Conhecer e acompanhar os números do negócio é fundamental para qualquer empreendedor. A indústria 5.0 trouxe muitas novidades com relação à metrificação de resultados, criando indicadores de gestão que mostram em que pontos a administração pode melhorar. O ponto de equilíbrio é um deles. 

Considerado um dos principais indicadores dentro do planejamento estratégico, o ponto zero mostra se o volume de vendas é capaz de pagar todas as contas de determinado período. 

Isso quer dizer que, quando a empresa atinge o ponto de equilíbrio, as despesas de produção, transporte, armazenamento, tributos etc. foram pagas pelo número de vendas. Portanto, toda a margem do faturamento adicional representa o lucro.

Por meio do cálculo do ponto de ruptura, é possível avaliar a saúde financeira de uma empresa, já que o resultado do cálculo mostra qual é a quantidade ou o volume mínimo de faturamento que a empresa precisa ter para não ficar no prejuízo.

Mas, afinal, o que é ponto de equilíbrio? 

Também conhecido como ponto zero, break-even point, ponto de ruptura e ponto crítico, o ponto de equilíbrio é uma excelente ferramenta de gestão financeira.  

Conforme o próprio nome sugere, o ponto zero de uma empresa acontece quando ela atinge o equilíbrio entre os custos e os gastos (fixos e variáveis) e o volume de vendas. 

Ao avaliar, os gestores entendem qual é o faturamento mínimo necessário para arcar com todas as despesas do negócio em um determinado período.

Para simplificar, o ponto zero acontece quando a empresa conquista a autonomia financeira e não depende de novos aportes para continuar o funcionamento

Ao mesmo tempo, quando a empresa atinge o ponto de equilíbrio, tem lucro zero, ou seja, o negócio está se mantendo, mas não gera lucro para os sócios.

Para que serve o ponto de equilíbrio? 

Primordialmente usado para determinar a quantidade de produtos e serviços que devem ser vendidos, o ponto de ruptura auxilia também na avaliação da quantidade de novos produtos que podem gerar lucro para a empresa.

Se conciliado com outros indicadores, ele pode apontar caminhos para redução de custos dos processos e etapas da operação, assim como pode auxiliar na formação do cálculo do preço de venda dos produtos ou serviços.

Quais são as vantagens de conhecer o ponto de equilíbrio?

Quando a empresa identifica que atingiu o ponto de equilíbrio, pode avaliar estratégias com foco no aumento de faturamento, alterando mix de produtos, por exemplo, ou até mesmo identificando a oportunidade de aumentar o ticket médio

O contrário é verdadeiro. Se o gestor perceber que o ponto zero não está sendo atingido, pode tomar decisões direcionadas para melhorias de processos, aumento de produtividade e busca de novos recursos

O ponto de ruptura auxilia, portanto, nas metas e nos objetivos de curto, médio e longo prazo da empresa, já que oferece um cenário interno de possíveis gargalos ou indícios de eficiência do negócio.

Quais são os tipos de ponto de equilíbrio?

É importante lembrar que existem pelo menos 3 tipos: contábil ou operacional, financeiro e econômico. Vamos entender melhor cada um deles a seguir.

Ponto de equilíbrio contábil ou operacional 

O contábil ou operacional é um dos mais simples e usados nas empresas. Para calculá-lo, basta somar todos os custos e despesas fixas e dividir pela margem de contribuição

O resultado demonstra que o lucro é zero, ou seja, toda receita gerada pela venda de produtos é consumida para cobrir as despesas. 

As despesas são formadas por impostos, custos de produção, prestação de serviço ou de revenda, além de custos e despesas administrativas, comerciais ou financeiras.

Ponto de equilíbrio financeiro

Enquanto o operacional leva em consideração todas as despesas da empresa, o ponto de equilíbrio financeiro calcula somente os gastos realizados para manter o negócio funcionando.

São consideradas somente as despesas administrativas e os custos operacionais. As depreciações, as amortizações e os impostos não são calculados.

Ponto de equilíbrio econômico

O ponto de equilíbrio econômico leva em consideração o custo de oportunidade macroeconômico. Ou seja, quanto o investidor ou empresário ganharia em outro negócio

Para esclarecer, este indicador não observa custos nem margem de contribuição, mas as vantagens e as desvantagens em manter o negócio em detrimento de outros. 

No econômico, o empresário avalia as oportunidades de mercado externas para balizar se o próprio negócio está sendo rentável ou não

Por exemplo, ao escolher fazer um aporte maior para a própria empresa, ele opta por não investir em um fundo de investimento do mercado, arcando com os possíveis lucros ou prejuízos da escolha. 

