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Ponto de equilíbrio: Aprenda mais sobre este indicador

Conhecer e acompanhar os números da empresa é fundamental para qualquer empreendedor. São vários os indicadores de performance que precisam...

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Conhecer e acompanhar os números da empresa é fundamental para qualquer empreendedor. São vários os indicadores de performance que precisam fazer parte de um radar diário, e o ponto de equilíbrio é um deles, a fim de que as melhores decisões possam ser tomadas, em tempo hábil.

Um desses indicadores é o chamado ponto de equilíbrio, que corresponde ao volume de negócios da empresa cuja margem é suficiente para pagar todas as contas do período, sejam as despesas de produção, transporte, armazenamento, tributos, etc. Quando sua empresa atinge o ponto de equilíbrio, toda a margem do faturamento adicional representa o lucro.

Para explicar de um jeito simples, é como se, no início de cada mês, sua empresa estivesse no vermelho, com uma conta a pagar, referente ao que já foi produzido, comprado, disponibilizado nas prateleiras, etc. Ao longo do mês, na medida em que acontecem as vendas, essa conta vai sendo paga aos poucos, até que fica zerada. É nesse momento que a empresa atinge o ponto de equilíbrio e começa a apresentar lucro.

O cálculo do ponto de equilíbrio envolve um bom conhecimento dos resultados da empresa, sistematização, conhecimento e disciplina.

Inicialmente, é preciso fazer o levantamento de todas as receitas mensais, ou seja, tudo o que sua empresa vendeu. Depois, qual o percentual que seus custos variáveis representam sobre as vendas. Em seguida, quais os custos fixos mensais.

É preciso também que seja feito o cálculo da margem de contribuição (percentual do faturamento que cobre os gastos fixos e forma o lucro).

O ponto de equilíbrio é formado pela divisão dos gastos fixos da empresa pelo percentual da margem de contribuição.

Parece complexo, não é mesmo? Mas tenha calma! Antes de se assustar com as fórmulas, existem sistemas automatizados que fazem esse cálculo e oferecem inúmeras informações complementares.

Vantagens de se conhecer o ponto de equilíbrio

O cálculo do ponto de equilíbrio pode ser feito de maneira manual, com o auxílio de planilhas, o que apresenta resultados limitados. Para empresas maiores e com várias linhas de produtos, recomenda-se um sistema de gestão financeira.

Existem hoje no mercado várias soluções, com alto grau de sofisticação, integrados aos demais sistemas organizacionais (comercial, faturamento e contábil, por exemplo).

Conhecer e acompanhar o ponto de equilíbrio ajuda a empresa a programar suas vendas, intensificando ou não as estratégias comerciais.

Quanto mais cedo esse indicador é atingido dentro de um mês, melhor. Os relatórios do sistema de gestão podem ajudar a tomar decisões relacionadas a promoções, descontos ou manutenção de preços, uma vez que toda a receita futura represente lucro.

E o que pode ser feito quando a empresa não atinge esse indicador dentro do mês? Da mesma forma, isso pode influenciar as decisões a serem tomadas. O empreendedor pode cobrar mais da equipe comercial, criar campanhas de incentivo, reduzir preço em alguns produtos, descontinuar algumas linhas, etc. Os relatórios também vão ajudar nisso.

Decisões que o sistema de gestão ajuda a tomar

  • Correta identificação do ponto de equilíbrio: o sistema de gestão calcula de forma automatizada o momento em que o faturamento “paga” todos os custos de produção e distribuição. Existem filtros que podem ser aplicados e possibilitam a leitura da empresa como um todo ou de determinada linha de produtos;
  • Criação de parâmetros: é possível criar alertas e programar o sistema para que ele gere um aviso sobre quando o ponto de equilíbrio foi atingido, ou o quanto ainda falta para que isso aconteça. São várias as possibilidades de personalização, que ajudam o empreendedor a manter ou mudar suas estratégias de vendas;
  • Relatórios em tempo real: a integração de vários sistemas permite que o administrador tenha em suas mãos os números de sua empresa em tempo real. É possível acompanhar dia a dia o atingimento ou não do ponto de equilíbrio, o que influencia as estratégias comerciais;
  • Mudança de estratégia: quanto mais cedo, em um mês, for atingido o ponto de equilíbrio, melhor para o empreendedor. Isso significa que a conta já foi paga e que o faturamento que entra vai compor o lucro. Essa informação cria oportunidades para novas estratégias promocionais e comerciais, de acordo com os objetivos que a empresa pretende atingir.

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Redator Sankhya

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