Novidades nos meios de pagamento no varejo vêm mudando a forma como as empresas atendem seus clientes. Assim como as inovações tecnológicas têm causado impactos significativos na rotina das organizações, uma nova realidade financeira chega para ampliar os métodos de trabalho e atrair um número maior de clientes.

Neste artigo, explicamos o que são meios de pagamento, quais são os principais e mais usados no Brasil, o que esperar das tendências para o futuro e a importância de um sistema ERP para integrar as formas de pagamento. Confira!

O que são meios de pagamento?

Os meios de pagamento são as distintas formas pelas quais a empresa recebe o dinheiro do seu cliente. Nos dias de hoje, são inúmeras as possibilidades de efetuar uma compra, cabendo à organização saber quais atendem melhor às suas necessidades. 

Ter uma diversidade de maneiras para fazer transações é importante para que a empresa consiga atender um número maior de pessoas e, assim, não correr o risco de perder vendas. Isso porque, com o crescimento cada vez maior da tecnologia, o comportamento de compra das pessoas também segue o fluxo dessas transformações

Dessa forma, os meios de pagamento também estão expandindo possibilidades juntamente com a diversidade tecnológica do mercado, possibilitando ao comércio ampliar as formas de receber dinheiro.

O famoso ditado ‘tempo é dinheiro’ deve ser levado muito a sério no setor empresarial. Os clientes querem gastar menos tempo fazendo check-out e mais tempo usando seu produto. Para alguns consumidores, o simples fato de tirar uma carteira do bolso pode ser uma barreira para fazer compras em uma determinada loja. Por isso, os tempos modernos exigem meios de pagamento ágeis e eficientes”.

Quais são os principais meios de pagamento?

Atualmente, o comércio varejista encara uma realidade em que é preciso manter um fluxo de vendas mais atrativo e dinâmico para os seus clientes. Um dos pontos principais nesse sentido é disponibilizar variadas possibilidades de pagamento.

Uma pesquisa realizada pela PWC mostrou que 48% dos compradores preferem ir em lojas que oferecem uma maior variedade de meios de pagamento. O comportamento de compra das pessoas está mudando, assim como as escolhas sobre como finalizá-las. A seguir, listamos as principais soluções para que o varejo amplie os tipos de cobrança.

Cartão de crédito e débito

Um dos meios mais usados atualmente, o cartão de crédito e débito é aceito em grande parte dos estabelecimentos. Existem diversos tipos de máquinas com diferentes taxas para que o varejista defina qual atende melhor às suas necessidades. 

O principal nessa forma de cobrança é que o comerciante trabalhe com diversas bandeiras para evitar perder vendas. Outra tendência que passou a ser muito utilizada é o uso dos cartões por aproximação. Para isso, a empresa precisa de máquinas que aceitam esse tipo de transação.

Dependendo da estratégia da empresa, é possível permitir que o cliente divida o pagamento em mais ou menos vezes. As taxas variam, mudando também o momento em que o valor ficará disponível para o estabelecimento. Mas, caso seja necessário o uso do valor antes do prazo, o comerciante pode considerar a antecipação de recebíveis.

Dinheiro

O dinheiro é o meio de pagamento mais tradicional e aceito em qualquer estabelecimento. Ele ainda sobrevive em meio aos formatos digitais e inovadores de efetuar as compras.

Permanece sendo a melhor opção para pequenos comércios sem muito giro de capital e para atender a consumidores que não se adaptaram às formas modernas de pagamento. Mas é um método que já está sendo utilizado cada vez menos pelas pessoas.

Pix

O meio de pagamento mais atual e amplamente utilizado é o Sistema de Pagamentos Instantâneos ou Pix. Criado pelo Banco Central no fim de 2020, é um método instantâneo de pagar as contas

Apesar de recente, o Pix já causa um grande impacto positivo no varejo por possibilitar ampliar os meios de os consumidores efetuarem suas compras de forma prática e rápida. Permite opções diversas para o usuário fazer o pagamento:

  • Chave (e-mail,  CPF, CNPJ, celular ou chave aleatória);
  • QR Code;
  • Código para copiar e colar.

O Pix possibilita que as transações sejam feitas em qualquer horário e também aos finais de semana e feriados. Por motivo de segurança, no período noturno, entre 20h e 6h, as transferências têm limite de valor: até R$ 1 mil. Essas vantagens já fazem com que essa forma seja mais interessante do que TED e DOC.

As inovações de pagamento aproximam as empresas dos consumidores e se tornam sua  principal preferência  de  compra. Assim, ao inovar os métodos de pagamento, os clientes estão mais propensos a fechar seus carrinhos e concluir suas compras. Ser flexível e oferecer aos seus clientes múltiplas opções de pagamento garante mais credibilidade para o seu negócio e o diferencia em seu segmento.

Quais são os meios de pagamentos mais usados no Brasil?

No Brasil, os meios de pagamento vêm sendo diversificados a partir do comportamento de compra dos consumidores. Os profissionais do varejo que desejam crescer e ganhar vantagem competitiva precisam caminhar junto com as novas  escolhas de transações dos clientes.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2021 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com o Sebrae, este é o ranking dos meios de pagamentos mais usados no Brasil:

Meios de pagamentos mais usados no Brasil

Apesar de o dinheiro ainda estar no topo da lista, é um meio de pagamento que vem perdendo força conforme crescem as possibilidades mais práticas e seguras. O “Relatório de Tendências 2022” revelou que R$ 40 bilhões de dinheiro em espécie deixaram de ser usados em transações entre janeiro e outubro de 2021.