Quando o econômico é avaliado, o CEO da empresa verifica se o resultado produzido pelo próprio negócio é igual ou superior ao que foi preterido pelo empresário ou investidor.

Como calcular o ponto de equilíbrio? 

O cálculo do ponto de equilíbrio envolve um bom conhecimento dos resultados da empresa, sistematização, conhecimento e disciplina.

Inicialmente, é preciso fazer o levantamento de todas as receitas mensais, ou seja, tudo o que a empresa vendeu. Depois, é necessário calcular o percentual de custos variáveis sobre as vendas. E, em seguida, calcular os custos fixos mensais.

É preciso também que seja feito o cálculo da margem de contribuição (percentual do faturamento que cobre os gastos fixos e forma o lucro).

O resultado é formado pela divisão dos gastos fixos da empresa pelo percentual da margem de contribuição. Quanto mais baixo for o indicador, menos arriscado é o negócio.

Para resumir, as fórmulas de cálculo são:

Ponto de equilíbrio contábil =
custos e despesas fixas/índice da margem de contribuição
Ponto de equilíbrio financeiro =
despesas e custos fixos – despesas não desembolsáveis/margem de contribuição
Ponto de equilíbrio econômico =
custos e despesas fixas + custo de oportunidade/margem de contribuição

Como o ERP ajuda a identificar o ponto de equilíbrio?

O cálculo do ponto de equilíbrio pode ser feito de maneira manual, com o auxílio de planilhas, o que pode apresentar resultados limitados. Para empresas maiores e com várias linhas de produtos, recomenda-se um sistema de gestão financeira.

Existem hoje no mercado várias soluções, com alto grau de sofisticação, integrados aos demais sistemas organizacionais (comercial, faturamento e contábil, por exemplo).

Um sistema integrado de gestão empresarial (ERP) funciona como um banco de dados centralizado que auxilia no cálculo de forma correta, além de oferecer várias outras vantagens, como:

Correta identificação do ponto de equilíbrio

O sistema de gestão calcula de forma automatizada o momento exato em que o faturamento “paga” todos os custos de produção e distribuição

Existem filtros que podem ser aplicados e possibilitam a leitura da empresa como um todo ou de determinada linha de produtos.

Criação de parâmetros

É possível criar alertas e programar o sistema para que ele gere um aviso sobre quando o ponto de equilíbrio foi atingido ou quanto ainda falta para que isso aconteça

São várias as possibilidades de personalização, que ajudam o empreendedor a manter ou mudar suas estratégias de vendas.

Relatórios em tempo real

A integração de vários sistemas permite que o administrador tenha em mãos os números da empresa em tempo real. 

É possível acompanhar dia a dia o atingimento ou não do ponto de equilíbrio, o que influencia as estratégias comerciais.

Os relatórios do sistema de gestão podem ajudar a tomar decisões relacionadas a promoções, descontos ou manutenção de preços, uma vez que toda a receita futura representa lucro.

Possibilidade de mudança de estratégia

O sistema ERP agiliza a reunião de informações. Assim, quanto mais cedo, em um mês, for atingido o ponto zero, melhor para o empreendedor.

Isso significa que, se a conta já foi paga, todo o faturamento que entra vai compor o lucro. Essa informação cria oportunidades para novas estratégias promocionais e comerciais, de acordo com os objetivos que a empresa pretende atingir.

Conheça o ERP Sankhya

Com o ERP Sankya você tem mais controle e precisão na gestão financeira da sua empresa. Com ele, você tem mais clareza em quais são os gargalos que fazem sua empresa perder dinheiro, diminui os gastos e garante maior lucratividade e competitividade para o seu negócio.

O ERP Sankhya vai te ajudar a gerir todos os seus processos financeiros, direcionando para decisões baseadas em dados concretos.

Com ele você vai ter:

  • Tela de Construtor de Componentes, o usuário conta com uma série de formatos de visualização da informação para utilizar na análise, como planilhas, relatórios e formatos gráficos.
  • Agilidade para tomar decisões preventivas e estratégicas;
  • Informações para tomada de decisão quanto ao processo de consignação e capital de giro;
  • Conhecimento preciso do ativo circulante da empresa permitindo tomadas de decisão mais assertivas;
  • Tomada de decisão mais assertiva em função do conhecimento dos custos da empresa;
  • Conciliação das movimentações com cartões de crédito/débito e mais.

Veja na prática como funciona o Gerente Online da Sankhya para acompanhamento de indicadores: