Benefícios do ERP para a agroindústria

Com a tecnologia cada vez mais a favor das indústrias, as empresas voltadas para esse segmento buscam inovações tecnológicas, como...

Homem utilizando sistema de gestão para agroindústria

Com a tecnologia cada vez mais a favor das indústrias, as empresas voltadas para esse segmento buscam inovações tecnológicas, como máquinas, aplicativos, inteligência artificial e sistemas integrados de gestão (ERP). O ERP para agroindústria é uma importante ferramenta que permite a integração de processos do setor.

A agroindústria, um dos principais setores do Brasil, possui um crescimento econômico constante e é um dos maiores exportadores mundiais. As características climáticas e geográficas do país permitem uma diversidade grande de cultivos e, com isso, uma expansão nas atividades relacionadas ao setor.

Neste artigo, explicamos o conceito de agroindústria, principais tendências voltadas para tecnologia nesse setor, a importância de uma boa gestão e como escolher um bom ERP para a sua empresa. Confira!

O que é agroindústria?

A agroindústria é todo o processo de preparação das matérias-primas, que vêm de segmentos como a agricultura, pecuária, aquicultura e silvicultura, e são transformadas em produtos com diversas finalidades e para vários segmentos.

A cadeia de produção é vasta e vai desde a aquisição de insumos e maquinários para semeadura até a indústria de transformação de alimentos, vestuário, medicamentos e tantas outras áreas.

Um dos focos principais da agroindústria é a transformação dessas matérias-primas em produtos com um prazo maior de validade, reduzindo a sua sazonalidade, mas mantendo as características originais.

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea-USP), em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), calculou um aumento de 8,36% do Produto Interno Bruto (PIB) no setor do agronegócio.

A diversidade no setor é ampla. Por isso a importância de as agroindústrias investirem em tecnologias que sejam grandes aliadas na contribuição, no crescimento e na expansão dos negócios. Por ser ampla, a agroindústria se divide em diversos segmentos:

  • Têxtil;
  • Extração vegetal;
  • Sucroenergético;
  • Ração animal;
  • Leite e lácteos;
  • Frigorífica;
  • Entre outras.

A importância de uma boa gestão na agroindústria

Assim como em qualquer setor, seja de pequeno, médio ou grande porte, fazer uma boa gestão é essencial para o crescimento e o sucesso dos negócios. É importante que os gestores conheçam e estudem bem o mercado, para fazer um alinhamento dos processos com precisão e de acordo com o planejamento estratégico criado.

A gestão permite um monitoramento constante de todas as etapas da empresa, sendo uma ferramenta facilitadora e aliada nas principais tomadas de decisão, desde a chegada da matéria-prima até a logística de entrega dos produtos já prontos para comercialização.

Através de uma gestão de qualidade, a empresa consegue se manter atenta a fatores como tendências do mercado, análises de produtividade e qualidade, garantindo um maior desenvolvimento e crescimento sustentável.

A gestão busca o melhor desempenho tanto dos processos internos quanto externos para garantir bons resultados. São ações estratégicas que ajudam nos planejamentos, na gestão de pessoas, nos projetos, nas finanças e também nas inovações. Alguns pontos são importantes na hora de se fazer uma gestão de qualidade:

  • Conhecer a atual realidade da empresa;
  • Analisar mercado e concorrentes;
  • Ter gestores qualificados;
  • Manter um bom ambiente de trabalho;
  • Fazer um planejamento de riscos;
  • Investir em tecnologias, especialmente um sistema de gestão integrado.

Tendências tecnológicas para a agroindústria

A tecnologia vem revolucionando e facilitando os processos organizacionais. Na agroindústria, essas novas ferramentas, que vão desde máquinas até sistemas, são essenciais para a eficiência, qualidade e maior produtividade do trabalho.

As grandes e atuais tendências do agronegócio já são denominadas Agricultura 4.0 ou Agricultura Digital. O conceito é baseado em agroindústrias inteligentes que investem e fazem uso das novas tecnologias como aliadas em todos os processos.