Já o queridinho do momento, o Pix, vem crescendo e se tornando um dos meios mais utilizados. Na véspera do Dia das Mães deste ano, foi registrado um número recorde de pagamentos usando o Pix: 73 milhões de transações em um único dia, de acordo com a Agência Brasil.

Nesse sentido, é importante que o varejo tenha o conhecimento de como estão caminhando essas opções de pagamentos na rotina dos consumidores para que o comércio esteja sempre alinhado com as mudanças.

Quais são as tendências de meios de pagamento para o futuro?

A forte presença da tecnologia nos pagamentos tem levado a tendências futuras cada vez mais inovadoras e digitais. Para manter seu espaço em um mercado varejista competitivo, as empresas precisam andar lado a lado com as mudanças para proporcionar melhores experiências de compras aos clientes.

Listamos algumas tendências promissoras nas formas de pagamento que estão ganhando força aos poucos no Brasil e que podem dividir espaço com as outras mais usadas atualmente.

Open finance

O open finance, uma iniciativa do Banco Central, é um serviço de compartilhamento de iniciação de transação de pagamento que oferece melhores experiências e maior segurança. 

Ele é um caminho mais simples e prático e ajuda as empresas que desejam revolucionar os meios de pagamento e atrair mais clientes. 

Organizações que utilizam os pagamentos digitais podem fornecer a transação via open finance, mas é preciso que essas empresas se ajustem com a regulamentação para conseguir atender as exigências.

Carteira digital

Uma das maiores tendências, a carteira digital será responsável por 28% do mercado de pagamentos, segundo pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Ela funciona através do armazenamento de dados de cartões de débito e crédito em aplicativos e, assim, torna as compras mais práticas, tanto em comércios físicos quanto virtuais, usando o celular ou o smartwatch.

Link de pagamento

Os links já são conhecidos no mercado de compras e são uma forte tendência para os próximos anos. Esse meio de pagamento vem crescendo desde a pandemia em empresas de diversos segmentos e portes.

Prático e simples, o link de pagamento pode ser enviado ao cliente por inúmeros canais de comunicação, como SMS, redes sociais, WhatsApp, e-mail, entre outros. Além disso, é seguro, sendo uma opção interessante para otimizar o processo de transações.

Pagamentos sem intervenção humana 

Você já imaginou que seus clientes poderiam fazer compras sem intervenção humana? Sim, isso já é possível! Por exemplo, o Amazon Go permite que os clientes façam compras sem ir ao caixa. Todos os produtos são faturados automaticamente em suas contas da Amazon e os consumidores podem acompanhar suas compras por meio de seus smartphones.

Também é possível efetuar a compra por meio de totens de autoatendimento, que podem ser encontrados em algumas redes de supermercados.

NFC (sem contato) 

A tecnologia Near Field Communication (NFC) permite que os clientes paguem simplesmente aproximando seus smartphones e smartwatches na máquina de cartão. Essa conexão é feita por radiofrequência, o que agiliza o atendimento.

Criptomoedas 

As moedas digitais ganharam muita notoriedade nos últimos anos. Elas possuem códigos que podem ser convertidos em moeda local, o que os torna uma das grandes tendências em inovação de pagamentos. Você já pensou em aceitar Bitcoin em seu negócio? Este é o momento em que você deve levar isso em consideração.

Qual é a importância da segurança nos novos meios de pagamento?

A segurança no processo de compra e venda é um diferencial. Isso porque a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) se tornou um ponto importante na atualidade.

Muitos consumidores ficaram inquietos ou com medo de permitir que seus dados pessoais fossem adquiridos em lojas online. No entanto, é importante ressaltar que os métodos de pagamento inovadores contam com programas de segurança que permitem que os consumidores troquem informações sem correr o risco de que seus dados sejam hackeados

Dessa forma, ao reforçar a segurança, os consumidores passam a se sentir mais confiantes para concluir suas compras e para recomendar seus serviços e produtos para amigos e familiares.

Por isso, a inovação nos meios de pagamento oferece uma oportunidade de atender mais clientes e com segurança

Ter vários meios de pagamentos e com responsabilidade na segurança da informação pode ser um diferencial, considerando que muitas empresas ainda não entendem o que isso significa, complicando as negociações quando um consumidor vai fechar o carrinho.

Por que ter um ERP integrado a meios de pagamento?

Em meio a tantas opções cada vez mais digitais, é importante que as empresas varejistas invistam em um software de qualidade como aliado nas transações dos pagamentos. Afinal, um sistema de gestão facilita e simplifica os processos.

O ERP Sankhya faz a integração de todos os dados e informações dos pagamentos e gerencia cada ação de forma precisa, detalhada, eficaz e com segurança de dados, tanto para as vendas físicas quanto para as digitais.

O sistema trabalha os processos operacionais, gerenciais, estratégicos e oferece inúmeros benefícios para as empresas agregarem valor e proporcionarem uma melhor experiência de compra para o cliente. Alguns desses benefícios são:

O ERP Sankhya é a solução ideal para o comércio que deseja usar as tendências de meios de pagamento para atrair clientes e extrair mais inteligência para a condução do negócio.