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Capacitação contínua: por que ter equipes sempre preparadas

Os treinamentos periódicos da equipe são indispensáveis na utilização de um ERP na empresa. Muitas vezes, a capacitação contínua é...

Os treinamentos periódicos da equipe são indispensáveis na utilização de um ERP na empresa. Muitas vezes, a capacitação contínua é negligenciada porque as pessoas julgam que já sabem usar o sistema e que já têm resposta satisfatória do ERP para os seus processos.

Então, por que treinar equipes em um sistema que já sabem usar e que já conseguem bons resultados? A resposta mais simples pode ser o aperfeiçoamento da rotina, mas quando falamos sobre ERP ou mesmo outros sistemas tecnológicos, temos razões ainda mais concretas.

O fato é que a tecnologia avança cada vez mais, os negócios se modificam, a legislação tem sempre alguma atualização e isso faz com que o conhecimento das pessoas fique defasado. Por isso, é indispensável realizar treinamentos periódicos não apenas para saber utilizar o ERP, mas também para aproveitar as oportunidades oferecidas por novas versões do sistema e integrações.

É algo muito comum nas empresas que as pessoas reclamem que não estão sabendo usar o ERP, que antes faziam de determinada maneira e agora não conseguem mais etc. Isso sem sequer se darem conta de que foi implementada uma nova versão. 

Mas, hoje em dia, é cada vez mais comum que novos processos entrem a todo momento e alguns deles inclusive são enormes. Por exemplo, desde que o Pix foi lançado como forma de pagamento, mudou a característica da execução dos negócios em todos os ramos de atividade. E é claro que todo mundo precisou de treinamento para fazer isso adequadamente nos seus ERPs.

Além disso, existem os processos corriqueiros que ocorrem no dia a dia e que não requerem tanta mobilização, mas que também são importantes. Por isso, é necessário que as pessoas sejam treinadas para conseguirem extrair do sistema tudo aquilo que ele tem para oferecer.

Empresas de melhores resultados em ERP têm processos de aperfeiçoamento contínuo de clientes, acompanhando o desenvolvimento e a maturidade dos usuários. Isso demonstra comprometimento com o resultado do cliente e é um excelente indicativo.

Nesse sentido, quero trazer aqui maneiras com as quais a sua empresa pode trabalhar com treinamentos periódicos.

De quais maneiras a empresa deve realizar treinamentos periódicos?

Existem duas principais situações em que é necessário desenvolver treinamentos para a sua equipe:

Processo de capacitação contínua

As empresas mais tecnológicas e mais avançadas de ERP possuem em sua metodologia um processo de aperfeiçoamento contínuo do seu cliente, um processo que busca fazer com que o cliente não fique para trás em relação às novidades que surgem no mercado na tecnologia, na legislação e no próprio ERP.

Portanto, é necessário que o seu fornecedor tenha um acompanhamento de como é que a sua empresa evolui. É preciso que ele tenha uma área, um processo ou uma característica de que se dedique ao seu sucesso, acompanhando o ciclo de evolução do ERP no seu negócio.

A empresa fornecedora de ERP que se preocupa com isso tem uma estrutura, uma estratégia e uma metodologia voltadas para fazer o acompanhamento da sua experiência no sistema com o passar do tempo, e não apenas fazer a implantação e depois deixar a empresa sem suporte dali por diante.

Rotatividade de colaboradores

O segundo aspecto é que sempre vão ingressar novas pessoas na sua operação e essas pessoas naturalmente terão que ser treinadas para a execução dos processos no ERP. 

Sem uma rotina de treinamentos consistente, a rotatividade pode fazer com que todas as pessoas que passaram pelo treinamento fundamental tenham saído da empresa. Dessa forma, ninguém do time teve uma visão geral do sistema, o que acarreta um subaproveitamento da solução. Ou pior, em caso de um problema mais grave, pode ser que ninguém consiga resolver rapidamente.

Então, é importante que você tenha, junto ao seu fornecedor, um processo de capacitação contínua e que isso já esteja previsto no contrato. O fornecedor deve ter essa preocupação e não apenas aquela característica de, a cada novo colaborador que entra, ir lá vender um novo treinamento para a empresa.

Pode ser que funcione assim na sua empresa porque convém, mas é importante que exista essa compreensão tanto pelo lado da empresa quanto pelo lado do fornecedor de como será feito o treinamento de novos colaboradores.

Ou seja, o seu fornecedor precisa de uma estratégia pronta para apresentar para você como solução para a sua necessidade de capacitação contínua. Afinal, você e a sua equipe vão precisar de treinamento periódico cada vez mais.

A educação continuada é uma realidade dos tempos modernos e ninguém mais pode achar que já sabe o suficiente. Hoje, cada vez mais, essa é uma realidade explícita do dia a dia dos negócios e do ERP também.

Assista o vídeo em que falei sobre esse assunto:

Você já teve uma experiência de treinamento periódico bem sucedido ou de falta de treinamento periódico que gerou alguma consequência engraçada, ruim ou drástica? Conta essa história aqui pra nós!

Sobre o autor
Mestre do ERP

Com mais de 30 anos de experiência em ERP, Marco Antônio Salvo possui experiência na área de serviços, desenvolvimento e software. Atualmente atua na área de desenvolvimento de novos negócios e soluções na Sankhya Gestão de Negócios, e tem o maior canal sobre ERP do Brasil, o Mestre do ERP.

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