental, evitando problemas que possam trazer riscos e impactos ao meio ambiente;
  • Na análise de risco financeiro, avaliando os possíveis prejuízos de determinado investimento;
  • Na área de projetos, conhecendo os possíveis problemas na operação da empresa.

Por que é importante fazer análise de risco?

São muitas as vantagens de realizar uma análise de risco. Por exemplo, com esse tipo de gerenciamento, é possível:

  • Identificar, classificar e comparar o impacto geral dos riscos em diferentes aspectos da empresa;
  • Antecipar e reduzir o efeito dos resultados nocivos de eventos adversos;
  • Analisar se os riscos são compensados pelos benefícios;
  • Aprimorar processos;
  • Identificar lacunas de segurança que ampliem os riscos ou causem cada um deles;
  • Planejar a tomada de decisão e respostas rápidas em caso de falhas;
  • Identificar o impacto e criar um plano para se antecipar às mudanças;
  • Implementar controles de segurança para mitigar os riscos.

Quais são as etapas de uma análise de risco?

Já está convencido da importância de fazer esse gerenciamento de risco, mas não sabe por onde começar? Afinal, como fazer uma análise de risco? 

Segundo o PMBOK (Project Management Body Of Knowledge), guia de melhores práticas no gerenciamento de projetos, a análise de risco inclui os processos de:

  • Condução do planejamento;
  • Identificação;
  • Análise;
  • Planejamento de respostas;
  • Implementação das respostas;
  • Monitoramento dos riscos.

Siga as dicas a seguir que preparamos para facilitar esse processo na sua empresa:

1. Entenda os diferentes tipos de risco

O primeiro passo é entender os diferentes tipos de riscos aos quais uma empresa pode estar exposta. Assim, será mais fácil identificar os que ocorrem no seu negócio. São eles:

  • Riscos desconhecidos: não constam nas previsões das operações da empresa e podem surpreender os responsáveis com consequências tanto negativas como positivas;
  • Riscos conhecidos: são aqueles que tanto o gestor como as equipes têm ciência, por isso é mais fácil se antecipar a eles;
  • Riscos positivos: alguns riscos podem se traduzir em oportunidades de negócio;
  • Riscos negativos: são os que ameaçam a saúde financeira e o equilíbrio da empresa, ultrapassando os tetos de orçamento ou até quebrando a confiança de parceiros de negócio e manchando a imagem da empresa;
  • Riscos gerais: combinam diversas probabilidades de diferentes fontes;
  • Riscos individuais: aplicam-se apenas a um setor específico, mas, quando mal gerenciados, podem afetar toda a estrutura do negócio.

2. Faça um planejamento

Depois de entender os diferentes tipos de riscos, é hora de analisar a sua empresa de maneira global, definindo ameaças e oportunidades.

Envolver diferentes equipes ajuda a ter uma visão mais ampla da sua empresa, além de deixar os gestores cientes sobre os riscos que podem impactar suas áreas.

3. Liste os riscos

Essa é a etapa de identificação dos riscos. Faça um levantamento com todas as situações que as equipes acreditam que podem comprometer sua empresa, incluindo os desdobramentos possíveis, sejam eles negativos ou positivos.

Uma boa ferramenta que pode ajudar nesse momento é a análise SWOT, que lista as forças (Strength), fraquezas (Weakness), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats), baseando as ações que devem ser seguidas nas próximas etapas.

4. Faça uma análise qualitativa e quantitativa

Não basta apenas listar todos os riscos, é preciso entender cada situação, nomear um responsável e garantir que haja um gerenciamento de cada risco.

Além disso, defina métricas e números que ajudem a compreender os impactos e a entender como cada um afeta a organização.

5. Crie um plano de resposta

Ao compreender profundamente cada risco ao qual sua empresa está exposta, será mais fácil desenvolver um plano documentado de ação e prevenção.

Entenda o que pode ser feito por cada equipe para evitar que determinados riscos ocorram e quais medidas devem ser tomadas caso o risco se configure.

É importante que cada uma dessas etapas seja registrada e documentada, formalizando a sua análise de risco.

O plano de resposta deve ser exposto a todos os gestores, responsáveis e colaboradores, permitindo que os envolvidos saibam como agir em cada uma dessas situações.

6. Monitore os riscos

A fase de controle da análise de risco consiste em gerenciar as medidas preventivas que foram implantadas, identificando as situações que requerem adequação e aprimoramento.

Alguns dos aspectos que você poderá avaliar na sua análise de risco são:

  • Processo produtivo e as etapas desenvolvidas;
  • Equipamentos e produtos empregados;
  • Variáveis referentes ao ambiente de trabalho;
  • Colaboradores em situação de risco;
  • Jornada de trabalho;
  • Legislação aplicável a cada situação de risco;
  • Riscos em novos projetos;
  • Riscos financeiros;
  • Riscos referentes ao lançamento de novos produtos e serviços;
  • Riscos de segurança, especialmente considerando os softwares usados pela empresa;
  • Entre outros.

Como um ERP pode ajudar na análise de risco?

Como você viu, fazer análise de risco é muito importante para que a empresa minimize as chances de problemas. Mas essa parece uma tarefa de certa forma complicada para você? Então, saiba que é possível torná-la mais simples e eficiente usando um ERP.

Um bom sistema integrado de gestão (ERP) integra dados de todos os setores da empresa, possibilitando aos gestores uma visão geral do negócio de forma prática e em tempo real. Dessa forma, é mais fácil fazer um controle de todos os processos da organização e analisar cada ponto para identificar riscos.

Com a ajuda da tecnologia, os gestores podem encontrar com facilidade os dados de que precisam, o que permite um controle mais de perto da empresa, evitando que situações passem despercebidas e que riscos não sejam notados.

Dessa forma, um ERP é capaz de tornar a análise de risco não apenas mais prática, mas também mais eficiente, uma vez que os processos são organizados e automatizados. Então, os erros são minimizados e, consequentemente, a empresa tem melhores resultados, tendo perfeito controle dos riscos.

Conheça as soluções Sankhya que otimizam a análise de risco

A Sankhya conta com várias soluções que podem auxiliar na sua análise de risco. Uma delas é o BI (Business Intelligence) que integra nossos ERPs. Com ele, você poderá analisar diferentes indicadores e KPIs para compreender melhor seus processos, os resultados trazidos e outras informações acerca da sua empresa.

A gestão por diretrizes permite, entre inúmeras funções, criar planos de ação baseados em análises de causa e efeito e ter mais clareza do impacto de cada atividade da empresa no resultado geral.

Outro recurso exclusivo do ERP Sankhya é o MahaGestão, uma plataforma capaz de identificar os GAPs em sua gestão de processo, comparando a sua maturidade gerencial com o mercado e fornecendo orientações práticas para a melhoria contínua e gradativa.

Agora que você já sabe tudo sobre análise de risco, que tal começar a implantá-la na sua empresa? Descubra como a Sankhya pode te ajudar nesse processo.