Uma pesquisa elaborada pelo International Food Policy Research Institute mostrou que as novas tecnologias usadas no agronegócio podem aumentar os rendimentos das safras em até 67% e diminuir preços pela metade até 2050.

Por isso, investir nas novas tendências tecnológicas é o diferencial de empresas que desejam se destacar no mercado. A seguir, listamos as atuais ferramentas mais importantes e que são aliadas no crescimento da agroindústria.

Big Data

Dados e informações são gerados e disponibilizados a todo momento de forma crescente. Por isso, o Big Data é uma tecnologia essencial na agroindústria, já que consegue captar informações com precisão e dinamismo, o que sistemas tradicionais não conseguem.

Capaz de fazer processamentos de grande volume de dados de forma rápida, a ferramenta ajuda no planejamento estratégico de mercado de maneira precisa, através de indicadores de desempenho personalizados.

Internet das Coisas (IoT)

A conexão de dispositivos inteligentes com objetos utilizados no dia a dia da empresa se dá devido à Internet das Coisas ou IoT. Essa ferramenta consegue reunir os dados e transmiti-los com rapidez.

Na agroindústria, a IoT pode ser aplicada, por exemplo, por meio de sensores que, em tempo real, fazem medições de temperatura e umidade do solo, previsão de horários para irrigação e áreas que precisam do uso de defensivos.

ERP

Uma das ferramentas tecnológicas mais importantes na agroindústria, o sistema ERP, é capaz de fazer a integração de dados de todos os setores da empresa e em tempo real. Assim, os gestores conseguem ter uma visão mais ampla dos processos e gerenciá-los com mais eficiência e qualidade.

O ERP aplicado nesse setor facilita tomadas de decisões, antecipa tendências (como o melhor aproveitamento da terra), disponibiliza informações precisas (como o tempo exato para uso de água na irrigação), além de reduzir custos em vários setores.

Como escolher um bom ERP para agroindústria?

Usando uma expressão típica das propriedades rurais, a classificação do agronegócio e da agroindústria tomam como referência a conhecida porteira. 

Do lado de dentro da porteira, importa saber qual a melhor época para o plantio, a previsão do tempo, a condição dos espaços para estocagem, orçamento para manutenção das lavouras e pastos, qualidade do que é oferecido aos animais e o cuidado com quem presta os serviços.

Estão presentes processos de compra de insumos, manutenção de maquinário, controle de pessoal, indicadores de produtividade, irrigação, comercialização e armazenamento da safra, entre vários outros. 

Essas informações precisam ser geradas, sistematizadas e organizadas para a tomada de decisão quanto à melhor época para plantio, estocagem, aproveitamento de incentivos, negociação com fornecedores etc. 

Da porteira para fora, tem-se os processos de venda e escoamento da produção, transformação de matéria-prima em produtos industrializados, logística e distribuição. A gestão de informações apresenta necessidades e características bem diferenciadas. 

Importa ao produtor saber quando e como vender grãos, carne e outras commodities. Para a agroindústria, acompanhar os principais indicadores do mercado nacional e internacional, negociar com fornecedores, equilibrar estoques e estabelecer a logística de distribuição

Com o apoio de um bom ERP para agroindústria, é possível acompanhar tudo em tempo real e utilizar os recursos a favor em cada etapa dos processos. Por isso, ao escolher um ERP, é importante analisar se o sistema oferece:

O ERP para agroindústria da Sankhya contribui para a automatização dos processos no agronegócio e na agroindústria. Disponível para acesso na nuvem, permite o gerenciamento remoto a partir de computadores, notebooks, tablets e celulares conectados à internet.
O sistema já tem inteligência artificial incorporada, o que ajuda a avaliar padrões, comparar com líderes de mercado e construir cenários preditivos.

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Região Sudeste
Sul
Região Nordeste
Região Centro-oeste
Região Norte

Central de Vendas  0800 940 0750
plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.